quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

IFC E SOL AGORA SE UNEM PARA EXPANDIR O ACESSO AO FINANCIAMENTO SOLAR E DIVERSIFICAR A MATRIZ ENERGÉTICA DO BRASIL

A IFC investiu US$ 20 milhões (equivalente a R$ 123 milhões) para apoiar o crescimento da Sol Agora, uma fintech que oferece financiamento de longo prazo para ativos de micro e minigeração de energia solar distribuída em todo o Brasil, utilizados principalmente por residências brasileiras. O investimento da IFC apoiará os esforços do Brasil para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e abrir caminho para um futuro energético sustentável.

O investimento da IFC ajudará o Brasil a diversificar sua matriz energética, desenvolvendo soluções de energia renovável essenciais para a redução das emissões de carbono, aumentando a resiliência e apoiando a transição para uma economia de baixo carbono. Gerar eletricidade no ponto de consumo minimiza as perdas de transmissão e distribuição, levando a um uso mais eficiente da eletricidade produzida e, em última análise, resultando em contas de energia mais baixas e economia de custos para as famílias brasileiras.

A IFC adquiriu cotas seniores do IS Sol Agora Green II ESG FDIC, [1]o segundo FIDC da Sol Agora, que alcançou aproximadamente R$ 900 milhões em capital comprometido, e foi totalmente chamado e desembolsado. A Sol Agora lançou seu primeiro FIDC no final de 2022 e já levantou mais de R$ 1,4 bilhão em FIDCs até agora, financiando mais de 43.000 clientes em todo o Brasil. Os FIDCs da Sol Agora compram créditos para residências brasileiras e pequenas e médias empresas originados na plataforma digital da Sol Agora para a aquisição e instalação de equipamentos de geração solar.

A IFC apoia a expansão de soluções comprovadas de energia limpa, bem como a implantação de tecnologias transformadoras mais incipientes em mercados emergentes. Este investimento no FIDC da Sol Agora está alinhado com o objetivo da IFC de ajudar a expandir o acesso ao financiamento climático para sistemas solares, tornando-o acessível a uma gama mais ampla de clientes, incluindo a melhoria das condições de financiamento para que as instalações sejam mais acessíveis para residências e pequenas e médias empresas. Os títulos lastreados em ativos solares emitidos por FIDCs são uma classe de ativos e instrumento de mercado de capitais em desenvolvimento, e o investimento da IFC nos FIDCs da Sol Agora contribuirá, em última análise, para fortalecer os mercados de capitais do Brasil.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a Sol Agora para expandir o financiamento para soluções solares no Brasil. Esta iniciativa contribui para os esforços do Brasil em direção ao crescimento econômico sustentável e a resiliência climática, apoiando o país em sua busca para se tornar um líder global em questões climáticas”, disse Manuel Reyes-Retana, Diretor Regional da IFC para a América do Sul. “Este investimento está perfeitamente alinhado com a estratégia geral da IFC para o Brasil nos próximos cinco anos, que se concentra na construção de uma economia mais produtiva, inclusiva e verde”, acrescentou.

Responsável por cerca de 40% das emissões de gases de efeito estufa na América Latina e no Caribe, o Brasil se comprometeu a reduzir as emissões em 48% até 2025 e 53% até 2030 em relação aos níveis de 2005. Até 2030, o Brasil pretende aumentar as energias renováveis (excluindo hidrelétricas) para 45% de sua matriz energética, ante 22% em 2022, e alcançar emissões líquidas zero até 2050. Para atingir a neutralidade de carbono até 2050, o Brasil precisa de um investimento anual estimado em 4,3% do PIB entre 2022 e 2030, e ainda mais para o período até 2050. A IFC estima que o Brasil tem um potencial de investimento relacionado ao clima de US$ 1,3 trilhão para o período de 2016 a 2030. Para financiar esses investimentos, é fundamental expandir o acesso ao financiamento climático.

“O crédito é um pilar fundamental para fomentar o mercado de geração distribuída globalmente, e o Brasil não é exceção. Na Sol Agora, montamos uma equipe com um histórico comprovado nos mercados de crédito e de capitais brasileiros, apoiada por tecnologia de ponta e práticas de governança de primeira linha. A parceria com a IFC representa um marco transformador que reforça nosso progresso, ao mesmo tempo em que aprimora nossa estrutura de capital e capacidades de captação de recursos. Com a expertise incomparável e a perspectiva global da IFC, estamos bem-posicionados para ampliar nosso impacto e navegar pelas oportunidades futuras de forma mais eficaz”, disse Antonio Nuno Verças, CEO da Descarbonize Soluções e Sol Agora.

Descarbonize Soluções

Alinhada com a demanda por energia sustentável, a Descarbonize Soluções é a única Energytech no Brasil que possui um ecossistema completo de soluções e produtos para atender todo o mercado de energia solar, mobilidade elétrica (soluções de carregadores de veículos) e armazenamento de energia (soluções de baterias para pequena e grande escala). Com mais de 420.000 instalações, a Descarbonize é proprietária das marcas Aldo Solar – empresa líder na venda de soluções de equipamentos de primeira linha; Sol Agora – uma fintech 100% digital que oferece soluções de financiamento para projetos de energia solar; e LADO – uma empresa que garante todos os serviços de assistência técnica e pós-venda. As empresas da Descarbonize Soluções são integralmente de propriedade da Brookfield, uma empresa global de investimentos líder.

Sol Agora

De acordo com a Descarbonize, investir na Sol Agora significa investir em um futuro sustentável, com uma fintech que lidera o financiamento de energia renovável. A missão da Sol Agora é inovar o financiamento de usinas fotovoltaicas para residências e pequenas e médias empresas. A empresa visa oferecer financiamentos que proporcionem segurança e economia aos seus clientes, ao mesmo tempo em que promove o crescimento da energia solar no Brasil.

IFC

A IFC — membro do Grupo Banco Mundial — é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de cem países, usando nosso capital, conhecimentos técnicos e influência para criar mercados e oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2024, a IFC alocou um valor recorde de US$ 56 bilhões para empresas privadas e instituições financeiras nesses países, alavancando soluções do setor privado e mobilizando o capital privado para criar um mundo livre da pobreza e um planeta habitável. Para mais informações, clique aqui.

[1]  Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, ou FIDC, é um tipo de fundo de investimento em recebíveis utilizado para fins de securitização; é regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional e pela Comissão de Valores Mobiliários do Brasil.

TM Comunicações

PETRONECT DOA MAIS DE 18 MIL PRATOS DE COMIDA PARA O NATAL SEM FOME

A Petronect, maior marketplace em soluções B2B do setor de Óleo e Gás do Brasil, reafirma seu compromisso com a responsabilidade social ao apoiar, pelo terceiro ano consecutivo, a campanha Natal Sem Fome, realizada pela ONG Ação da Cidadania. 

A campanha Natal Sem Fome, considerada a maior mobilização solidária da América Latina, ocorre desde 1993 e já beneficiou cerca de 26 milhões de brasileiros, proporcionando um Natal mais digno para famílias em situação de vulnerabilidade social. Este ano, a Ação da Cidadania distribuirá mais de 2 mil toneladas de alimentos, ajudando cerca de 800 mil pessoas em todo o país.

Segundo o Diretor Administrativo de Relacionamento e Marketing da Petronect, Samuel Souza, a participação contínua na campanha reflete os valores fundamentais da empresa. "Estar junto à Ação da Cidadania em mais um Natal Sem Fome nos enche de orgulho. Para nós, a responsabilidade social vai além de um pilar estratégico, mas um dever como empresa que busca impactar positivamente a sociedade. Cada prato de comida doado é um gesto de esperança e dignidade para quem mais precisa."

Souza também ressaltou o papel de cada envolvido no sucesso da campanha: "Nada disso seria possível sem a generosidade de nossos colaboradores, clientes e parceiros, que acreditam na importância dessa causa. Esse engajamento coletivo mostra o poder transformador da solidariedade e o quanto podemos fazer juntos para combater a fome no Brasil", afirmou.

A Petronect destaca que cada real doado se transforma em um prato de comida para quem necessita, enfatizando a relevância da contribuição de todos para combater a insegurança alimentar no país. A empresa segue apoiando iniciativas que promovam a sustentabilidade, solidariedade e dignidade das comunidades brasileiras.

Petronect

A Petronect (www.petronect.com.br) é o maior Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás.

Com experiência de mais de 20 anos no mercado, a empresa registrou em sua plataforma, em 2023, mais de 116 mil processos de compras realizados pela Petrobras, 72 mil pedidos emitidos por cotações, 24 mil usuários registrados Petrobras, somando 170 mil empresas cadastradas.

Clientes: Araucaria Nitrogenados, Baixada Santista Energia, Pb Biocombustível, Petrobras, Petrobras América, Petrobras Colômbia, Petrobras Logística de Exploração e Produção, Petrobras Netherland, Termo Bahia, Termo Macaé e Transpetro.

Petronect

VIBRA NEUTRALIZA EMISSÕES EM 2023 (ESCOPOS 1 E 2) POR MEIO DO PROGRAMA ISS NEUTRO E ANTECIPA COMPROMISSO DE NEUTRALIZAÇÃO

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e de energia do Brasil, realizou a neutralização total de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos Escopos 1 e 2 em 2023. A realização dessa compensação de emissões de carbono foi alcançada por meio da participação no Programa ISS Neutro, uma iniciativa pioneira da Prefeitura do Rio de Janeiro que incentiva a compra de créditos de carbono por contribuintes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Ao adquirir 55 mil créditos de carbono, a Vibra compensa integralmente suas emissões do ano de 2023 (Escopos 1 e 2), demonstrando um compromisso com a sustentabilidade e a transição para uma economia de baixo carbono. Essa ação antecipa em dois anos o compromisso estabelecido pela empresa, alinhado ao seu valor “Liderar com Sustentabilidade”.

A Vibra realizou a compra dos créditos de carbono por meio da comercializadora Reflora, em uma transação intermediada pela Comerc Energia. Os créditos adquiridos estão vinculados ao Conjunto Eólico Campo Largo e Umburanas, localizado na Bahia, que converte a energia cinética do vento em eletricidade e impulsiona o desenvolvimento socioeconômico de comunidades locais.

Com a neutralização das emissões de 2023 (Escopos 1 e 2), a Vibra reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e continuará buscando novas oportunidades para mitigar as emissões de CO2 em seus processos diretos e indiretos contribuindo para uma diminuição da pegada de carbono de seus produtos.

Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a companhia detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8 mil postos de combustíveis em todo o país. As franquias da Vibra para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo em todo o Brasil, contemplando segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio.

Com a marca BR Aviation, a companhia abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. A Vibra possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina e atende o mercado por meio da marca Lubrax, reconhecida por ser a mais lembrada pelos consumidores em diversas premiações. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em projetos que visam a transição energética, por meio de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, caminha para se tornar uma das principais companhias de energia do país, oferecendo um portfólio completo de produtos para seus clientes visando diferentes demandas. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.

Vibra
InPress Porter Novelli

NESTLÉ BRASIL CRIA INOVAÇÃO PIONEIRA E RECUPERA 80% DE MÁQUINAS DE CAFÉ QUE TERIAM O DESCARTE COMO DESTINO

Engajada com a redução do impacto ambiental provocado por suas atividades, a Nestlé Brasil evoca seu DNA de Inovação e desenvolve uma iniciativa pioneira em suas operações no mundo: a recuperação de máquinas NESCAFÉ® Dolce Gusto® que, até então, eram destinadas diretamente para descarte após a devolução por clientes do e-commerce. Desde a implementação do projeto, em 2022, a Companhia evitou o descarte de 80% destes equipamentos, e economizou um total de aproximadamente de R$ 2,6 milhões.

Se antes as peças eram armazenadas e posteriormente seguiam para centros de reciclagem, agora passam por uma minuciosa revisão técnica e, após a análise da qualidade, as máquinas de NESCAFÉ® Dolce Gusto® vão para uma seção esporádica de Outlet na loja virtual www.nescafe-dolcegusto.com.br, com descontos que chegam a até 30% do valor original. A cada ciclo de vendas, cerca de 600 máquinas são disponibilizadas e vendidas em poucos dias.

A solução para evitar o descarte das peças começou em 2021 após o centro de distribuição logístico da companhia, em Araçariguama (SP), constatar a armazenagem de mais de 20 mil equipamentos que aguardavam destinação para reciclagem. Ao identificar o motivo das devoluções, a equipe do CD viu uma oportunidade de inovar: “Percebemos que um grande número de máquinas NESCAFÉ® Dolce Gusto® devolvidas eram por arrependimento dos clientes por efetuarem uma compra por impulso ou por insatisfação com a cor, por exemplo. Dos 20 mil equipamentos acumulados ao longo do tempo, cerca de 40% estavam em perfeito estado e voltaram para o e-commerce após revisão. Outros 40% passaram por reparo simples e posteriormente foram oferecidos no outlet do site, e só 20% não puderam ser recuperados e foram devidamente reciclados”, detalha Mariana Vilchez, Gerente de Logística de E-commerce da Nestlé Brasil.

A executiva reforça que as máquinas passam por rigorosas análises pela Equipe de Qualidade da Nestlé após a revisão técnica e voltam à venda apenas em estado ideal para uso, sem apresentar qualquer problema de funcionamento. “Todas as máquinas são testadas e higienizadas antes de entrarem novamente no site. Sinalizamos nas embalagens e no site que eles podem apresentar imperfeições estéticas, mas nada que prejudique o sistema operacional e impeça o uso. As caixas dos itens no Outlet são personalizadas, inclusive”,  finaliza Mariana.

Nestlé Brasil
Nova PR

LANCHA ATINGE 130 KM/H E CUSTA MAIS DE R$ 3 MILHÕES

Modelo mais veloz fabricado no Brasil já é considerado um sucesso de vendas

Fishing 410 Super Sport. Foto: Divulgação | Grupo Armatti & Fishing

Com velocidade digna de um carro de Fórmula 1, a Fishing 410 Super Sport, a lancha mais rápida já fabricada no Brasil, atinge impressionantes 130 km/h sobre as águas, impulsionada por quatro motores que juntos somam 1600hp, uma potência muito superior a outros modelos da mesma categoria. Avaliada em mais de R$ 3 milhões, a lancha acaba de ser lançada e já é considerada um sucesso de vendas, destacando-se tanto pela performance quanto pelo design arrojado, em um projeto que combina luxo, velocidade e tecnologia de ponta.

A Fishing 410 Super Sport é fruto de anos de estudo e desenvolvimento do estaleiro Fishing Raptor, um dos mais tradicionais do Brasil, com milhares de embarcações navegando em todos os continentes. O modelo foi criado para atender às expectativas de um público exigente, que busca velocidade e adrenalina sobre as águas, sem abrir mão da tecnologia de ponta. "Nossa equipe se dedicou por anos para criar uma lancha que combina design esportivo, performance extrema e o luxo que nossos clientes desejam", afirma Fernando Assinato, engenheiro mecânico e CEO da Fishing Raptor.

Com 12,50 metros de comprimento, o modelo se destaca não apenas pela velocidade, mas também pelo conforto e sofisticação. Os espaços internos e externos foram pensados para proporcionar lazer e descanso, sem comprometer a performance. A embarcação é projetada para acomodar até 16 passageiros com amplo conforto e inclui uma motorização potente de quatro motores, com opções de 4x300 a 4x400hp.

As áreas de descanso com poltronas acolchoadas, de convivência e de refeições, com mobília e equipamentos de alto padrão, mesclam elegância com praticidade. 

A embarcação tem opcional de duas portas hidráulicas laterais de 2,10 metros na área de popa que facilitam o acesso ao mar e aumentam o espaço disponível. O cockpit também possui 6 poltronas, aos convidados e piloto. No deck inferior, o modelo dispõe de ampla cabine para pernoite com um banheiro fechado, com pé direito de 1,95 metros.

A Fishing 410 Super Sport se destaca também pela tecnologia embarcada de ponta que proporciona uma navegação precisa e confortável. Um dos principais diferenciais é o joystick integrado, que facilita a pilotagem e oferece maior controle, mesmo em manobras mais desafiadoras. O posto de comando é equipado com sistemas de última geração para oferecer uma operação mais precisa, ideal para quem busca desempenho sem complicações.

O design da lancha também é um atrativo, com um hard top aerodinâmico que alia proteção e estilo, ideal para altas velocidades. Largos passadiços laterais rebaixados proporcionam segurança extra durante a movimentação a bordo e oferecem mais estabilidade e segurança aos passageiros.

Fishing Raptor
Rotas Comunicação

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

COM MAIOR DIGITALIZAÇÃO DOS PEDÁGIOS, CONCESSIONÁRIAS APOSTAM EM ENERGIA SOLAR PARA MAIS SEGURANÇA E ABASTECIMENTO ENERGÉTICO

Um dos pontos de pedágio da Eixo SP com sistema de energia solar no telhado

A crescente digitalização dos sistemas de pedágios em rodovias brasileiras, com mais cancelas eletrônicas e novos meios de pagamentos digitais, têm exigido das concessionárias um maior reforço da estrutura de segurança e abastecimento energético. Não por acaso, as companhias têm apostado em usinas de energia solar para atender à nova demanda por eletricidade nas operações.

Um exemplo desse crescimento é da Eixo SP, responsável pela maior concessão rodoviária do País. A empresa administra mais de 1,2 mil quilômetros de malha, a maior extensão da América Latina, formada por 12 rodovias paulistas que passam por 62 municípios, desde Piracicaba, na região central do Estado de São Paulo, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul. A concessionária tem um projeto em andamento de implantação de 42 miniusinas de energia solar em várias localidades, com boa parte já concluída.

As iniciativas em São Paulo atendem às novas exigências de incluir programas de sustentabilidade nos processos licitatórios para as concessionárias e empresas vencedoras de concorrências públicas. Os projetos fotovoltaicos da Eixo SP, que incluem miniusinas em solo, módulos fotovoltaicos em telhados e contratação remota de empreendimentos próximos, são desenvolvidos pela TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, responsável desde o projeto executivo, obra até a conexão na rede elétrica.

Somente nas praças de pedágio da concessionária, são oito sistemas solares implantados nas coberturas desde 2021, perfazendo um total de 2 mil módulos fotovoltaicos e 831 quilowatts-pico (kW) de potência, localizados em vários pontos de rodovias que cortam as cidades de Piracicaba, São Pedro, Santa Maria da Serra, Torrinha, Piratininga, Garça, Oriente e Cabrália Paulista.

Já nas centrais de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs), são 32 sistemas de geração própria solar nos telhados, num projeto iniciado em 2022 e com conclusão prevista para 2025. Cerca de 53% dos sistemas fotovoltaicos já foram entregues e estão em funcionamento. Ao todo, são 2,3 mil módulos fotovoltaicos, que somam 1,21 MWp de potência.

As usinas entregues pela TTS Energia à Eixo SP também contemplam uma central fotovoltaica remota de solo, em que a energia produzida é transferida para outras unidades consumidoras da concessionária. Neste caso, o empreendimento conta com 1,2 mil solares e 660 kWp.

A concessionária possui ainda um sistema solar no telhado na sua sede administrativa, em São Carlos. O projeto, de menor porte, conta com 224 módulos fotovoltaicos e 91,84 kWp.

O contrato assinado com o governo paulista prevê investimentos de R$ 14 bilhões em infraestrutura e tecnologia em 30 anos de concessão. Serão duplicados 600 quilômetros de rodovias, além da construção de acostamentos, vias marginais e ciclovias. O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) já funciona 24 horas por dia ao longo do trecho, dando suporte de emergência aos usuários.

Para Jacques Hulshof, diretor executivo da TTS Energia, o uso de energia solar pelas concessionárias de rodovias é uma grande tendência no Brasil e no mundo, já que oferece energia limpa e competitiva para abastecer as operações cada vez mais digitalizadas e automatizadas.

“A parceria com a Eixo SP é de longa data, com dezenas de projetos já desenvolvidos. E a perspectiva é que tenhamos um crescimento ainda mais robusto no próximo ano de projetos junto às concessionárias de rodovias, já que a tecnologia fotovoltaica é atualmente uma das principais soluções de segurança e suprimento energético para esse tipo de atividade, além das próprias exigências das licitações no Brasil, de incluir iniciativas de sustentabilidade por parte das licitantes contratadas”, aponta.

De acordo com Sergio Santillan, diretor-presidente da Eixo SP, a eficiência energética é uma bandeira da Concessionária. “Fazemos parte de um marco histórico no sistema de gestão de rodovias. Além das instalações com energia fotovoltaica, caminhamos para ter uma frota 100% composta de veículos elétricos e energia renovável. E, num futuro próximo, seremos o maior corredor viário da América Latina com eletropostos”, conclui.

A TTS Energia é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções em energias renováveis em todo o território nacional, com o compromisso de tornar a energia fotovoltaica um negócio financeiramente viável para empresas B2B – com previsibilidade, redução de custos e alinhado com as melhores práticas ESG. Comprometida em tornar a energia fotovoltaica financeiramente viável para grandes negócios, a empresa colabora com a redução de custos e, ao mesmo tempo, mantém um alinhamento com as melhores práticas ESG, contribuindo para um futuro mais sustentável.

TTS Energia
TOTUM Comunicação

VIVO ENTRA PARA O DOW JONES SUSTAINABILITY INDEX WORLD

A Vivo (Telefônica Brasil) estreia como a única brasileira do seu setor na carteira do Dow Jones Sustainability World Index, considerado o mais importante índice de sustentabilidade do mundo. 

Em vigor a partir de dezembro de 2024, o DJSI World lista as empresas que lideram a agenda ESG, frente as 2,5 mil maiores companhias do @S&P Global Broad Market Index (BMI). A Vivo alcançou o 6° melhor desempenho no mundo em seu setor. Também está no TOP 10 pelo 3º ano consecutivo e é líder nas Américas, segundo o Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P.

A empresa atingiu pontuação máxima em várias categorias da avaliação, como Transparência e Reporte, Ética nos Negócios, Estratégia Tributária, Política e Gestão Ambiental, Energia, Direitos Humanos e Saúde e Segurança Ocupacional e foi destaque em Materialidade, Influência Política, Cibersegurança, Estratégia Climática, Práticas Trabalhistas, Relação com Consumidores e Proteção da Privacidade.

“A presença da Vivo no DJSI World reflete o resultado de uma estratégia de Sustentabilidade que desenvolvemos há vários anos, com redução de mais de 90% nas emissões de gases de efeito estufa, energia totalmente renovável, diversidade e uma sólida governança. Caminhamos agora rumo ao Net Zero envolvendo toda nossa rede de fornecedores.  Para a Vivo, sem sustentabilidade, não tem negócio.”, destaca o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto.

Com forte governança para a sustentabilidade, a Vivo possui metas de curto, médio e longo prazo, processos robustos e transversais por toda a companhia e indicadores ESG atrelados ao bônus executivo. Por suas boas práticas, a empresa também é uma das líderes do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da bolsa de valores brasileira.

Vivo
Agência Fato Relevante

ESTALEIRO MCP YACHTS E CAPITÃO KODJA DESTACAM CONFIANÇA E EFICIÊNCIA DOS MOTORES MARÍTIMOS YANMAR EM TRAVESSIAS DESAFIADORAS

Embarcações de alto desempenho têm nos motores YANMAR a confiabilidade necessária para enfrentar diferentes jornadas, incluindo travessias pelo Atlântico e Antártica.

Os motores marítimos da YANMAR continuam a se consolidar no mercado de embarcações de lazer, especialmente após o crescimento de 20% nas vendas durante o São Paulo Boat Show 2024. Esse sucesso se deve não só à eficiência e durabilidade dos motores, mas também aos investimentos da YANMAR em inovações tecnológicas e opções mais sustentáveis, como a rabeta elétrica E-Saildrive, apresentada em setembro deste ano pela YANMAR em Cannes.

“Na YANMAR, seguimos de perto as tendências do mercado e sempre buscamos oferecer inovações que atendam às necessidades dos nossos clientes. Esta solução totalmente livre de emissões foi projetada para ser instalada de forma simples e rápida, utilizando o mesmo espaço dos motores a combustão, o que facilita a transição para uma navegação 100% elétrica. Estamos empolgados com o impacto que essa inovação terá no mercado de navegação sustentável mundialmente e como ela irá refletir futuramente aqui no mercado brasileiro”, conta Danilo Sandrin, coordenador Comercial de marítimo lazer da YANMAR South America.

Além do foco em inovação e eficiência, a robustez dos motores YANMAR é um diferencial para clientes como o estaleiro MCP Yachts, que equipa embarcações de alto padrão, como o Global Exp 68, com a marca. Para Damien Augusto Chaves, diretor de Engenharia da MCP Yachts, o desempenho consistente é fundamental. “Nossa experiência com a YANMAR tem mais de duas décadas e sempre foi marcada pela confiabilidade. No veleiro da família - SV Flame, por exemplo, navegamos por mais de 20 anos sem precisar de qualquer reparo mecânico. Foram diversas as temporadas no mar do Norte, Mediterrâneo, Sardenha, Adriático, Grécia, Turquia e norte da África”, ressalta Chaves.

O capitão Guilherme Kodja, conhecido por enfrentar travessias desafiadoras, também destaca a performance dos motores YANMAR como essenciais em suas jornadas. “Em uma travessia de quase 5.000 milhas náuticas, o motor YANMAR equipado no catamarã Leopard 46 teve consumo abaixo do esperado, mesmo com a embarcação sobrecarregada. Isso é o que separa o bom do ótimo: saber que o desempenho será mantido até o fim da rodada, independentemente das condições”, elogia Kodja.

Inovações tecnológicas e sustentabilidade em destaque

Robustez dos motores YANMAR é um diferencial para clientes como o estaleiro MCP Yachts, que equipa embarcações de alto padrão, como o Global Exp 68, com a marca.

Em linha com as exigências do mercado por alternativas sustentáveis, a YANMAR lançou recentemente o sistema E-Saildrive, uma rabeta elétrica que elimina emissões. Com instalação simples e baixo ruído, o E-Saildrive pode ser facilmente integrado em embarcações de lazer de até 40 pés, sem necessidade de modificações no casco, tornando a conversão para navegação elétrica mais rápida e acessível. O sistema está disponível em três potências, atendendo veleiros e catamarãs com especificidade e durabilidade.

As principais características do E-Saildrive incluem baixo ruído e vibração, garantindo uma navegação mais confortável; sistema de resfriamento integrado, garantindo maior desempenho e vida útil; além de opções de potência versáteis, com modelos de 7kW, 10kW e 15kW, atendendo diferentes perfis de embarque.

Mercado em crescimento

A YANMAR, com mais de 86 anos de tradição no setor marítimo, oferece uma gama de motores específicos para o uso náutico. O foco em qualidade e durabilidade permite que a marca alcance uma economia de combustível aprimorada com tecnologias como o sistema de injeção ASSIGN. "A combinação entre motores de alta durabilidade e eficiência do nosso sistema de injeção é o que nos diferencia no mercado, especialmente para clientes que buscam desempenho e confiabilidade em suas embarcações de lazer", finaliza Sandrin.

Com um portfólio que atende desde embarcações de lazer a barcos de trabalho, a YANMAR reforça sua liderança no mercado e aposta na inovação contínua para oferecer motores cada vez mais econômicos e ambientalmente responsáveis.

YANMAR
NR7

VERA THOMAZ É A NOVA CHIEF MARKETING OFFICER DA UNENTEL

Há quase 40 anos no mercado de tecnologia, ex-diretora comercial passa a liderar segmento de marketing da companhia

A Unentel, distribuidora de soluções tecnológicas para o mercado B2B, anuncia Vera Thomaz como nova Chief Marketing Officer (CMO). A executiva, que atua na empresa desde 2019, passa a liderar a área de marketing após uma bem-sucedida trajetória de cinco anos como Diretora Comercial.

Com uma carreira sólida e reconhecida no setor de Tecnologia da Informação (TI), Vera traz uma visão estratégica e ampla experiência para a nova função. Formada em Administração de Empresas e com MBA em Gestão de Negócios, a executiva foi figura central no desenvolvimento da marca Plantronics no Brasil, consolidando-a como líder de mercado. Ao longo de sua jornada, acompanhou e contribuiu ativamente para marcos históricos do setor, desde a privatização das telecomunicações e o surgimento do Contact Center até a evolução das tecnologias de colaboração e informação.

“Nosso objetivo é posicionar a Unentel como a principal parceira para nossos clientes, marcas e revendas, ampliando a visibilidade e relevância no mercado. Seremos referência tanto em nosso relacionamento comercial quanto em nossa presença digital e institucional”, destaca Vera Thomaz.

A nova CMO assumirá um papel estratégico, englobando gestão de marca, campanhas de comunicação e marketing digital, além de atuar diretamente com as equipes da Unentel em Salvador e São Paulo, garantindo sua maior inserção no departamento e colaboração com a equipe.

“Com uma visão holística e todo o conhecimento que adquiri dentro e fora da Unentel, estou comprometida em apoiar nossas revendas a alcançarem seus objetivos. Queremos que esse movimento fortaleça as competências e o desempenho de todos os envolvidos — marcas, parceiros e clientes —, impulsionando o crescimento coletivo”, finaliza Vera Thomaz.

A Unentel Distribuição tem mais de 40 anos de mercado, distribuindo grandes marcas com soluções de videoconferência, audiovisual, redes LAN/WLAN, cibersegurança, devices e automação em todo o território nacional. Focada no público B2B, destacou-se entre as empresas que mais cresceram no país por dois anos seguidos, no Ranking EXAME Negócios em Expansão de 2021 e 2022, tornando-se referência no setor de tecnologia brasileiro.

Unentel Distribuição
Agência NoAr

domingo, 22 de dezembro de 2024

REDUÇÃO DE CUSTOS DE BATERIAS ABRE NOVOS CAMINHOS PARA A ENERGIA RENOVÁVEL NO BRASIL

A demanda por baterias de íon-lítio tem crescido de forma expressiva, impulsionada pela popularização da energia solar e pela necessidade crescente de sistemas de armazenamento, favorecida pela queda nos custos. Com a redução dos preços dessas baterias, sua aquisição se torna mais acessível tanto para o mercado residencial, empresarial e rural, acelerando a transição para um sistema energético mais sustentável e eficiente. Esse movimento contribui não apenas para a independência energética como para a redução de impactos ambientais e o fortalecimento de uma infraestrutura energética mais resiliente.

Nos últimos anos, o custo das baterias, especialmente as de íon-lítio, reduziu drasticamente. Dados da Agência Internacional de Energia (IEA) revelam que o preço dessas baterias no mercado internacional reduziu 85% entre 2010 e 2023. No Brasil, estima que o mercado de baterias de íon-lítio cresça entre 20% e 30% até 2030. A IEA também projeta que a capacidade global instalada de armazenamento em baterias ultrapasse 1 TW até o final da década, podendo chegar a quase 5 TW até 2050.

Atualmente, as soluções para armazenamento de energia têm se tornado mais acessíveis e significativa não apenas nos grandes centros urbanos e indústrias, mas também em áreas rurais, onde o agronegócio tem adotado inovações para melhorar a eficiência e a sustentabilidade de suas operações.

O armazenamento de energia, por meio de baterias, permite que agricultores e produtores rurais não só reduzem os custos com eletricidade, mas também aumenta a resiliência das operações agrícolas, permitindo que os produtores tenham acesso a energia mesmo em momentos de baixa oferta ou interrupções no fornecimento.

Demanda de eletricidade no Brasil: Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), sob coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME), indicam que o consumo de energia no Brasil deverá crescer, em média, 2,1% ao ano até 2034.

No setor residencial, projeta-se um aumento médio de 3% ao ano ao longo da próxima década, alcançando 226 TWh em 2034, com uma previsão de 91 milhões de consumidores, que devem utilizar, em média, 202 kWh por mês.

No segmento industrial, o setor metalúrgico deverá registrar um crescimento anual de 2,3% entre 2024 e 2034, enquanto o setor de papel e celulose deve apresentar uma expansão média de 1,6% ao ano. Já o setor químico deverá se destacar com um aumento significativo de 5% ao ano.

O consumo de eletricidade nas atividades comerciais e de serviços deverá crescer, em média, 4,4% ao ano até 2034, atingindo 157 TWh. Para as demais categorias (rural, administração pública, serviços públicos e consumo próprio), a expectativa é de um crescimento médio de 4,3% ao ano.

Geração de eletricidade própria no país

A produção de eletricidade diretamente no local de consumo, sem o uso da rede elétrica, representa cerca de 12% do consumo total de energia no Brasil. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a expectativa é que essa autoprodução, que não é injetada na rede, cresça em média 2,4% ao ano, atingindo 91,8 TWh até 2034.

O balanço elaborado pela EPE revela que a geração de energia a partir de sistemas próprios alcançou 50.633 GWh em 2023, um aumento de 68,1% em relação ao ano anterior. Como uma fonte de energia limpa, o crescimento do setor fotovoltaico contribuiu para evitar a emissão de aproximadamente 45,5 milhões de toneladas de CO2 na produção de eletricidade, conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Esse crescimento colocou o Brasil como responsável por 4% da oferta global de energia fotovoltaica em 2023, consolidando o país entre os maiores mercados do mundo. De acordo com o relatório da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), o Brasil encerrou o ano como o sexto maior produtor de energia solar, atrás apenas de China, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Índia.

A energia solar fotovoltaica no Brasil, dividida entre geração distribuída e centralizada, continua atraindo significativos investimentos, com mais de R$ 202 bilhões aportados nos últimos anos para sustentar essa expansão. Esses resultados expressivos são fundamentais para manter o país entre os líderes globais em energia solar.

Benefícios do uso de baterias

As baterias garantem fornecimento contínuo durante quedas de energia da concessionária, minimizam cobranças extras por picos de consumo em ambientes industriais e comerciais com tensão ≥ 2,3 kV, e otimizam o uso de energia em horários de tarifas elevadas, aproveitando tarifas binômias e brancas. Além disso, maximizam o autoconsumo ao utilizar a geração local sem depender da conexão à rede.

“Com a queda dos custos das baterias e o avanço da energia solar, o Brasil se encontra diante de uma grande oportunidade de transformação do setor energético. A adoção dessas tecnologias pode melhorar a qualidade de vida da população, especialmente em regiões onde o fornecimento de energia enfrenta maiores desafios”, ressalta o diretor geral da Fox ESS no Brasil, Robson Meira.

Regiões como o Norte e o Nordeste do Brasil sofrem com grandes déficits no fornecimento elétrico, que é irregular e sujeito a interrupções frequentes. Em áreas remotas, como na Amazônia e no semiárido nordestino, o acesso à eletricidade é limitado, e os altos custos de geração e transmissão agravam ainda mais o problema. Nessas localidades, a combinação de baterias e sistemas solares apresenta uma solução eficiente e viável para melhorar a oferta de energia.

Alguns estados brasileiros têm adotado medidas para incentivar a instalação de energia solar, como isenção de ICMS para equipamentos de geração fotovoltaica, descontos no IPTU e até redução do imposto de renda sobre a venda de imóveis que possuem sistemas de geração solar. No entanto, desde 2023, a chamada “taxação do sol” impôs novos custos sobre a energia excedente que é injetada na rede elétrica, criando desafios adicionais para o setor e afetando a atratividade econômica desses sistemas.

Fox ESS no Brasil

É uma empresa unicórnio avaliada em US$ 1,38 bilhão na Bolsa de Valores de Hong Kong e líder no setor de armazenamento de energia, está investindo aproximadamente R$ 1 milhão na expansão de seu centro de distribuição e reparos em Cotia (SP).

Em 2023, a Fox ESS faturou US$ 452 milhões globalmente, com uma previsão de crescimento para US$ 642 milhões este ano. No Brasil, a empresa faturou US$ 20 milhões em 2023 e a expectativa de crescimento para 2024 é de 20%. O agronegócio representou 35% do faturamento no Brasil em 2023, equivalente a US$ 7 milhões. Atualmente, o Grupo Tsingshan, uma força global com um faturamento anual de US$ 55 bilhões, é um dos acionistas proeminentes da Fox ESS e líder no setor de armazenamento de energia. Dentro deste conglomerado, destaca-se a REPT BATTERO, classificada como a terceira maior fornecedora mundial de baterias de lítio em 2023, de acordo com o ranking da Infolink.

Juntas, a Fox ESS e a REPT BATTERO possuem uma capacidade de produção anual de 120 GWh de baterias e células. Esse feito é complementado pela robusta capacidade de produção de inversores da Fox ESS, que atualmente atinge 10 GW por ano e está projetada para dobrar até o final de 2024, alcançando 20 GW. Além disso, a capacidade total de fabricação planejada é de 60 GW anuais, solidificando ainda mais sua posição como líder do setor.

Assessoria de Imprensa
Lucia Nunes
lucianunes@lncomunicacao.com.br

FÁBRICA DA NAKATA TEM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO ONLINE E ESTAÇÃO DE PINTURA SUSTENTÁVEL

Operações de equipamentos são monitoradas em tempo real e novo processo de tinta em pó permite reaproveitamento do material e reduz a eliminação de 137 toneladas de resíduos ao ano

Foto: Alexandre Takashi | Divulgação Nakata.

Inaugurada em 2021, em Extrema-MG, a fábrica da Nakata fica em um complexo industrial que reúne também o centro de distribuição das marcas Frasle Mobility e está sempre em constante evolução.

Projetada para atender a demanda futura na manufatura de amortecedores, possui tecnologia avançada em automação e vem aprimoramento processos em várias linhas. O sistema de controle das operações online, por exemplo, gera dados e histórico instantâneo do funcionamento das máquinas, proporcionando rapidez no monitoramento e facilidade na análise de dados para verificação das atividades e identificação de intercorrências, assim como viabiliza as soluções necessárias.

Nova estação de pintura é mais sustentável e eficiente

Com aporte R$ 3,6 milhões, a nova estação de pintura de amortecedores é a mudança mais recente e que traz resultados mais sustentáveis com adoção de tinta em pó ao invés de líquida. Desta forma, o novo processo de pintura elimina resíduos e todo o processo de tratamento que existia, pois a máquina reaproveita todo o material, reduzindo o desperdício. Os ganhos com a reutilização dos insumos utilizados ao longo de todas as etapas da estação potencializa os índices de produção. Com isso, a geração de resíduos do processo de pintura sofreu drástica redução com a eliminação, em média, de 137 toneladas de borra de tinta ao ano, além de promover economia no consumo de energia e água e minimizar impactos ao meio ambiente.

O novo sistema de pintura atende um nível específico de temperatura para aplicação adequada do revestimento desse tipo de componente. Assim, o modelo com tinta em pó oferece benefícios relacionados ao aumento de durabilidade do revestimento, também elimina risco de escorrimento, proporcionando acabamento liso, sem manchas, gotejamentos ou bolhas.

Outra vantagem desta forma de pintura é a agilidade no processo com aplicação automática e resistente à corrosão, o que gera menos custos com manutenção corretiva e prolonga a vida útil do material.

Qualidade e inovação com padrões mundiais

Com as certificações internacionais renovadas ISO 9001 sobre gestão, ISO 14.001 relacionada a questões ambientais e ISO 45.001 que se refere à segurança e saúde ocupacional, atualmente, a planta produz 500 partnumbers diferentes para atender as necessidades da frota circulante de veículos leves, pesados e motos no mercado de reposição.

Com tecnologia de ponta 4.0 e padrões de excelência das unidades fabris da Frasle Mobility ao redor do mundo, com a participação da Randon Auttom, braço do grupo voltado à inovação e soluções de tecnologia para processos industriais, a fábrica da Nakata está apta a competir com seus produtos mundialmente, garantindo capacidade de produção, qualidade e agilidade de fornecimento de produtos tanto mercado nacional como externo.

Nakata – Com mais de 70 anos, a Nakata, marca Frasle Mobility referência na fabricação de autopeças para o mercado de reposição, é líder em componentes de suspensão para veículos leves, pesados e motocicletas. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços, atendendo o mercado nacional e exportação, com linhas completas para sistemas de suspensão, direção e transmissão.

Nakata
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

INSTITUTO ELISABETHA RANDON LANÇA EDITAL PARA AUXILIAR ENTIDADES SOCIAIS GAÚCHAS

Recursos, destinados via Pró-Social, beneficiarão 10 projetos voltados à infância e juventude, no Vale do Rio dos Sinos e no Vale do Caí.

Com atenção aos desafios de reconstrução do Rio Grande do Sul após os eventos climáticos extremos que atingiram o Estado em 2024, o Instituto Elisabetha Randon (IER) lança edital para destinar recursos às entidades sociais de atendimento a crianças e adolescentes localizadas no Vale do Rio dos Sinos e no Vale do Caí, regiões fortemente afetadas pelas enchentes.

O edital é uma parceria do Instituto com o Programa Pró-Social, do Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Social do RS. Por meio da iniciativa, será destinado R$ 1 milhão para 10 entidades que apresentarem projetos com orçamento de até R$ 100 mil. Empresas que fazem parte da Randoncorp são patrocinadoras do edital, juntamente com a Lojas Renner. As iniciativas contempladas precisarão ser executadas no prazo de até quatro meses. Também é necessário cumprir uma série de requisitos descritos no edital, que pode ser acessado aqui (http://bit.ly/edital-ier)

A seleção de entidades e acompanhamento da aplicação dos recursos serão responsabilidade do IER, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social do RS. A parceria com o poder público para ajudar Organizações da Sociedade Civil é uma das ações do Instituto no momento de retomada do Estado. “Trabalhamos de forma colaborativa para auxiliar entidades que tenham o olhar para a infância e juventude. Como guardião de iniciativas de responsabilidade social da Randoncorp, o IER atua em frentes que passam, ainda, pelo apoio aos colaboradores e familiares desde o início da crise, e junto às comunidades em diversas regiões gaúchas”, explica a diretora-presidente do Instituto, Maurien Randon Barbosa.

O IER e a Secretaria de Desenvolvimento Social são parceiros desde 2008. A Randoncorp é uma das 21 companhias que mais aportam recursos, via ICMS, para o desenvolvimento de projetos sociais no RS, reunidos sob a gestão do Programa Pró-Social.

Instituto Elisabetha RandonOrganização da Sociedade Civil com Interesse Público (OSCIP), o Instituto Elisabetha Randon (IER) promove a cidadania e o desenvolvimento social, por meio de ações direcionadas à educação, à cultura, à assistência social e ao estímulo à prática do voluntariado. Desenvolve suas ações por meio dos programas Vida Sempre, Florescer, Iniciação Profissional, Ser Voluntário e Memorial Randon, além de projetos financiados por leis de incentivo. O Instituto Elisabetha Randon é mantido pela Randoncorp e seus funcionários e coordena os programas sociais da companhia voltados à comunidade.

Randoncorp
ANK Reputation

CARREGADOR EV INTELIGENTE G2 DEVE CHEGAR AO BRASIL NO PRIMEIRO BIMESTRE DE 2025

Um novo modelo de carregador veicular chegará ao Brasil já no início de 2025. O Carregador EV Inteligente G2 é o novo modelo que ampliará o portfólio da multinacional SolaX Power. Um dos principais diferenciais desse produto é a integração direta com sistemas de energia renovável, solares ou eólicos, o que se adapta perfeitamente a um estilo de vida mais sustentável, além de contribuir para a economia na conta de energia, já que é capaz de utilizar 100% de energia gerada por esses sistemas verdes.

Além disso, é um modelo mais completo em relação aos disponíveis no mercado, tendo em vista que possui conectividade avançada com vários protocolos e oferece ainda opções de conectividade via Wi-Fi, LAN e 4G. Outra característica é o balanceamento dinâmico de cargas, que ajusta automaticamente a distribuição de energia para otimizar o consumo e evitar sobrecargas na rede elétrica. “Os modos de carregamento ajustáveis permitem que o usuário escolha entre maximizar o uso de energia renovável ou priorizar a velocidade de carregamento”, explica o engenheiro Marcelo Niendicker.

Vale destacar que esse modelo de carregador possui controle e monitoramento inteligentes, compatíveis com o aplicativo SolaX, sendo possível o agendamento de horários de carregamento e monitoramento remoto do status do carregador.

Outra característica importante se refere à segurança: “É equipado com proteções contra sobretensão, subtensão, sobrecarga, curto-circuito, fuga de corrente, aterramento inadequado, surtos e superaquecimento, além de design resistente com classificação IP65, o que garante proteção contra poeira e água, adequado para instalações internas e externas”, ressalta o engenheiro.

O carregador EV Inteligente G2 se integra aos outros dois modelos de carregadores da SolaX Power:

- X1-EVC-7.2K – modelo de carregador monofásico de 7,2 kW, adequado para instalações residenciais;

- X3-EVC-22K - carregador trifásico de 22 kW, projetado para uso comercial ou situações que demandam carregamento mais rápido.

SolaX Power - Multinacional fundada em 2012 com sede em Hangzhou, na China, e filiais em vários países, incluindo Holanda, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Japão e EUA. Com mais de 2 mil funcionários em todo o mundo, a empresa é reconhecida por sua atuação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento: são mais de 100 patentes internacionais e mais de 500 certificações de mercado. Clique aqui e visite o site.

SolaX Power
Assessoria de Imprensa
Simone Cesário
simonelovicesario@gmail.com

sábado, 21 de dezembro de 2024

ISA ENERGIA BRASIL INICIA OPERAÇÃO COMERCIAL DA SEGUNDA FASE DO PROJETO MINUANO

Empreendimento vai agregar confiabilidade ao escoamento de grandes blocos de energia na região Sul do País, além de ser fundamental para aumentar a qualidade no atendimento à Região Serrana do Rio Grande do Sul.

Projeto conta com a maior subestação em potência do Rio Grande do Sul

A ISA ENERGIA BRASIL, líder no setor de transmissão de energia no Brasil, anuncia a entrada em operação comercial da segunda fase do Projeto Minuano (RS), que engloba as linhas de transmissão de 230 kV (kilovolt) Caxias Norte – Vinhedos e Caxias Norte – Monte Claro e o seccionamento (criação de novos trechos) da linha de transmissão de 525 kV Campos Novos – Caxias Norte – Caxias.

O Projeto, cujo investimento previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é de R$ 682 milhões, vai agregar confiabilidade ao escoamento de grandes blocos de energia na região Sul do País, além de ser fundamental para aumentar a qualidade no atendimento à Região Serrana do Rio Grande do Sul.

A infraestrutura do empreendimento engloba 115 quilômetros de linhas de transmissão, dos quais 38 quilômetros são em circuito duplo, com passagem pelos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis. Contempla, ainda, uma nova subestação com 2.700 MVA de potência, sendo a maior subestação em potência do Rio Grande do Sul, com 195 mil m² de área instalada e 77 mil m² de área energizada.

Arrematado no Leilão de Transmissão nº 02/19, o Projeto Minuano obteve do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) o Termo de Liberação Definitivo (TLD), que faz jus ao recebimento integral da Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 50,2 milhões (ciclo tarifário 2024/2025), retroativo ao dia 13 de dezembro.

Projeto Minuano
- Leilão: Leilão de Transmissão nº 02/19, realizado pela Aneel;
- Investimento: R$ 682 milhões (Capex ANEEL);
- Total de linhas de transmissão: 115 quilômetros, dos quais 38 km são em circuito duplo;
- Total de subestações: uma nova subestação Caxias Norte com 2.700 MVA de potência – maior subestação do Rio Grande do Sul;
- Total de empregos locais gerados durante a obra: 1,3 mil;
- Receita Anual Permitida (RAP): R$ 50,2 milhões (ciclo 2024/2025).

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 35 concessões que impulsionam a transição energética em todo o Brasil, distribuídas em 18 estados. A companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do Brasil. Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa tem a sua estratégia de geração de valor sustentável pautada em três pilares: gerar valor ao acionista, criar impactos sociais e ambientais positivos e garantir a longevidade corporativa. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,8% do capital total.

ISA ENERGIA BRASIL
RPMA Comunicação

GRUPO CAIO FINALIZA ATIVIDADES DE 2024 DO PROGRAMA DE ESTÁGIO, COM A FORMATURA DA OITAVA TURMA

O Programa de Estágio do Grupo Caio, iniciado em 2016, concluiu sua edição de 2024 com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos universitários ao longo do ano e a formatura dos 23 participantes, realizada na primeira semana de dezembro.

Esse programa oferece uma jornada rica em aprendizados e resultados, permitindo que os estudantes vivenciem atividades técnicas combinadas com práticas comportamentais. Cada jovem recebe mentoria individualizada e é acompanhado por um Comitê Multidisciplinar.

Dos 23 estagiários, nove foram efetivados, enquanto 14 estão no Banco de Talentos, aguardando novas oportunidades.

Laura dos Santos Bardella, estudante de Jornalismo na Unisagrado de Bauru e estagiária efetivada na área de Assessoria de Imprensa do Marketing da Caio, destaca a importância do programa e os conhecimentos adquiridos: “O Programa de Estágio foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida. Até então, nunca havia trabalhado na área de comunicação e em uma indústria do porte da Caio. Essa experiência não apenas me permitiu desenvolver habilidades profissionais, mas também contribuiu para meu crescimento pessoal. Sou imensamente grata a Deus, à minha família e ao Grupo Caio, que não só abriu as portas para mim, mas também me apresentou um novo desafio ao me efetivar, permitindo que eu continue me aprimorando e crescendo dentro e fora da empresa”.

Os desafios propostos durante os 11 meses de duração do programa visam proporcionar aos estudantes um ambiente de troca de aprendizados, aliando teoria e prática em mais de mil horas de carga horária.

O estagiário Davi Baldi Ribeiro, estudante de Engenharia Mecânica na Faculdade Galileu de Botucatu, também expressa sua alegria em participar do programa e alcançar a efetivação no setor de Engenharia de Métodos e Processos da Copperbuss: “Sem dúvidas foi um ano muito construtivo e graças ao meu comprometimento e ao apoio de todos ao meu redor, tive a felicidade de conquistar a efetivação. Por isso, sou grato a todos que dedicaram seu tempo para compartilhar conhecimento e me ensinar o máximo possível! Espero sinceramente que mais estagiários tenham a mesma oportunidade que eu tive por meio do Programa de Estágio, pois ele realmente faz a diferença no início de uma carreira”.

A próxima turma de estagiários, que farão parte da nona edição do Programa de Estágio – Talentos do Futuro do Grupo Caio, está prevista para iniciar em fevereiro de 2025.

Caio Induscar

TRINASOLAR FIRMA PARCERIA COM O CENTRO UNIVERSITÁRIO FACENS PARA CAPACITAÇÃO TÉCNICA E INOVAÇÃO EM ENERGIA SOLAR

A Trinasolar, líder global de módulos fotovoltaicos (FV) e soluções de energia inteligentes, firma parceria com o Centro Universitário Facens,  com o objetivo de promover a capacitação de técnicos e fomentar pesquisas acadêmicas em energia solar. A iniciativa no instituto de ensino superior em Sorocaba, cidade localizada no estado de São Paulo, oferecerá um centro de treinamento de alto nível para clientes e parceiros, através dos rastreadores solares da Trina Tracker, divisão da Trinasolar especializada no desenvolvimento e fabricação de rastreadores solares equipados com Inteligência Artificial.

Segundo Felipe Tukamoto, Gerente de Produto para a Região da América Latina e Caribe na Trina Tracker, a parceria entre a universidade e empresa possibilitam uma integração eficiente com os clientes e com o acesso ao setor para os futuros profissionais do mercado. “Estar próximo de São Paulo nos permite realizar capacitações mais acessíveis e integrar nossos clientes de maneira mais eficiente. Além disso, o centro de pesquisa da universidade é extremamente atrativo, alinhado aos pilares da Trina Tracker, especialmente no que diz respeito à inovação e desenvolvimento de novas soluções para o mercado solar", pontua.

Além da localização estratégica, próxima a capital paulista, a instalação dos trackers na região impulsiona a tendência do mercado fotovoltaico que cresce em Sorocaba. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o uso de energia solar no município aumentou 60% 2024, passando de 20 MW de potência de geração distribuída (GD) no ano passado para 32 MW nos últimos meses.

“Diante desse cenário, a instalação do sistema fotovoltaico no campus universitário, proporciona uma oportunidade única para o desenvolvimento de estudos avançados sobre eficiência energética, incluindo a avaliação de módulos solares, curvas de desempenho, e estudos de algoritmos com o sistema SuperTrack”, complementa Tukamoto. A parceria visa potencializar a inovação e preparar o mercado para os desafios futuros do setor solar, aproximando a Trinasolar do ecossistema solar brasileiro.

De acordo com Lucas Gaspar, Especialista Comercial do Instituto de Pesquisa Facens (IP FACENS), “ao unir a expertise tecnológica da Trinasolar com a visão acadêmica do Centro Universitário Facens, conseguimos atender dois objetivos fundamentais da instituição: reforçar o modelo sustentável e inteligente do nosso Smart Campus e, ao mesmo tempo, preparar uma nova geração de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do setor de energia renovável. Essa sinergia reforça nosso compromisso com a educação de excelência e a inovação em prol de um futuro mais sustentável para todos".

A parceria contempla a instalação de um sistema fotovoltaico composto por três linhas de trackers Vanguard 1P e 30 módulos NEG19RC.20, totalizando uma estimativa de geração anual de 35,655 MWh. No projeto também será incluído uma sala de aula prática rotulada com a marca da empresa, que será equipada com dispositivos de demonstração para cursos de formação de técnicos em instalação e colaboradores, consolidando o compromisso da Trinasolar com o avanço da educação técnica e inovação no setor energético.

Trinasolar - Fundada em 1997, a Trinasolar é a fornecedora líder mundial de soluções completas de energia fotovoltaica inteligente. A empresa se dedica à inovação e ao desenvolvimento de módulos fotovoltaicos, armazenamento de energia, sistemas de rastreamento inteligente e soluções integradas de energia solar. Para mais informações, clique aqui e visite o site.

Trinasolar
Agência Pub.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

DOIS PRESIDENTES NOS 100 ANOS DA GMB. Por chicolelis*

Ninguém poderia imaginar que, durante um show do RPM, no Salão do Automóvel de 2004, com o Paulo Ricardo cantando “All Right Now” (Tudo Bem Agora), o presidente da anfitriã em seu estande, entrasse com uma guitarra (fake) e imitasse todos os movimentos de um roqueiro acompanhando a música.

O autor do “show” foi Ray Young, que presidiu a GMB de 2004 a 2007, comemorando os resultados finais da fábrica naquele ano, que atravessara anos seguidos de “vermelhos” em seu balanço.

Ray Young. Foto: Divulgação GM

E porque estou mencionando Ray Young nesta coluna? Porque ele é um dos autores de textos contidos no livro “Futuros 100 Anos da GM Brasil”, criação de Pedro Luiz Dias, que conta com histórias contadas por dezenas de ex-funcionários da empresa, inclusive eu.

Em seu texto, com o título “Vamos Vencer Juntos”,  Ray faz uma referência especial ao então presidente da ABRAC, associação que reúne os concessionários da marca Chevrolet, João Batista Simão. Na primeira reunião que tiveram, descobriram que um não falava inglês, nem o outro português. Fizeram o encontro em francês e criaram um laço de fraternidade.

Ele conta que sua passagem pelo Brasil será sempre especial em sua memória, mencionando os muitos objetos e fotos que tem em sua casa nos EUA. Uma curiosidade, apesar do seu nome e aparência, nitidamente oriental, Ray é canadense.

Rick, duas vezes no Brasil

Além de Ray Young, outros dirigentes, estrangeiros, da GMB também colaboram no livro. Destaque especial para George Richard Wagoner Junior, conhecido por todos por Rick Wagoner, junto com Mark Hogan, dois dos mais emblemáticos presidentes da fábrica brasileira.

Rick veio, pela primeira vez ao  Brasil em janeiro de 1982, como tesoureiro da GMB, Ficou aqui por 5 anos. Neste tempo, segundo ele relata no livro, “tudo sobre caipirinha, feijoada, futebol brasileiro e, principalmente como os brasileiros são divertidos e amáveis”.

Rick Wagoner. Foto: Divulgação GM

Foi aqui que ele aprendeu a tratar a inflação alta, conviver com a rede e com autoridades. “Lembro – revelou ele – do esforço que fazíamos em uma sexta-feira para pedir empréstimos bancários, para fazer a folha de pagamento na semana seguinte, situação que jamais havia vivido nos EUA”.

Mas ele também lembrou de coisas boas, como a desvalorização da moeda brasileira, em 1983, que fez o nosso famoso programa de exportação dos motores da Família II, trazer de volta a lucratividade dos nossos negócios no Brasil.

“Estou convencido que aqueles cinco anos trabalhando na GMB me deram, possivelmente, o melhor ensinamento de como gerir negócios automotivos que um jovem (ele chegou aqui com 30 anos)  poderia ter recebido.

A volta em 1991

Para ele, foi nesta segunda vinda para o Brasil que viveu seus momentos mais excitantes. O presidente Fernando Collor abriu os portos  e a indústria nacional de automóveis teve que se atualizar.

“Isso – contou ele – nos forçou, dramaticamente, a mudar o perfil da nossa linha de veículos, globalizar nosso suprimento , otimizar as ferramentas e trabalhar mais próximos aos nossos colegas da GM em redor do mundo. Foi excitante voltar a trabalhar com líderes da GM brasileira para, radicalmente, reconstruir a companhia”

Infelizmente, segundo ele, depois de 15 meses, tive que voltar aos EUA com minha família.

“Até hoje -  concluiu ele no seu texto para o livro – depois de muitas atribuições  em minha carreira na GM, posso dizer que nenhuma delas supriu os dois maravilhosos cargos  que tive o privilégio de exercer na General Motors do Brasil”.

Além dos relatos do amigo Rick e do “roqueiro” Ray, muitos outros relatos aparecem nas 168 páginas do livro, do pessoal da engenharia, design, vendas, compras, relações públicas, Imprensa. Todas interessantes e, muitas,  revelando fatos até então não conhecidos.

> Caso você tenha interesse em conhecer o livro, cada exemplar custa R$ 89,99 com frete incluído, envie seu nome e endereço completo para o e-mail peterdaias@icloud.com juntamente com o comprovante de pagamento PIX, chave: peterdaias@icloud.com.

Clique na tela e assista a entrevista de Ray Young ao Programa Coisas de Agora, transmitido pela T.V. em 2006 e disponível no YouTube.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.