sábado, 3 de maio de 2025

COM NOVOS EQUIPAMENTOS, PORTO ITAPOÁ EVITA CONSUMO DE MAIS DE 1 MILHÃO DE LITROS DE COMBUSTÍVEL

Trata-se do equivalente a mais de 4 mil toneladas de gases do efeito estufa, que deixaram de ser emitidas na atmosfera

Novos RTGs híbridos, guindastes móveis para movimentar e empilhar contêineres, no Porto de Itapoá. 

O Porto Itapoá evitou o consumo de mais de 1,18 milhão de litros de combustível durante o ano de 2024. Trata-se do equivalente a mais de 4 mil toneladas de gases do efeito estufa que deixaram de ser emitidas na atmosfera. O que possibilitou essa façanha foram os investimentos de mais de R$ 160 milhões que o Terminal fez na ampliação e modernização de sua frota de equipamentos.

Em 2023, o Porto Itapoá investiu na aquisição de 10 RTGs híbridos (guindastes móveis para movimentar e empilhar contêineres), que começaram a operar em 2024. Esses equipamentos consomem três vezes menos diesel do que os modelos convencionais, o que resultou na economia de 890 mil litros de combustível. Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, destacou a importância dessa mudança: "Os novos RTGs também são tripulados remotamente, o que dá mais conforto e ergonomia para o operador. Somos o primeiro Terminal da América do Sul a contar com essa tecnologia", afirma.

Já em 2024, o terminal ampliou sua frota sustentável com a compra de 20 Terminal Tractors elétricos. Desde o início de sua operação, em agosto de 2024, esses veículos evitaram o consumo de 290 mil litros de diesel. Por não utilizarem combustíveis fósseis, os Terminal Tractors elétricos representam um avanço significativo na redução da pegada de carbono do terminal. “Hoje, contamos com a maior frota de Terminal Tractors elétricos do Brasil”, salienta Rosa Jr.

Economia de Óleo Lubrificante e Filtros

Além da redução no consumo de diesel, o Porto Itapoá também implementou práticas que ampliaram a vida útil dos óleos lubrificantes e otimizaram as manutenções preventivas. Essas ações, combinadas com a modernização da frota, resultaram na economia de 15 mil litros de óleo lubrificante e 500 filtros. "A extensão da vida útil dos lubrificantes e a otimização das manutenções são exemplos de como pequenas mudanças podem gerar grandes impactos. Essas práticas não apenas reduzem custos, mas também minimizam a geração de resíduos", explica Sergni Pessoa Rosa Jr.

O óleo utilizado é encaminhado para uma empresa que faz reciclagem do material, que retorna para o mercado com outros fins. “Mesmo com a destinação correta, é importante reduzir o consumo como um todo, tornando a cadeia mais sustentável”, avalia o diretor.

Referência ambiental

O Porto Itapoá reafirmou em janeiro seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor portuário. Em um evento realizado na B3, em São Paulo, o CEO do Terminal, Ricardo Arten, assinou o Pacto pela Sustentabilidade, uma iniciativa pioneira do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), liderado pelo ministro Sílvio Costa Filho. O Porto Itapoá é uma das referências em sustentabilidade dentre os portos privados do País.

O Pacto integra o lançamento da nova Política de Sustentabilidade para os setores de portos, aeroportos e hidrovias. A iniciativa estabelece critérios rigorosos para a concessão de selos de reconhecimento – Bronze, Prata, Ouro e Diamante – a empresas que adotem práticas baseadas nos pilares ESG (ambiental, social e de governança). Entre as exigências estão a redução de emissões de gases de efeito estufa, o desenvolvimento de ações sociais e ambientais, e o alinhamento às metas globais da Agenda 2030.

O Porto Itapoá já é amplamente reconhecido como uma referência em sustentabilidade no setor portuário brasileiro, com uma pontuação de 98,33 no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da Antaq, desempenho este que rendeu ao Terminal o Prêmio Via Viva como o porto privado mais sustentável do país. Também conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Ouro do GHG Protocol, por sua gestão comprometida com a transparência, precisão e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Recebeu, ainda, a certificação internacional I-REC, confirmando que 100% da energia elétrica utilizada em 2023 foi proveniente de fontes renováveis.

Porto Itapoá
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ISA ENERGIA BRASIL ENCERRA PRIMEIRO TRIMESTRE COM INVESTIMENTOS DE R$ 1,1 BILHÃO

Foto: Agência Brasil

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE4; ISAE3), líder em transmissão de energia no País, avança em sua estratégia de crescimento sustentável e registra receita líquida regulatória ex-RBSE de R$ 615,8 milhões no primeiro trimestre do ano, um crescimento de R$ 94,2 milhões (+18%) no comparativo com os primeiros três meses de 2024. Já o EBITDA – que é o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – totalizou R$ 923,3 milhões, um incremento de R$ 26,3 milhões (+2,9%) frente ao mesmo período do ano anterior.

Os principais fatores que impulsionaram o desempenho da companhia foram a atualização da Receita Anual Permitida (RAP) pelo IPCA do ciclo tarifário 2024/25, os efeitos da Revisão Tarifária Periódica (RTP) do Contrato da Concessão Paulista (059/2001) a partir de julho de 2024, bem como a energização de reforços e melhorias de grande porte nos últimos 12 meses e do projeto Minuano, no Rio Grande do Sul, no último trimestre de 2024. Além disso, a evolução controlada de custos e despesas operacionais demonstra o compromisso da companhia com a busca contínua de eficiência e materialização de ganhos de escala conforme avança na entrega de seu portfólio de projetos.

Já o lucro líquido foi de R$ 337,4 milhões, um recuo de R$ 71,8 milhões (-17,6%), devido ao maior patamar de depreciação, pelo aumento e reavaliação da base de ativos, e à maior despesa financeira em função das captações feitas nos últimos 12 meses para suportar o crescimento da companhia.

Avanço consistente na execução do portfólio de projetos

No primeiro trimestre, os investimentos da companhia superaram a marca de R$ 1 bilhão. O CapEx total alcançou o volume de R$ 1,1 bilhão, crescimento de R$ 272,9 milhões em relação ao mesmo período de 2024 (+33%). Desse montante, cerca de R$ 802 milhões foram dedicados a seis projetos em construção em concessões licitadas (+36% vs 1T24), fundamentais para garantir a longevidade da companhia com rentabilidade atrativa. Já em reforços e melhorias, o investimento foi de R$ 306 milhões (+26% vs 1T24) para modernizar o parque instalado no Estado de São Paulo com a substituição de 268 equipamentos entre transformadores, disjuntores, sistemas de proteção e linhas de transmissão.

“A empresa segue com a materialização de sua estratégia de crescimento sustentável para garantir a longevidade do negócio, confiabilidade no serviço de transmissão e a geração de valor aos acionistas ao mesmo tempo em que cria impactos social e ambiental positivos. A perspectiva de receita futura, com os investimentos que estamos realizando em reforços e melhorias e nos projetos greenfield em execução, tende a superar o fim da receita proveniente do componente financeiro da RBSE em 2028”, afirma Rui Chammas, diretor-presidente da ISA ENERGIA BRASIL.

A disciplina financeira adotada pela companhia possibilitou a distribuição de proventos aos acionistas via juros sobre capital próprio (JCP), totalizando cerca de R$ 1,6 bilhão, divididos em três pagamentos iguais nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.

Além disso, a companhia realizou novas captações para fazer frente aos investimentos, encerrando o período com uma dívida líquida de R$ 12,1 bilhões e índice de alavancagem Dívida Líquida/EBITDA de 3,16x.

“No primeiro trimestre, avançamos na execução do nosso portfólio de projetos já conquistados e autorizados pelo regulador, mantendo o forte ritmo de investimentos associado a uma gestão muito próxima dos custos e avanço físico dos projetos, de forma a garantir a entrega das rentabilidades planejadas e buscar sua superação com uma boa gestão de riscos e oportunidades. Assim, reforçamos o nosso compromisso com os acionistas baseado no tripé: crescimento, proventos e disciplina financeira”, comenta explica Silvia Wada, diretora-executiva de Finanças, Relações com Investidores e Desenvolvimento de Negócios da ISA ENERGIA BRASIL.

Até 2029, a ISA ENERGIA BRASIL irá investir aproximadamente R$ 13 bilhões, dos quais cerca de R$ 7,5 bilhões são para a construção dos seis projetos greenfield, que vão gerar cerca de R$ 1 bilhão em receita anual para ISA ENERGIA BRASIL quando entrarem em operação, e R$ 5,5 bilhões para projetos de reforços e melhorias já autorizados pela ANEEL.

Outros destaques

No primeiro trimestre, a empresa obteve a certificação ISO 45.001, que reconhece suas melhores práticas em gestão de saúde e segurança do trabalho. Além disso, a companhia integrou pelo terceiro ano consecutivo, o Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), criado em 2010 pela B3 e pelo BNDES para estimular discussões sobre mudanças climáticas no Brasil.

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 35 concessões que impulsionam a transição energética em todo o Brasil, distribuídas em 18 Estados. A companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do Brasil do tipo smart valves. Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa tem a sua estratégia de geração de valor sustentável pautada em três pilares: gerar valor ao acionista, criar impactos sociais e ambientais positivos e garantir a longevidade corporativa. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (130 em operação e sete em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total

ISA Energia Brasil
RPMA Comunicação

TÜV RHEINLAND INTEGRA CONSÓRCIO PARA CONSTRUÇÃO DE TRECHO DE VLT DE SALVADOR

Obras de trecho do projeto do VLT de Salvador. Foto: Divulgação/CTB

A TÜV Rheinland, empresa global de consultoria, testes e certificação de sistemas metroferroviários, está participando do projeto do veículo leve sobre trilhos (VLT) de Salvador (BA), como integrante do consórcio que envolve duas outras empresas – Geribello Engenharia – que lidera o projeto, e Sondotécnica Engenharia de Solos.

O consórcio é responsável pela supervisão e gerenciamento das obras, bem como testes e comissionamento das estruturas a serem implantadas, no trecho entre Águas Claras e Piatã, com extensão de 10,52 km, integrando-se ao Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) nos bairros da Paz e Águas Claras. O valor do contrato para este lote é de aproximadamente R$ 28,1 milhões.

A assinatura do contrato entre o governo da Bahia e os consórcios responsáveis pela supervisão das obras ocorreu em 19 de fevereiro passado. Com isso, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) deve avançar para a elaboração do projeto executivo e obtenção das licenças necessárias para o início das obras. O prazo total de execução é de 50 meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço, que ocorreu no último dia 12 março.

“No Brasil, a TÜV Rheinland tem participado de importantes obras de mobilidade urbana, consolidando sua expertise na garantia da segurança, qualidade e conformidade técnica em projetos estratégicos. A nossa participação no consórcio responsável pelo trecho do VLT de Salvador reforça o compromisso da TÜV Rheinland com a excelência técnica e a sustentabilidade, contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida da população local”, afirma Marcos Camelo, Diretor Regional de Ferrovias, da TÜV Rheinland na América Latina.

O projeto do VLT integra um plano mais amplo de modernização e expansão da infraestrutura urbana em Salvador, com impacto positivo na mobilidade urbana e na redução das emissões de carbono.

Foco em mobilidade

A TÜV Rheinland também participou do projeto da Linha 17 do Metrô de São Paulo, sendo contratada pelo consórcio BYD SkyRail para realizar a integração e certificação global dos sistemas do monotrilho. Essa iniciativa marcou a primeira vez que uma linha de monotrilho no Brasil passou por um processo de certificação independente.

O escopo de trabalho da TÜV Rheinland incluiu a auditoria de mais de 300 interfaces relacionadas ao projeto de sinalização, controle de velocidade e aceleração dos trens, fornecimento de energia, telecomunicações, aparelhos de mudança de via e comunicação com operadores e centros de controle. A auditoria foi conduzida de acordo com as normas europeias EN 50126, que estabelecem requisitos de confiabilidade, disponibilidade, manutenção e segurança (RAMS) para aplicações ferroviárias, além dos níveis de integridade de segurança (Safety Integrity Level - SIL), alguns dos quais atingem o nível SIL 4, o mais rigoroso estabelecido pelas regulamentações internacionais CENELEC EN 50126, 50128 e 50129.

O Trecho 1 da Linha 17 - Ouro, quando concluído, terá uma extensão operacional de 6,7 km, conectando o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com oito estações ao longo do trajeto. A previsão de início das operações é para 2026.

Ainda em São Paulo, a TÜV Rheinland também realizou os estudos de engenharia que viabilizaram a oferta vencedora do leilão do Trem Intercidades de São Paulo, realizada pelo consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, liderado pelo Grupo Comporte, em parceria com a estatal chinesa CRRC.

TÜV Rheinland
Intelligenzia

BRASFRIGO CHEGA AOS 50 ANOS CRESCENDO FORTE E LIDERANDO MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS CONGELADOS NA AMÉRICA LATINA

Empresa do Grupo BMG planeja crescer em 2025 com reativação de complexo portuário e investimentos em inovação

Instalações da Brasfrigo em Itajaí - Santa Catarina

A Brasfrigo celebra 50 anos de atuação apostando na inovação e na sustentabilidade para ampliar a liderança no setor de cargas congeladas na América Latina. A empresa, pertencente ao grupo mineiro BMG, detém uma das mais robustas infraestruturas logísticas do mundo no setor, oferecendo serviços de armazenagem, movimentação e unitização de contêineres de produtos congelados destinados à exportação.

Presente em pontos estratégicos como Itajaí (SC) e Uberlândia (MG) e com atuação em 150 países, a Brasfrigo é literalmente um nome de peso no setor, com uma capacidade de armazenar 52 mil toneladas de produtos congelados, volume que deve crescer 17% em movimentação, em 2025, segundo projeta José Humberto Côrtes, diretor da empresa.

Na unidade de Itajaí, que marca presença no Complexo Portuário, as câmaras frigorificadas operam a temperaturas de até -25°C, permitindo a movimentação mensal de mais de 70 mil toneladas de cargas no sistema “drive-cargo”.

“Os bons resultados da Brasfrigo são reflexo de uma trajetória pautada na inovação, na qualidade e na responsabilidade. Estamos prontos para continuar evoluindo, contribuindo para o desenvolvimento logístico do país e para um setor mais eficiente e sustentável”, afirma o diretor.

Côrtes lembra que a Brasfrigo é reconhecida mundialmente pelo compromisso com a tecnologia de ponta e qualidade. Um exemplo disso é a certificação BRCGS Storage & Distribution (S&D), com classificação "A" - mais alto nível de excelência no segmento de armazenagem e distribuição.

Sustentabilidade como pilar estratégico

Além da excelência operacional, a Brasfrigo tem se destacado por suas práticas sustentáveis. Entre os projetos implantados está o sistema de reutilização da água do degelo, que proporciona uma economia de cerca de 900 mil litros de água por mês. Em 2019, a companhia foi reconhecida pelos 17 indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e recebeu o Selo Verde, reforçando seu compromisso com a responsabilidade ambiental.

De olho no futuro, a empresa segue investindo em tecnologia e modernização. Uma das novidades para 2025 é a migração para um novo sistema operacional, ainda mais seguro e com dados em tempo real, o que trará mais agilidade e precisão aos processos internos.

Brasfrigo
Link Comunicação
 

sexta-feira, 2 de maio de 2025

FABRICANTE BRASILEIRA APOSTA EM NOVA DEMANDA POR BATERIAS PARA ATENDER CRESCIMENTO DA CONECTIVIDADE E SERVIÇOS DE TELECOM E DATA CENTERS

Com presença na Abrint 2025, evento dos provedores de internet, Powersafe apresenta soluções de armazenamento energético que aumentam segurança e autonomia aos serviços de conectividade, banda larga e dados no País

A maior necessidade por segurança de suprimento de energia elétrica nas operações de telecomunicações, de provedores de internet e de data centers tem impulsionado o desenvolvimento de novas soluções de armazenamento energético no Brasil. A Powersafe, fabricante brasileira de baterias e sistemas de energia, vai apresentar, durante Abrint 2025, um dos maiores eventos na área, as tendências tecnológicas que trarão mais autonomia e independência aos serviços de conectividade, banda larga e dados.

Entre as novidades, a Powersafe destacará soluções com baterias de lítio, que oferecem maior densidade energética, vida útil estendida e manutenção reduzida, alinhadas às últimas tendências globais no setor.

Considerado um dos maiores eventos voltados para Provedores de Serviço de Internet (ISPs), a Abrint 2025 deve reunir, entre os dias 7 e 9 de maio, em São Paulo (SP), milhares de profissionais do setor para discutir infraestrutura de telecomunicações, inovação em redes, desafios regulatórios e novas tecnologias. O evento acontece no Expo Pavilhões - Distrito Anhembi, zona norte da capital paulista.

Na ocasião do evento, a Powersafe traz as soluções de armazenamento de energia e backup energético para infraestrutura crítica de telecomunicações e provedores de internet, incluindo baterias para torres de telecom e redes de fibra óptica, normalmente instaladas em locais com quedas frequentes de energia.

A empresa também reforça seu compromisso com a eficiência energética, oferecendo soluções que contribuem para a redução de custos operacionais e impactos ambientais, aspectos cada vez mais valorizados pelo setor.

A companhia traz ainda soluções de backup para data centers e infraestrutura de rede, fundamentais para garantir redundância e segurança energética. As tecnologias da Powersafe foram desenvolvidas para trazer mais eficiência e confiabilidade na operação dos ISPs, assegurando continuidade de serviço e redução de downtime.

“Além de ser o maior mercado de telecom do País, o estado de São Paulo concentra grande parte dos Provedores de Serviço de Internet (ISPs) e empresas de infraestrutura digital que impulsionam a conectividade no Brasil. Com a crescente demanda por energia confiável para data centers, torres de Telecom e infraestrutura de redes, nossas soluções destinam-se, na prática, a manter continuidade operacional, segurança energética e eficiência na distribuição de energia para os players do setor”, comenta Leandro Alvares, Diretor Executivo da Powersafe.

A Abrint 2025 contará com congressos técnicos, feira de negócios e oportunidades de networking, sendo um espaço estratégico para fabricantes, distribuidores, integradores e prestadores de serviço do setor de telecom.

Serviço
Powersafe na Abrint 2025
De 7 a 9 de maio, das 10h às 18h
Expo Pavilhões - Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - Portão 38 - Santana, São Paulo
Estande da Powersafe: Estande I29

A Powersafe está entre as maiores indústrias e distribuidoras de baterias para aplicações especiais da América do Sul.
Além disso, com mais de 20 anos de experiência, é referência no mercado, fornecendo soluções de alta qualidade e confiabilidade para diversos segmentos. Oferecendo suporte técnico pré e pós-venda, a empresa garante segurança e eficiência em cada projeto. A Powersafe também possui iniciativas voltadas à eficiência energética e ao uso responsável de recursos, reforçando seu papel como parceira estratégica para um futuro energético mais sustentável. Conte com uma equipe de especialistas na hora de realizar o seu projeto. Certamente, a Powersafe é uma parceira confiável para suas necessidades energéticas

Powersafe
TOTUM Comuninação

SÃO PAULO OKTOBERFEST 2025 ABRE VENDAS DE INGRESSOS PARA O PÚBLICO COM INGRESSO FLEX E MELHOR PREÇO ANTECIPADO

A São Paulo Oktoberfest, principal festival da cultura alemã em São Paulo, inicia na segunda-feira, 05 de maio, as vendas de ingressos para o público geral. A 8ª edição do evento acontece de 19 de setembro a 5 de outubro, no Parque Villa-Lobos, e promete consolidar-se novamente como uma das maiores celebrações culturais da cidade.

Com a abertura das vendas do primeiro lote, o público pode garantir o Ingresso Flex, que oferece a possibilidade de compra antecipada pelo melhor valor e a liberdade de escolha da data para apreciar a festa até 16 de junho. Os valores do primeiro lote são: R$ 69,00 para meia-entrada; R$ 79,00 para ingresso solidário (com doação de 1 kg de alimento não perecível); e R$ 138,00 para o ingresso inteiro.

Além dos ingressos avulsos, estarão disponíveis combos para curtir um final de semana completo — sexta, sábado e domingo — com 10% de desconto sobre o valor unitário: combo meia-entrada por R$ 186,30, combo solidário por R$ 213,30 e combo inteira por R$ 372,60.

Os clientes Bradesco que adquirirem seus ingressos utilizando cartões de débito ou crédito Bradesco, Bradescard, next ou Digio — de qualquer bandeira — terão direito a uma série de vantagens especiais. Além de garantir 15% de desconto sobre o valor do ingresso inteiro, os clientes do banco receberão a caneca oficial colecionável da São Paulo Oktoberfest, que poderá ser retirada diretamente no evento. Outro diferencial importante é o acesso ao Fast Pass: uma fila exclusiva que proporcionará entrada mais rápida e prática nos dias de festival.

> A compra deve ser feita exclusivamente pelo site São Paulo Oktoberfest. 

Os ingressos garantem acesso a todas as áreas abertas ao público, com exceção apenas dos espaços reservados a convidados especiais das empresas participantes. Um dos grandes atrativos da São Paulo Oktoberfest é que o ingresso já inclui, sem qualquer custo adicional, o acesso completo ao parque de diversões, oferecendo uma experiência ainda mais completa para crianças, jovens e famílias.

A caneca oficial da São Paulo Oktoberfest é um dos símbolos tradicionais do evento, reforçando a experiência cervejeira que caracteriza a festa. Com capacidade de 500ml, o acessório é utilizado pelos visitantes durante o festival e se tornou um item de coleção entre os frequentadores. Neste primeiro lote, exclusivamente, a caneca oficial tem o valor de R$ 35,00 e deverá ser retirada no evento.

Experiências cervejeiras e gastronômicas ampliadas

Inspirada na tradição da Oktoberfest de Munique, a São Paulo Oktoberfest trará uma edição ainda mais robusta em 2025, com estrutura ampliada, mais acessível, plana e reforçada para proporcionar conforto e segurança a todos. A programação musical será distribuída em três grandes palcos: o Palco Biertent, na tenda principal, que receberá os shows de destaque do festival; o Palco Bradesco com atrações especiais e a ativação de marca do Bradesco no evento; e o Coreto das Apresentações Artísticas, reservado para grupos germânicos e performances culturais típicas.

As experiências cervejeiras e gastronômicas do festival deste ano serão ampliadas. Além das mais de 80 opções já tradicionais, serão inauguradas duas novas áreas dedicadas exclusivamente à culinária alemã, com cardápios típicos e originais que fortalecem ainda mais a identidade cultural do evento.

Reconhecida internacionalmente, a São Paulo Oktoberfest é o único festival fora da Alemanha a contar com o apoio formal do Governo do Estado da Baviera, chancela inédita que reforça a autenticidade e a originalidade do evento. “Essa parceria inédita, pelo segundo ano consecutivo, fortalece de maneira muito consistente os nossos laços culturais e turísticos com a Alemanha e reconhece, de forma oficial, a autenticidade, a originalidade e a qualidade do nosso festival”, afirma Walter Cavalheiro Filho, fundador e presidente do evento.

A tecnologia também será protagonista em 2025. A Imply ElevenTickets, empresa referência em soluções digitais, fornecerá um ecossistema integrado para venda de ingressos online e nas bilheterias, controle de acessos com reconhecimento facial, plataforma de pagamentos cashless para alimentos e bebidas, além de autoatendimento e monitoramento em tempo real. O objetivo é oferecer mais praticidade, agilidade e segurança para os visitantes.

Desde sua criação em 2017, a São Paulo Oktoberfest já recebeu mais de 600 mil visitantes e consolidou-se como uma das maiores festas temáticas da América Latina, valorizando a integração cultural, a gastronomia de qualidade, o entretenimento e o turismo de experiência.

São Paulo Oktoberfest
Head de Comunicação
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

TRANSPARÊNCIAS E APARÊNCIAS. Por Marli Gonçalves*

Transparências definitivamente estão na moda. E muito usadas na aparência meio oculta, uma sugestão do que se quer mostrar – mas não muito – como se postos por detrás de uma bruma. As pernas, umas pontinhas do corpo, uma coisinha aqui, outra ali. Mas transparências e aparências têm muito mais a mostrar. Ou esconder.

A moda cada vez mais usa da transparência na criação, inclusive na moda masculina, que eles andam bem loucos para mostrar seus tanquinhos, tatuagens e bíceps. Recentemente apareceu até um tecido imitando a cor da pele; funciona como uma redinha que segura decotes tornando-os mais comportados, deixando apenas que a imaginação anteveja, uma ilusão de ótica, e em roupas de gala.

Transparências e aparências, contudo, se combinam também em muitas outras coisas e conceitos. Inclusive em nossa cara, me dou conta. Inclusive por ter uma que se eu deixar livre e distraída mostra exatamente meus sentimentos, o que acho do que escuto, o que penso, o que me agrada e desagrada. Difícil disfarçar.

Pensam que isso é legal? Pode até ser, claro, pela naturalidade e sinceridade. Mas por conta disso corro riscos severos. Quantas vezes tive de me concentrar e muito para não mudar uma linha de expressão, congelar o rosto, ao ouvir algum surpreendente absurdo vindo de alguém que eu não poderia ou teria condições de contestar, nem sentido fazer isso até para não me prejudicar. Não dá para ser transparente o tempo inteiro, isso é bastante claro. Já apelei até por me beliscar disfarçadamente.

Não posso dar muitos exemplos, nem nome aos bois, que trabalho em regime de confidencialidade total. Mas há muitos anos fui chamada a uma reunião em uma cidade litorânea de turismo onde um morro se avolumava, começando a despontar na paisagem com todas as suas mazelas, aparecendo em uma das avenidas principais da cidade. O prefeito achava aquilo feio e queria propor e efetivar uma solução que jamais esqueci, principalmente porque ele a declarou, sério, mostrando com as mãos em um movimento de tampar aquilo. A ideia dele era simplesmente construir uma “cortina verde”, como chamou, gigantesca, de quilômetros, que encobrisse a miséria. Entendem o que é não poder mexer um músculo ao ouvir uma barbaridade?

Situação comum na profissão de jornalista. Temos de ouvir, sem pestanejar, explicações, respostas aos fatos que acompanhamos e noticiamos. É muito doido ainda ver também como as pessoas são capazes de falar os maiores absurdos sem corar e tentando nos convencer de sua inocência, de sua “verdade”. Quando acontece acaba sendo uma troca maluca de aparências. Nós não podemos aparentar saber que aquela resposta não tem qualquer transparência. Ironicamente vemos o esforço do outro de se mostrar transparente respondendo com mentiras cabeludas.

Comento sobre esse assunto porque acabei de ver e ouvir pela tevê as tentativas de explicação de um ministro sobre mais uma batida de carteira, mais um golpe, desta vez nos aposentados. E a imprensa ainda obrigada a chamar bandidos de suspeitos.

Pude gargalhar à vontade, livremente. É bom, evita rugas, e nem precisa do botox que está deixando é muita gente com a cara sem expressão. Depois negam que tenham feito qualquer procedimento, com a maior e mais imexível cara dura.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


CÂMARA DE COMÉRCIO FRANÇA-BRASIL (CCIFB) ELEGE NOVO PRESIDENTE NACIONAL EM ANO COMEMORATIVO DE SEUS 125 ANOS

Jean-Michel Lang assume por dois anos com o propósito de fomentar de novos negócios, inovação e manifestações culturais entre os dois países

No ano em que comemora 125 anos, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) elegeu seu novo presidente pelos próximos dois anos. Jean-Michel Lang, CEO da VINCI Energies do Brasil, além de ser presidente da regional do Rio de Janeiro, também será o presidente nacional da entidade.

O novo presidente assume em um ano simbólico que comemora, também, os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. “A França e o Brasil compartilham laços históricos, culturais e econômicos que se fortalecem a cada década. Como novo presidente nacional, tenho o compromisso de ampliar ainda mais essa parceria estratégica, promovendo o diálogo, o investimento e a inovação entre nossos setores empresariais”, destaca Lang, engenheiro formado pela Arts et Métiers, com 40 anos de trabalho na indústria de energia, tendo atuado em dezenas países, dentre os quais o Brasil, onde está há cinco anos.

Por conta do aniversário e da nova presidência, a CCIFB foi homenageada com uma moção pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

Fomento aos negócios bilaterais

A França é o terceiro país com mais investimentos no Brasil, com mais de mil empresas atuando e gerando mais 600 mil empregos diretos. “Nestes próximos dois anos, trabalharemos para consolidar novas oportunidades de negócios, aproximar empresas francesas e brasileiras e reforçar o papel da Câmara como um pilar essencial no desenvolvimento econômico sustentável de ambas as nações”, reforça.

A escolha do novo presidente aconteceu em evento comemorativo dos 125 anos da CCIFB, realizado na BiblioMaison, localizada no prédio oficial do Consulado da França. O evento celebra não apenas a trajetória da instituição, a mais antiga do gênero na Cidade Maravilhosa e a mais antiga Câmara de Comércio bilateral em atuação no Brasil.

Para compor a sua diretoria, Lang convidou Aurelien Maudonnet e Milena Palumpo, para vice-presidência. Compõe ainda a diretoria, Antonio Alberto Gouvêa Vieira, Hervé Le Gavrien, Patrick Sabatier, Gilberto Ururahy, Carlos Roberto Siqueira de Castro, Rodrigo Santiago e Gil Maranhão. Pela primeira vez na história, a CCIFB terá cinco mulheres no Conselho de Administração. Das cinco, duas são negras: Rafaela Bastos e Marcelle Medeiros.

O início das celebrações começou com a iluminação em azul, branco e vermelho de um dos maiores símbolos nacionais e uma das setes maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor.

Ano comemorativo

O ano de 2025 marca diversas outras datas importantes para a instituição. Uma delas é os 25 anos do Prêmio Personalidade França-Brasil que, no ano passado, homenageou a Izabella Teixeira, bióloga e ex-ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil.

Ainda dentro das comemorações do ano, a Temporada do Brasil na França e da França no Brasil 2025, que já teve início na Europa, vai promover uma série de projetos voltados para a juventude, com o objetivo de levar adiante essa dinâmica além da temporada.

Com foco em promover a troca de experiências e as melhores oportunidades de negócios para os empresários, a CCIFB celebra também os 10 anos do Conexão Carioca, networking de negócios para parcerias, trocas de ideias e novas oportunidades de negócios.

Câmara de Comércio França-Brasil
Lacomunica

quinta-feira, 1 de maio de 2025

KEPLER WEBER APRESENTA NA AGRISHOW 2025 A KW SELECT E A CTF CARRETEL, NOVOS EQUIPAMENTOS PARA LIMPEZA E TRANSPORTE DE GRÃOS

A Kepler Weber (KEPL3) apresenta, durante a Agrishow 2025 – principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina e que ocorre até 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP) –, dois lançamentos que ampliam o portfólio de soluções para o pós-colheita da companhia, a KW Select, nova máquina de limpeza de grãos com alta capacidade operacional, e a CTF Carretel, correia transportadora fechada projetada para tornar o transporte de grãos mais eficiente, seguro e sustentável. Os equipamentos, criados por um time multifuncional da empresa, são fruto de um investimento de R$ 5,3 milhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) no último ano.

KW Select

Com capacidade de 300 toneladas por hora, a KW Select representa um ganho de cerca de 25% em relação às soluções atualmente disponíveis no mercado. O modelo incorpora tecnologia embarcada para automação das regulagens, sensores inteligentes, além de melhorias em segurança operacional. A máquina também se destaca pela eficiência de limpeza, removendo até 60% das impurezas – superior aos 50% alcançados em média pelos modelos tradicionais.

“Além da capacidade, outro diferencial do produto são os sensores inteligentes embarcados no projeto e um sistema de automação para a regulagem da máquina. Isso reduz a necessidade de ajustes manuais, otimizando a mão de obra e aumentando a segurança dos operadores. Ainda falando em tecnologia, o equipamento possui um aplicativo para dispositivos móveis que permite aos operadores monitoramento em tempo real”, afirma a doutora Marina Pozitano, analista sênior de marketing de portfólio da Kepler Weber.

Entre os destaques da Kepler Weber na feira está também o lançamento da CTF Carretel, primeiro modelo de uma nova linha de soluções para transporte de grãos. Com capacidade de até 240 toneladas por hora, a correia transportadora fechada inaugura uma série de equipamentos que atenderão altas capacidades e diferentes contextos operacionais. Projetada para responder às crescentes demandas por segurança, sustentabilidade e eficiência, a estrutura enclausurada reduz a emissão de poeira no ambiente, enquanto os carretéis em aço carbono, que substituem os roletes tradicionais, garantem menor desgaste e maior durabilidade. 

A solução também conta com sensores inteligentes que monitoram automaticamente o funcionamento, identificando falhas como aquecimento ou desalinhamento. Recursos como base ajustável, esticamento automático, tampas de fácil acesso, guias móveis e um sistema autolimpante para o pé da estrutura, tornam o uso mais prático e ajudam a adaptar o produto a diferentes contextos operacionais.

CTF Carretel

“A CTF Carretel foi pensada para unir robustez, inteligência e praticidade. É uma solução pensada para os desafios reais do campo, com alta performance e um design que facilita a operação e reduz paradas. Buscamos entregar um equipamento alinhado à realidade dos nossos clientes e às demandas do agronegócio brasileiro”, ressalta Pozitano.

Investimentos em pesquisa e inovação fazem parte do KW 2030, plano estratégico da Kepler Weber que, com diferentes pilares, visa também impulsionar o lançamento de novos produtos. A companhia tem aportado recursos para acelerar o ritmo de inovação, que passou de um novo produto a cada quatro anos, em 2008, para um a cada 1,5 ano atualmente.

“Nossa visão é de um futuro com inovação contínua, e seguiremos trabalhando para que, nos próximos anos, possamos atingir a meta de um lançamento anual, fortalecendo nossa posição de liderança no mercado”, destaca Bernardo Nogueira, CEO da Kepler Weber.

Durante a Agrishow 2025, os visitantes poderão conhecer os dois equipamentos através de materiais digitais interativos. A presença na feira faz parte de um calendário estratégico de participação em mais de 30 eventos ao longo do ano, nas principais regiões produtoras do país.

“As feiras agrícolas são uma vitrine estratégica para apresentarmos nossas soluções, fortalecermos parcerias e estarmos ainda mais próximos dos produtores. São momentos valiosos de troca, aprendizado e negócios que impulsionam todo o nosso negócio”, afirma Nogueira.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve produzir nesta safra mais de 330 milhões de toneladas de grãos. O volume projetado é recorde e amplia a urgência por soluções eficientes de beneficiamento e armazenagem. O déficit estrutural de armazenagem do país já ultrapassa 120 milhões de toneladas, o equivalente a algo em torno de 36% da capacidade instalada.

“A armazenagem de grãos sempre foi essencial, mas hoje se tornou um fator crítico para a competitividade do agricultor. Com safras cada vez maiores e desafios logísticos, ter estrutura de armazenagem própria deixou de ser apenas uma vantagem e passou a ser uma necessidade estratégica para a rentabilidade e a segurança da produção”, conclui o CEO da Kepler Weber.

Serviço
AGRISHOW 2025
De 28 de abril a 2 de maio de 2025, das 8h às 18h.
Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)

Kepler Weber
Agência Fato Relevante

EXPOMAFE 2025 IMPULSIONA A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA INDÚSTRIA 4.0

A 4ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que acontece de 6 a 10 de maio de 2025, no São Paulo Expo, destaca a integração entre Indústria 4.0 e sustentabilidade, evidenciando como as tecnologias avançadas estão moldando um futuro industrial mais sustentável e eficiente.

A adoção de tecnologias da Indústria 4.0 tem sido essencial para minimizar o desperdício de matéria-prima e otimizar o consumo energético. “Processos mais inteligentes e integrados contribuem para operações mais sustentáveis, alinhando eficiência produtiva com responsabilidade ambiental. Big Data, Internet das Coisas (IoT), robótica avançada e manufatura aditiva são algumas das soluções que já estão transformando o setor e serão amplamente debatidas durante a EXPOMAFE 2025”, ressalta Maria Cristina Moreira, presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da ABIMAQ.

Durante a feira, a ABIMAQ apresenta o Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0, este ano com foco nos níveis de Maturidade Tecnológica em Máquinas e Equipamentos, a Arena Intralogística e de Movimentação de Carga e a Ilha Soldagem & Corte. Esses espaços reunirão expositores, trazendo o que existe de mais avançado em tecnologia-para a eficiência dos processos industriais.

A EXPOMAFE 2025 destacará como a automação industrial e a digitalização podem contribuir para um futuro mais verde e eficiente. Entre as soluções sustentáveis impulsionadas pela Indústria 4.0, estão:

Sensores inteligentes conectados que possibilitam o monitoramento em tempo real do consumo de energia, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência operacional.

Redução de resíduos, otimizando a produção e eliminando etapas desnecessárias, permitindo a personalização sob demanda.

Simulações virtuais de processos e equipamentos para testar novas configurações e aprimorar a eficiência produtiva sem desperdício de recursos físicos.

Uso de robôs colaborativos (cobots), reduzindo erros, melhorando a segurança no ambiente de trabalho e minimizando o desperdício de materiais.

Monitoramento e análise preditiva para evitar falhas na produção e otimizar a utilização de matérias-primas e insumos.

Gestão sustentável de resíduos, com rastreamento, redução e reaproveitamento de resíduos industriais, fortalecendo a economia circular.

A Indústria 4.0 não apenas aumenta a produtividade, mas também desempenha um papel essencial na criação de processos mais sustentáveis. “A EXPOMAFE 2025 será um ponto de convergência para as empresas que buscam inovação e compromisso ambiental, consolidando-se como referência na promoção de um setor industrial mais eficiente e sustentável”, conclui José Velloso, vice-presidente da ABIMAQ.

Serviço
EXPOMAFE 2025
De 6 a 10 de maio de 2025 - Terça a sexta: 10h às 19h | Sábado: 09h às 17h
São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, KM 1,5
> Credenciamento pelo site EXPOMAFE

A EXPOMAFE é a maior feira do setor de máquinas-ferramenta e automação industrial da América Latina, reunindo as principais inovações tecnológicas e tendências globais da indústria. Com um espaço dedicado à transformação digital e à Indústria 4.0, o evento é estratégico para negócios, networking e desenvolvimento de soluções que impulsionam a competitividade do setor. Uma iniciativa da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, promovida e organizada pela Informa Markets, a feira se consolidou como a maior e mais completa do setor na América Latina. Clique aqui e acesse o site.

ABIMAQA Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) atua há mais de 85 anos no fortalecimento do setor industrial brasileiro. Com mais de 1.700 empresas associadas, a entidade trabalha na promoção de inovação, competitividade e desenvolvimento tecnológico para impulsionar a indústria nacional. Clique aqui e acesse o site.

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Clique aqui e acesse o site.

EXPOMAFE 2025
DFREIRE Comunicação e Negócios

SENAI PARANÁ CRIA BIOCARVÃO A PARTIR DE CAROÇOS DE AZEITONA

Um resíduo que antes era descartado ganhou destino nobre graças à tecnologia e à inovação. O Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, em parceria com a empresa Vale Fértil, concluiu recentemente um projeto que transforma caroços de azeitona em biocarvão, ou biochar - material poroso, versátil e com alto potencial de uso ambiental e industrial.

Produzido por meio de um processo de carbonização, o biochar demonstrou uma expressiva capacidade de adsorver poluentes e metais pesados, mostrando-se eficaz para o tratamento de efluentes gerados durante a produção de azeitonas. Além da aplicação em sistemas de tratamento de água, o material também pode atuar como condicionador de solos, insumo para práticas de agricultura regenerativa e até como matéria-prima para fabricação de cerâmicas e tijolos.

Recurso de alto valor agregado

A proposta vai além da simples destinação de resíduos: reforça os princípios da bioeconomia e da economia circular, ao transformar um subproduto que antes não tinha aproveitamento em um recurso de alto valor agregado e diversas possibilidades de uso. “Estamos falando de uma solução que não apenas agrega valor ao resíduo, mas também contribui com a sustentabilidade de processos industriais e agrícolas”, destaca a equipe de pesquisadores do IST em Meio Ambiente e Química.

Os resultados do projeto já extrapolaram fronteiras. As descobertas foram apresentadas em dois importantes eventos internacionais: a 17ª Conferência da International Water Association (IWA) sobre Pequenos Sistemas de Água e Esgoto (SWWS) e a 9ª Conferência da IWA sobre Saneamento Orientado a Recursos (ROS). A participação em fóruns globais reforça o potencial da tecnologia para gerar impactos positivos em escala mundial.

Com a conclusão bem-sucedida desta etapa, a expectativa é de que novas aplicações e parcerias sejam desenvolvidas, ampliando ainda mais as possibilidades de uso do biochar na indústria, no meio ambiente e na agricultura.

Sistema Fiep
Federação das Indústrias do Estado do Paraná

SHELL STARTUP ENGINE BRASIL ABRE INSCRIÇÕES PARA QUINTA EDIÇÃO

Em um cenário em que a inovação é a chave para enfrentar os desafios globais, a Shell Brasil está com inscrições abertas para o Shell StartUp Engine (SSE), programa que impulsiona o empreendedorismo com soluções voltadas para tecnologias sociais e alternativas energéticas mais limpas, eficazes e seguras. A iniciativa recebe inscrições até o dia 10 de maio pelo site da Shell.

Durante quatro meses, os participantes passam por uma jornada imersiva com mentorias, workshops e conexões com especialistas da Shell e do ecossistema de inovação. Para participar, as empresas devem estar registradas no Brasil, ter até R$ 50 milhões de receita anual, contar com até 100 colaboradores e possuir menos de cinco anos de operação e estar em estágio pré-série A de investimento.

Durante a etapa de pré-seleção são realizadas as “FastTrack pitching”, encontros onlines e presenciais que oferecem às startups uma oportunidade de apresentar seus negócios para especialistas da Shell Brasil.

O pitch abrange diversos aspectos, desde uma visão geral do problema/solução até o modelo de negócio da startup, sua proposta de valor, potencial de mercado, diferenciação, tração comercial e de investimento, além de esclarecer os objetivos com o Programa. As startups interessadas podem se inscrever nos eventos FastTrack por meio do mesmo link utilizado para se inscreverem no Programa.

Agenda de Eventos FastTrack
06 Maio - presencial – São Paulo
08 Maio - presencial – Rio de Janeiro
09 Maio – online
13 Maio - online

"Acreditamos que para a geração de alternativas energéticas diversificadas e sustentáveis, as ideias inovadoras e disruptivas são fundamentais. O Shell StartUp Engine Brasil reflete nosso compromisso em apoiar o ecossistema empreendedor, impulsionando soluções que promovam a inclusão social, as energias limpas, eficientes e seguras. Queremos estar ao lado de startups que compartilham a visão de um mundo mais justo para todos", afirma Maria Angert, gerente de Performance Social da Shell Brasil.

Sobre o programa

Lançado no Brasil em 2020, o Shell StartUp Engine é uma iniciativa global voltada a startups em estágio inicial e intermediário, com o propósito de impulsionar o crescimento de negócios inovadores por meio de workshops, mentorias especializadas e conexões estratégicas com investidores e parceiros.

O programa apoia empreendimentos que desenvolvem tecnologias sociais e soluções energéticas baseadas em fontes mais limpas e eficientes. Desde sua criação, o SSE já acelerou mais de 150 startups ao redor do mundo. No Brasil, o programa chega à sua quinta edição com um histórico de 41 startups aceleradas e mais de 100 fundadores impactados.

Nesta edição, podem se inscrever startups que atuem em uma das cinco áreas temáticas do programa: Soluções Baseadas na Natureza; Biocombustíveis e Mobilidade; Soluções Energéticas e Mercado de Energia; Descarbonização e Eficiência Energética; e Tecnologia Social.

Para Gabriella Ribeiro, CEO da Télos, startup acelerada na edição de 2024, o programa foi um divisor de águas: “Participar do Shell StartUp Engine Brasil foi um marco transformador na nossa jornada. O programa nos ajudou a consolidar a base do que estamos construindo hoje, com uma visão clara de como nos posicionar no mercado corporativo. Conseguimos estruturar melhor nossas soluções, aprimorar o pitch e tornar nosso modelo de negócios mais robusto e estratégico para o universo enterprise”.

O programa é realizado majoritariamente de forma online, com atividades acessíveis a startups de todo o país. Também estão previstos encontros presenciais: o Investment Game, em São Paulo, e o Demo Day, no Rio de Janeiro.

Para saber mais sobre o Shell StartUp Engine clique aqui.

ShellHá 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Shell Brasil
Edelman

FUNDAÇÃO SCHNEIDER ELECTRIC APOIA A FORMAÇÃO DE MAIS DE 70 MIL ALUNOS DO SENAI E AMPLIA ACESSO À CAPACITAÇÃO EM ENERGIA

Iniciativa contribui para o desenvolvimento das competências essenciais para a Indústria 4.0 e uma transição energética justa em 11 estados e 30 cidades do Brasil, incluindo comunidades ribeirinhas atendidas por um barco-escola

Barco-escola Senai

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, está, por meio da Fundação Schneider Electric, ampliando o acesso à capacitação profissional em energia e a cursos correlatos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Brasil. A iniciativa vai ajudar na formação de 74 mil jovens em 11 estados e 30 cidades do país até 2028.

Entre as 31 unidades do SENAI selecionadas está o Barco Escola Samaúma, que leva formação técnica a comunidades ribeirinhas do Amazonas. Com laboratórios modernos, a embarcação percorre cinco municípios por ano, conforme a solicitação das prefeituras interessadas, oferecendo cursos durante os 2,5 meses em que permanece ancorada no porto local.

Além do Samaúma, as demais unidades do SENAI participantes oferecem capacitação em áreas estratégicas para a transição energética e a digitalização da indústria, abrangendo desde automação industrial e eletricidade básica para aplicações residenciais e prediais até temas com foco em sustentabilidade, energias renováveis e infraestrutura para carregadores elétricos.

No total, quase 9 mil dos 74 mil alunos beneficiados no país estão na Amazônia Legal - sendo o barco-escola uma parte essencial desse projeto -, o que amplia o acesso à qualificação profissional e impulsiona a inclusão e a transição energética na região.

Em parceria com o Departamento Nacional do SENAI, a Schneider Electric também viabiliza a atualização dos laboratórios com a doação de equipamentos e softwares de última geração, como inversores e painéis solares e baterias, CLPs (Controladores Lógicos Programáveis), disjuntores e sistemas IHM (Interface Homem-Máquina), entre outros, além de treinamentos com tecnologias avançadas e que abordam digitalização de sistemas.

“Para a Schneider Electric, a educação é um pilar essencial para o desenvolvimento e a inclusão social”, afirma Roberto Rossi, presidente da Schneider Electric para o Brasil. “Quando capacitamos jovens com conhecimentos em energia, automação, digitalização e eficiência energética, contribuímos para formar profissionais preparados para liderar a transição energética e construir um futuro mais inteligente e sustentável.”

“Essa parceria reforça o compromisso do SENAI em qualificar profissionais para os desafios da indústria moderna. Combinamos o desenvolvimento de competências técnicas voltadas às novas tecnologias industriais, preparando os alunos para um mercado que exige cada vez mais inovação e sustentabilidade." afirma Gustavo Leal, diretor-geral do SENAI.

Agora, o programa avança para as regiões da Amazônia Legal, com seis escolas situadas nos municípios de Belém, Barcarena, Altamira, Bragança, Marabá e Santarém, no Pará, além da unidade móvel – um barco-escola – no Amazonas, beneficiando, ao todo, alunos em 11 estados do país.

"A chegada da iniciativa à Amazônia Legal, região que sediará a COP30 no final deste ano, reforça o compromisso global da companhia de capacitar 1 milhão de pessoas em gestão de energia até 2025”, conta Rossi. Até o momento, mais de 824 mil foram treinados, com a colaboração de mais de 400 organizações em 60 países.

Schneider ElectricNosso propósito é criar impacto, capacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”. Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência. Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes. Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.

SENAIO Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores. Maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo, está presente nos 26 estados e no DF, com mais de 3 milhões de matrículas/ano. Em 83 anos de história, formou mais de 91,9 milhões de pessoas em cursos técnicos, de qualificação, nível superior, aperfeiçoamento e especialização, sempre alinhados às demandas do setor produtivo

Schneider Electric
RPMA Comunicação

quarta-feira, 30 de abril de 2025

EXPO ELEVADOR DEBATE O NÚMERO DE ACIDENTES COM ELEVADORES E COMO AS NOVAS TECNOLOGIAS PODEM TRAZER MAIS SEGURANÇA E CONFORTO AOS USUÁRIOS

No ano passado, 770 pessoas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo em situação de risco em elevadores. Houve um aumento de cerca de 11,5% em relação a 2023 (685). E mais de 40 pessoas morreram em acidentes com elevadores no Brasil em 2024, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores.

A baixa renovação dos elevadores em funcionamento, a necessidade de economizar por parte dos condomínios, que acabam não trocando peças e componentes novos e a baixa qualidade dos serviços, estão entre as principais causas dos acidentes, segundo os especialistas.

Esse será um dos temas nos painéis da Expo Elevador, o mais importante evento do setor na América Latina, que acontece de 06 a 08 de maio no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. A feira reúne mais de 100 expositores, a maioria da China, Europa e Estados Unidos, além do Brasil.

O segmento de elevadores movimenta mais de R$ 10 bilhões por ano e se beneficiará, em 2025, do desempenho do mercado imobiliário em 2024, considerado um dos melhores anos da história para a comercialização de apartamentos e casas novas. No total, foram vendidos quase 190 mil imóveis no período.

Boas perspectivas

A Wittur Brasil e outras marcas globais estarão presentes à feira, como a Weg (multinacional brasileira em eletroeletrônicos com operações em 17 país), Prysmian (líder em soluções de cabeamento, transição energética e digital presente em mais de 50 países), Schmersal (líder em fabricação de segurança industrial em 20 países), além de dezenas de empresas nacionais de destaque.

Otimista com o crescimento do mercado de elevadores no Brasil, Edilberto Cardoso de Almeida, diretor da Expo Elevador, acredita que o envelhecimento populacional, o crescimento das cidades e a expansão das zonas urbanas são fatores determinantes para o crescimento do mercado de elevadores e escadas rolantes.

Painéis de debates

Além da feira, diversos painéis de debates estão previstos para analisar as principais tendências do mercado de elevadores. Um dos principais debates aborda o risco de acidentes causado por erros no projeto e no memorial de cálculo, fora as falhas de manutenção.

O Painel de Palestras contará com uma série de eventos em que temas relacionados a elevadores serão explorados.

  • Vida Útil de Elevadores": os fatores que influenciam a durabilidade dos equipamentos, boas práticas de manutenção preventiva e corretiva
  • Novas tecnologias como a Inteligência Artificial que impactam diretamente a longevidade dos elevadores.
  • Técnico de elevador virtual – a tecnologia substituindo os humanos.
  • Oportunidades de negócios: o Brasil ainda enfrenta grande desfasagem nesses equipamentos. Novos elevadores que precisam ser instalados e os antigos necessitam de modernização, o que favorece a expansão do setor.
  • Como evitar acidentes em elevadores
  • A participação feminina no mercado de elevadores, historicamente dominada pelos homens, vem ganhando espaço com a quebra de estereótipos e a valorização da diversidade. Mulheres estão participando em áreas como engenharia mecânica, manutenção preditiva, gestão de projetos e liderança corporativa, trazendo novas perspectivas e impulsionando a inovação no setor.

> Clique aqui e acompanhe a programação completa

Serviço
Expo Elevador 2025
De 06 a 08 de maio
Pro Magno Centro de Eventos
Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP
Grátis

Expo Elevador
Costa e Silva Comunicação