sábado, 6 de setembro de 2025

MEDO, QUEM TEM, TEM. Por Marli Gonçalves*

Você tem medo de quê? Porque certamente todos nós tememos algo, nem que seja que aquele mais íntimo segredo seja revelado ou o que ainda nem sabe o que teme exatamente, ou talvez nem tenha coragem de admitir. Nossos medos aparentam estarem se ampliando e temos quase que obrigação de os dominar.

Por mais casca grossa, seguros, superiores, arrojados que possamos aparentar, bem sabem, somos humanos e bem sabemos também que a corda é frágil e pode arrebentar. Bocage imortalizou em sua obra sempre satírica uma situação famosa que virou de uma certa forma uma divertida expressão popular que resume: “quem tem ­***tem medo”. Se referia a sexo, mas o chiste se popularizou para o todo. Portanto, eis, todos nós.

Toco no assunto porque ultimamente tenho percebido uma estranha, variada e forte expansão dos sentimentos de medo em conversas, com pessoas de todas as idades e vivências. Temores variados parecem mais presentes, inclusive de forma geral ao se pensar no momento político do país, do mundo, do planeta com guerras e sensíveis variações e tragédias climáticas, no futuro. Claro, citando ainda grupos e governantes poderosos não exatamente equilibrados dispostos a causar crises perigosas que até já nos atingem, além de expansões territoriais e domínios, inclusive por medo e violência imposta por armas e controles. Mesmo distantes suas decisões nos impactam diretamente aqui em nossos cantinhos, seja em comunidades ou em áreas nobres.

Quem dera esses temores apenas estivessem mesmo distantes, outras terras ou só lá no noticiário internacional, onde o sangue mais escorre diariamente, com explosões e ataques, matando gerações, nos mostrando cenas que são pesadelos diários.

Estão cada vez mais aqui do nosso lado, onde diariamente tememos por nossos familiares e amigos nas ruas; e onde nós nos persignamos com fé - seja em qual religião ou mesmo nenhuma - ao pôr o pé para fora da porta, mesmo que nossas casas e ruas estejam virando verdadeiros bunkers equipados com câmeras, cercas, muros, fechaduras, seguranças, armas. Nas capitais, no interior. Uma hora, inclusive dentro dessas muralhas, sabemos, poderemos estar totalmente à mercê, principalmente nós, mulheres, e as crianças, uma situação que não muda, apenas varia o grau e os perigos, nos passos e avanços da modernidade, décadas após décadas. Estamos no Século XXI. Muito prazer, no que traz de futuro e inovação. Sentimos que traga junto tantos perigos e voltas no tempo, retrocessos.

O medo é terrível. Cala. Amordaça. Contêm as pessoas. Domina. Não é por menos que assistimos mais debates insanos nas redes sociais, no mundo digital, como duelos à distância que parecem dar segurança ao que de pior há em cada um de nós, com uso de pseudônimos ou não. Não é por menos também que as opiniões pessoais sinceras andem mais resguardadas, os protestos reais cada vez mais silenciosos, e que por isso mesmo muitas coisas estejam sendo decididas e realizadas em labirintos escuros pelos mal intencionados. Quando reveladas à luz do Sol nos causam revolta e mais medo, num estranho e complexo círculo vicioso.

Claro que o medo não pode nos dominar, nem precisa me dizer até porque sou mesmo uma otimista inveterada. Mas a sensação é real: uma corda bamba no país que não sabe o que virá após um julgamento que se estende continuamente dividindo de bobeira um país. Um país tão bonitinho quanto ordinário em suas mazelas nos quatro cantos, com tantos sem condições minimamente dignas de sobrevivência, desnorteados em acaba seguindo líderes pobres de espírito que prometem as soluções que não chegam.

Por acaso, além da primavera que se aproxima, mais uma data chegou com a lembrança de uma frase radical na História: Independência ou Morte! Que optemos sempre pela independência, que nos ajude controlando e nos desviando de todos os medos.

Somos mesmo dramáticos. Mas esta é exatamente a vida e toda a sua beleza.



Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon
Me encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli  GonçalvesFacebookInstagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


sexta-feira, 5 de setembro de 2025

TURISMO BRASILEIRO FATURA R$ 108 BILHÕES NO 1º SEMESTRE DE 2025 E BATE RECORDE HISTÓRICO

* Linoel Dias

Cada vez mais o turismo brasileiro se consolida como uma grande força econômica no país, quebrando sucessivos recordes. Segundo levantamento mensal da FecomercioSP, elaborado a partir de informações do IBGE, o setor faturou quase R$ 108 bilhões no primeiro semestre de 2025, o maior valor já registrado na série histórica da entidade, iniciada em 2012.

O resultado representa um crescimento de 6,9% na comparação com igual período do ano passado, o que totaliza um adicional de R$ 7 bilhões. Todos os segmentos analisados tiveram avanços, com destaque para o transporte aéreo de passageiros: faturamento de R$ 27,3 bilhões, alta de 10,6% na comparação anual.

A atividade de alojamento também sobressaiu, alcançando uma variação de 12,7% e faturamento de R$ 13,6 bilhões. Os demais ramos com desempenho positivo foram alimentação (+6,9%), outros tipos de transporte aquaviário (+6,5%), agências e operadoras (+6,3%) e transporte rodoviário de passageiros (+2,4%).

No dado mais recente disponível, outro recorde do turismo brasileiro: R$ 17 bilhões em faturamento, o maior para o período na série histórica, além de significar um aumento de 5,6% ante junho de 2024.

O cenário mensal é semelhante ao do primeiro semestre de 2025. Destaque para o transporte aéreo – que apresentou variação expressiva, de 12% –, e o setor de alojamento, anual de 8,5%.

O transporte aéreo faturou R$ 4,45 bilhões, e o alojamento, R$ 1,7 bilhão. O transporte rodoviário de passageiros também voltou a crescer, com alta anual de 6,1% e faturamento de quase R$ 3 bilhões. Avanços foram registrados em agências e operadoras de viagens (2,9%), outros tipos de transporte aquaviário (2,4%), locação de meios de transporte (1,6%) e alimentação (1,5%).

Foto: Divulgação Turismo Brasileiro

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

LOGAN PROMOVE LUANA OLIVEIRA AO CARGO DE MARKETING MANAGER

Executiva assume a liderança de marketing da operação brasileira e agendas internacionais, com foco em fortalecimento de marca, integração com vendas e PR

Luana Oliveira

A Logan, multinacional de tecnologia e mídia multicanal, anuncia a promoção de Luana Oliveira ao cargo de Marketing Manager. A executiva ingressou na companhia em 2022 como Sr. Marketing Analyst, foi promovida a Marketing Team Leader e agora assume a gestão do marketing no Brasil.

Reconhecida por sua visão integrada de marca, dados e performance, Luana atua nas frentes de branding, eventos, comunicação, marketing digital e endomarketing, ações promocionais, integração com o time comercial e gestão da agência de PR. Com MBA em Marketing pela ESPM e passagens pelo mercado financeiro, incluindo uma fintech, e pelas áreas comerciais da Porto e do Itaú, a executiva também foi palestrante do HackTown 2025, principal evento de tecnologia e inovação da América Latina.

“A Logan é um ecossistema vibrante, onde tecnologia e criatividade caminham juntas. Assumir essa posição é a oportunidade de ampliar o impacto das nossas entregas, fortalecer a conexão com clientes e consolidar nosso papel como referência em soluções que geram resultados reais”, afirma Luana Oliveira.

Para Francesco Simeone, CGO Global e Managing Director da Logan Brasil, a promoção é resultado direto da consistência e capacidade de liderança de Luana. “A trajetória da Luana na Logan é marcada por entregas estratégicas e pela habilidade de transformar desafios em oportunidades. Sua visão e energia serão essenciais para impulsionar nossos objetivos de crescimento e inovação”, destaca Simeone.

A Logan é uma multinacional que estruturou sua oferta para atender da melhor forma as demandas do mercado, juntando de forma sinérgica dados, tecnologia e pessoas. Conta com três business units diferentes: Logan Ads - Journey Marketing, Mídia Multichannel & Audit Phygital -; Super Small Data - Customer Data Insights, Dashboards de Data as a Service - e  PMP - Programmatic Deals, Gaming, AdTech Solutions. Por meio desse ecossistema personaliza cada campanha, de modo a contemplar as particularidades de cada parceiro. Totaliza mais de 1.200 marcas como portfólio de clientes e uma base opt-in de mais de 400 milhões de device ID a nível global, anônimos e clusterizados, em mais de 1.200 clusters de personas, cookieless, em compliance com todas as leis internacionais ligadas a privacy digital. Além do advertising multicanal, conta com uma grande oferta de soluções de audit phygital e Data as a Service. Fundada em 2013, está presente na Argentina, Brasil, Itália, Portugal, Estados Unidos, México, Guatemala (hub Cenam), Chile, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Panamá, Paraguai, Venezuela e Espanha. Em 2016, foi a única empresa latino-americana premiada pelo MMA com um Smartie Global, o mais importante prêmio da indústria de mobile marketing. Além disso, recebeu três prêmios FOMLA - Festival Of Media Latam Awards - consecutivos, de 2018 a 2020

Logan
Seven PR

JAMILE POINHO ASSUME LIDERANÇA EM EFICIÊNCIA COMERCIAL & GROWTH NA AGR CONSULTORES

Jamile Poinho

A AGR Consultores anuncia a chegada de Jamile Poinho para assumir o cargo de Head de Eficiência Comercial & Growth. A nova executiva terá como missão liderar projetos que integrem inteligência analítica, práticas de gestão e inovação em processos, ajudando clientes a enfrentar cenários cada vez mais desafiadores.

Com sua chegada, a consultoria reforça a estratégia de ampliar seu time de especialistas experientes e qualificados e fortalecer a oferta de soluções voltadas ao crescimento e à eficiência operacional. Engenheira Química formada pela Poli-USP, com pós-graduação em Marketing pela ESPM e MBA Executivo pelo IBMEC, Jamile possui mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais dos setores químico, agrícola, farmacêutico, de bens de consumo e varejo.

Ao longo de sua trajetória, ocupou posições de liderança regionais e locais, sempre voltadas à estruturação de processos complexos, modelos de atuação comercial, planejamento estratégico e implementação de Supply Chain. Sua atuação também se destacou na implantação de novos negócios e no desenho de estratégias comerciais orientadas a dados, ajudando empresas a capturar ganhos de eficiência e ampliar margens de forma sustentável.

“A experiência da Jamile combina visão estratégica e execução prática, exatamente como atuamos na AGR. Sua capacidade de transformar estruturas complexas em resultados concretos reforça nosso compromisso de entregar impacto imediato e sustentável aos nossos clientes”, afirma Jéssica Costa, sócia-fundadora da AGR Consultores.

A AGR Consultores acelera mudanças estruturais nas empresas, combinando visão estratégica e execução prática. Com mais de 20 anos de trajetória, atua de forma direta, próxima e orientada a performance, apoiando empresas que buscam se adaptar continuamente a cenários dinâmicos e desafiadores. Seus projetos integram inteligência analítica, gestão orientada por dados e atuação ponta a ponta, sempre com foco em eficiência, aumento de margem, impactando resultados de forma concreta. Com o avanço das soluções tecnológicas em todos os projetos – especialmente na análise de grandes volumes de dados, projeções e definição de cenários – a AGR desenvolveu soluções proprietárias que se tornaram parte central de seu diferencial competitivo. Desde 2023, a empresa passou a inserir tecnologia de forma ainda mais estratégica, oficializando a AGR TECH como unidade de negócio dedicada a escalar essa capacidade analítica e acelerar o impacto da tecnologia no dia a dia das operações

AGR Consultores
NB Comunicação

FUNDAÇÃO GRUPO VOLKSWAGEN REFORÇA ESTRATÉGIA DE MOBILIDADE SOCIAL AO INTEGRAR COMITÊ GESTOR DO PACTO NACIONAL PELA INCLUSÃO PRODUTIVA DAS JUVENTUDES

Com a mobilidade social como causa prioritária, instituição fortalece articulação com governo e setor privado para ampliar oportunidades de trabalho e renda digna a jovens em situação de vulnerabilidade

A Fundação Grupo Volkswagen participou do lançamento da campanha “Espelhos”, em Brasília (DF), durante cerimônia realizada no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A campanha foi lançada pelo Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, esforço coletivo que reúne governo, setor privado, fundações, institutos, movimentos sociais e organizações de juventude com o objetivo de ampliar oportunidades de emprego e renda para jovens em situação de vulnerabilidade. O evento contou com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além de representantes do Unicef, Pacto Global da ONU e outras autoridades.

A campanha busca desconstruir estereótipos que associam os jovens à falta de compromisso ou preparo e valorizar características como criatividade, responsabilidade e persistência. A ação também pretende engajar o setor privado, incentivando a criação de oportunidades formais de trabalho e fortalecendo o diálogo entre empresas e juventudes. A Fundação foi uma das financiadoras da campanha.

Signatária do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes desde 2024, a Fundação Grupo Volkswagen passou a integrar seu Comitê Gestor em 2025, reforçando o compromisso institucional de longo prazo com a promoção da mobilidade social e da inclusão produtiva, especialmente de jovens.

“Nossa adesão ao Pacto, em 2024, foi apenas o primeiro passo. Agora, como integrantes do Comitê Gestor, ampliamos nossa responsabilidade e capacidade de articulação. É um movimento coerente com o propósito da Fundação, que tem a mobilidade social como causa e enxerga as juventudes como protagonistas dessa transformação. Estamos comprometidos em colaborar com políticas públicas e iniciativas que gerem oportunidades reais de trabalho e renda, criando trajetórias sustentáveis de inclusão produtiva”, afirma Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen, que representou a instituição no lançamento da campanha.

Juventudes no centro da mobilidade social

Com 46 anos de atuação, a Fundação Grupo Volkswagen tem a mobilidade social como causa prioritária e atua em duas frentes estratégicas: inclusão produtiva e fortalecimento de capacidades locais. Ao longo de sua trajetória, mais de 3 milhões de pessoas foram beneficiadas por programas e projetos desenvolvidos e apoiados pela instituição, com foco em territórios vulnerabilizados nos municípios onde o Grupo Volkswagen mantém operações.

Entre as iniciativas recentes está o Projeto Autonomia, que prepara jovens de 16 a 21 anos para o mundo do trabalho por meio de uma formação que une qualificação técnica em tecnologia, desenvolvimento socioemocional e acompanhamento psicossocial. O projeto alcançou resultados expressivos em sua primeira turma: 100% dos jovens foram contratados como aprendizes pela Volkswagen do Brasil.

“Os resultados iniciais do Projeto Autonomia mostram o potencial de iniciativas que unem capacitação técnica, desenvolvimento humano e acompanhamento psicossocial. Esse é o caminho para criar oportunidades reais de ascensão, com jovens preparados para o mercado de trabalho e capazes de construir trajetórias de prosperidade. Nosso compromisso é expandir esse modelo e inspirar políticas públicas que promovam inclusão produtiva em escala, integrando o Autonomia a uma trilha de formação para a empregabilidade que chega até a graduação tecnológica”, finaliza Neia.

Fundação Grupo Volkswagen - Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 46 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos. A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, por meio da inclusão produtiva e de estratégias complementares de fortalecimento das capacidades locais. Para saber mais, clique aqui e acesse o site da instituição

Fundação Grupo Volkswagen
Trama Comunicação

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

GRUPO OMNI HELICOPTERS INTERNATIONAL LEVA DRONES DE ALTA TECNOLOGIA PARA A RIO PIPELINE 2025

Divisão Omni Unmanned oferece soluções capazes de revolucionar o setor de óleo e gás

A Omni Unmanned, divisão de drones do Grupo Omni Helicopters International (OHI), participa da Rio Pipeline & Logistics 2025 para apresentar suas soluções inovadoras de inspeção e monitoramento de dutos. A empresa já atua no setor de óleo e gás, oferecendo soluções que combinam tecnologia de ponta, eficiência e segurança. A Rio Pipeline é um dos principais eventos da cadeia de dutos e logística, com a presença de especialistas de todo o mundo.

Os drones da Omni, de dimensões entre 2,5 e 3 metros, operam à combustão e oferecem autonomia superior a 100 km, chegando a mais de 500 km em determinados modelos.

Essa tecnologia permite operações em locais de difícil acesso, como gasodutos em áreas remotas da Amazônia, e amplia significativamente a eficiência e a segurança em campo.

“Nossa presença no Rio Pipeline reforça o posicionamento inovador da Omni Unmanned. Oferecemos tecnologia de ponta e sustentabilidade. Nossos drones substituem helicópteros em diversas missões, resultando em redução de 90% a 95% das emissões de carbono, além de consumirem muito menos combustível”, destaca Roberto Coimbra, CEO da Omni Unmanned.

Entre as soluções apresentadas pela empresa estão:

  • Monitoramento aéreo contínuo para detecção de vazamentos e anomalias;
  • Inspeção visual de alta resolução, com câmeras RGB, térmicas e zoom de até 50x;
  • Mapeamento 3D com LiDAR, garantindo alta precisão;
  • Detecção subterrânea com GPR (Ground Penetrating Radar);
  • Transporte de pequenas cargas offshore;
  • Monitoramento marítimo e ambiental, incluindo detecção de vazamentos de óleo (oil spill).

A empresa também vai apresentar o caso de sucesso do primeiro voo civil de longo alcance com drones no Brasil, realizado pela Omni: um percurso de 190 km entre Macaé e uma plataforma offshore no litoral fluminense, demonstrando sua capacidade BVLOS (Beyond Visual Line of Sight).

Outro diferencial competitivo da Omni Unmanned é a sua vantagem regulatória: foi a primeira a operar drones de Classes 1 e 2, em parceria com a Petrobras.

“Já estamos vivendo o futuro da inspeção de dutos e da aviação não tripulada no setor de energia. A Omni Unmanned está preparada para liderar esse movimento, oferecendo soluções robustas, seguras e sustentáveis”, complementa Coimbra.

A Rio Pipeline é uma oportunidade para reforçar o posicionamento da Omni Unmanned como pioneira em mobilidade aérea não tripulada na América Latina e sua força dentro de um Grupo já consolidado por operações onshore e offshore com helicópteros.

Serviço
Rio Pipeline 2025
De 9 a 11 de setembro
ExpoRio - Cidade Nova / Rio de Janeiro – RJ
Estande Omni Unmanned – Grupo OHI

Omni UnmannedDivisão de drones do Grupo OHI, a Omni Unmanned é pioneira em mobilidade aérea não tripulada na América Latina, oferecendo soluções avançadas para o setor de óleo e gás. Com uma frota de drones de grande porte e operações certificadas BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), a empresa se destaca pela capacidade de realizar inspeções e monitoramentos de dutos em áreas remotas, transporte de pequenas cargas offshore e monitoramento ambiental e marítimo. Aliando inovação, eficiência e sustentabilidade, a Omni Unmanned substitui helicópteros em diversas operações, reduzindo em até 95% as emissões de carbono e entregando dados de alta precisão com tecnologias como LiDAR, câmeras RGB/térmicas e GPR. Apoiada pela experiência do Grupo OHI, líder em mobilidade aérea na América Latina, a empresa combina expertise operacional e vantagem regulatória para oferecer soluções robustas e seguras que transformam a indústria de energia

Omni Helicopters InternationalFundado em Portugal nos anos 90, o grupo Omni Helicopters International (OHI) é líder em soluções de mobilidade aérea e logística na América Latina. Como o maior provedor da região nesses serviços, a OHI atende diversos grupos de clientes em múltiplos segmentos, oferecendo soluções ágeis e eficientes. Por meio de suas subsidiárias, como a Omni Táxi Aéreo no Brasil, a Omni Helicopters Guyana Inc. e a Omni Helicopters International Moçambique, a OHI oferece capacidade incomparável para atender clientes offshore nos mercados de energia offshore de crescimento mais rápido. O amplo portfólio da empresa inclui troca de tripulação, serviços médicos de emergência, combate a incêndios, operações de busca e salvamento, bem como serviços especializados de carga e utilidade em locais remotos e desafiadores. Em linha com seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, a OHI lançou duas iniciativas pioneiras: a OHI Unmanned, uma divisão especializada em serviços com veículos aéreos não tripulados, e a Revo, fornecedora de soluções premium de mobilidade aérea avançada

Omni Unmanned
FSB Comunicação

COM NOVO AEROPORTO E TÚNEL DE LIGAÇÃO COM SANTOS, BAIXADA SANTISTA ENTRA EM NOVA ROTA DE DESENVOLVIMENTO

Moradores da região ganham avanço na mobilidade urbana, expansão do turismo e crescimento econômico

Conexão porto e aeroporto vai ampliar o desenvolvimento da Baixada Santista e expandir o turismo regional. Foto: Divulgação Prefeitura de Guarujá.
Após décadas de espera, duas grandes obras de infraestrutura saem do papel e começam a se tornar realidade para a cidade do Guarujá, no litoral de São Paulo. Estamos falando do Aeroporto Civil Metropolitano, que está em fase de conclusão das obras e deverá ser entregue no início de 2026, e do túnel imerso Santos-Guarujá, esperado há 100 anos e que irá a leilão nesta sexta-feira (5). Juntos, os dois empreendimentos vão inaugurar uma nova era de mobilidade na Baixada Santista.

O que antes eram apenas projetos e promessas, hoje estão bem próximo de uma realidade que vai mudar a paisagem local. Com o túnel, a ligação entre as duas cidades será feita de forma mais rápida e eficiente, com tempo de deslocamento em poucos minutos, o que vai beneficiar trabalhadores que fazem a travessia diariamente. Guarujá também abriga parte das instalações do Porto de Santos. A nova estrutura vai melhorar a logística portuária, aperfeiçoar o escoamento de mercadorias e reduzir o custo do transporte de cargas.

Enquanto o Aeroporto Civil Metropolitano, instalado na Base Aérea de Santos, permitirá voos comerciais regionais que farão a cidade entrar de vez no mapa do turismo, a nova infraestrutura também vai oferecer nova rota para executivos e técnicos do setor naval. A expectativa é de que o número de visitantes aumente significativamente e que a Baixada Santista, enfim, tenha um acesso aéreo compatível com sua importância econômica.

As duas obras contam com recursos do Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, e tem parceria com o governo do Estado de São Paulo. E ambas são acompanhadas por meio do Ministério de Portos e Aeroportos.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os dois empreendimentos são grandes realizações não somente para as cidades, mas para São Paulo e para o Brasil. “O aeroporto de Guarujá vai trazer para a Baixada Santista aviões de todo o Brasil, com turistas, com oportunidades de negócios e mais desenvolvimento para a cidade. E essa não é a única realização na região. Há o túnel, que junto com demais projetos para o Porto de Santos, o maior do Brasil e da América Latina, vai alavancar a região a níveis de excelência internacional e ajudar a incrementar a economia do Brasil”.

Para a publicitária de 26 anos, Giovanna de Brito Abreu, moradora do Guarujá, as obras representam oportunidade de transformação na cidade e mudanças para a população local. "O aeroporto e o túnel trazem esperança de desenvolvimento, mais investimentos e até novas obras que beneficiem toda a população. A expectativa é de mais empregos, mais oportunidades e uma cidade com mais qualidade de vida para quem vive aqui."

"O aeroporto vai abrir as portas de Guarujá para turistas de outros estados e até de fora do país. Isso vai movimentar nossas praias, hotéis, restaurantes e o comércio em geral, especialmente em Vicente de Carvalho, onde ele está localizado. Eu acredito que vai renovar o turismo e trazer um novo fôlego para a economia da cidade", acrescentou.

Conexão aérea

Com o aeroporto, Guarujá deve entrar em novos roteiros do turismo nacional, atraindo visitantes de diversas partes do país. A expectativa é de que o setor hoteleiro, a gastronomia e o comércio local sejam impulsionados com o aumento do fluxo de turistas, inclusive para eventos. Além disso, a valorização imobiliária e o aumento na circulação de pessoas e recursos devem aquecer ainda mais a economia da região.

Em abril deste ano, o Ministério de Portos e Aeroportos entregou as obras da primeira fase de melhorias dos aeroportos Civil Metropolitano, com destaque para a nova pista de pousos e decolagens, que tem 1.390 metros de comprimento por 45 metros de largura, maior, por exemplo, do que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A primeira etapa também incluiu pistas de táxi, o sistema de drenagem e barreiras de proteção contra a fauna.

Na ocasião da entrega, o prefeito da cidade, Farid Madi falou sobre a importância do aeroporto como um divisor de águas para o desenvolvimento da região. “É uma antiga reivindicação não só de Guarujá, mas de toda a Baixada Santista. Somando com o advento do túnel imerso Santos-Guarujá, vamos criar condições bastante propícias para Guarujá alcançar desenvolvimento social de forma sustentável”, destacou.

Agora, estão sendo realizadas as obras da segunda fase do projeto, que compreende a implementação do terminal de passageiros e áreas de circulação externa, além de salas de embarque e desembarque, saguão, banheiros e balcões de check-in, e devem ficar prontas ainda neste ano. No total, os investimentos nas duas etapas de construção e melhorias do aeroporto totalizam investimento federal da ordem de R$ 26,8 milhões.

Após o final das obras, o aeroporto deve passar por processo de homologação junto aos órgãos competentes, momento em que se tornará apto para iniciar voos comerciais. A previsão é que isso ocorra no primeiro semestre de 2026.

Projeto histórico

A obra histórica do Túnel de Santos-Guarujá vai permitir maior mobilidade entre as duas cidades, reduzir o tempo da travessia, além de ajudar no desenvolvimento da região. O trajeto atual entre as duas cidades é feito por balsa, que pode levar de 20 minutos a algumas horas, dependendo da movimentação no porto e condições climáticas, ou pelo trajeto de 40 km pela rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Sobre o túnel, Giovanna afirmou que vai facilitar a vida de quem vive na região e também dos visitantes. "Quem depende da balsa, das barcas ou das catraias sabe o quanto é desgastante enfrentar filas em alta temporada, esperar em dias de chuva e neblina ou quando o porto está sobrecarregado. Com o túnel, a travessia será muito mais fácil, rápida e acessível." Disse ainda acreditar que o comércio será um dos grandes beneficiados com a nova ligação. "Nós veremos crescer aquele "turismo de um dia", ou seja, pessoas que vêm só para curtir a praia e acabam movimentando bares, restaurantes e lojas. Além disso, será uma rota a mais para entrar e sair da cidade, o que deve aliviar bastante o trânsito", destacou.

A publicitária falou também sobre as suas expectativas de melhoras na qualidade de vida das pessoas, em relação ao tempo em que levam para se locomover entre as cidades. "Acho que o túnel vai representar uma Guarujá mais acessível, mais conectada com toda a região e isso trará muito mais desenvolvimento, melhorando a vida de quem vive aqui."

O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros totalmente imersos, e contará com seis faixas de tráfego, ciclovia, passagem para pedestres e espaço reservado para o futuro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Atualmente, mais de 21 mil veículos passam diariamente pelas duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

O Governo do Estado estima que 9 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados ao com a construção do Túnel Imerso Santos-Guarujá, projeto pioneiro no Brasil.

Nesta sexta-feira (5), acontece na sede da B3, em São Paulo, o leilão do túnel que vai ligar a cidade de Santos ao Guarujá, uma obra esperada há 100 anos. O projeto será viabilizado por meio de parceria entre os governos Federal e Estadual, com participação da iniciativa privada, responsável pela construção, operação e manutenção da estrutura. O valor da obra é estimado em 6,8 bilhões e o contrato terá duração de 30 anos.

Governo Federal
Ministério de Portos e Aeroportos

AURELIO BUSTILHO DE OLIVEIRA É O NOVO CEO DA ÓRIGO ENERGIA

Executivo chega para consolidar a posição da empresa como líder em geração distribuída no Brasil

A Órigo Energia, referência nacional em geração distribuída compartilhada no Brasil, anuncia a chegada de Aurelio Bustilho de Oliveira como novo CEO da companhia. Ele sucede Surya Mendonça, que deixa o cargo após nove anos, em um ciclo de contribuições marcado pela consolidação da empresa e avanços estratégicos no setor de energia renovável.

Nascido em 29 de julho de 1968, Aurelio Bustilho de Oliveira é formado em Administração de Empresas, possui MBA pela Coppead/UFRJ e especialização em Inteligência Competitiva. Também conta com formações executivas pela Columbia Business School (Program in Management 2020-2022), pela Harvard Business School (Executive Program in Energy Management) e pela Chicago Booth (CFO Program).

Com mais de 25 anos de experiência no setor de energia, Oliveira construiu sua trajetória no Grupo Enel, onde ingressou em 1999, passando por várias posições até chegar ao posto de CEO da Enel Américas, cadeira que ocupava desde setembro de 2023.

“Assumir a liderança da Órigo Energia é uma honra e uma grande responsabilidade. Meu foco está em consolidar uma gestão orientada pela excelência operacional, inovação e sustentabilidade. A Órigo tem um papel estratégico na democratização do acesso à energia renovável, e quero liderar com visão de longo prazo, ampliando nosso impacto positivo e posicionando a empresa como protagonista do setor”, afirma o executivo.

Com a chegada de Oliveira, a Órigo reforça seu compromisso em acelerar o acesso dos brasileiros a soluções inovadoras de energia renovável. Hoje, a empresa tem cerca de 98 mil clientes, entre pessoas físicas e jurídicas, medidos em unidades consumidoras com contratos assinados, espalhados por 13 estados do Brasil. A companhia já ajudou residências e empresas a economizarem mais de R$ 100 milhões no consumo de energia e está presente em mais de 1.200 cidades. Tudo isso é possível com as 280 fazendas solares em operação e uma capacidade instalada de cerca de 600 MWp.

A Órigo iniciou 2024 com o aporte de US$ 400 milhões da americana I Squared Capital, uma das principais gestoras globais de private equity de infraestrutura, que adquiriu 49% de participação na companhia. Com isso, avançou sua operação, e nos últimos 08 meses recebeu outros empréstimos, dívidas verdes e aportes realizados pelos sócios da companhia. Com esses investimentos, a Órigo projeta alcançar 2 GW de capacidade instalada até o fim de 2027. Esses movimentos reforçam a confiança do mercado e dos investidores na capacidade da Órigo de entregar resultados, avançar no desenvolvimento de projetos e consolidar sua liderança no setor de GD no Brasil.

A Órigo Energia é uma empresa líder e pioneira em geração distribuída, operando desde 2010. A Órigo tem o objetivo de tornar o consumo de energia renovável massivo no Brasil, liderando a transformação do setor no país. A empresa participa ativamente das principais discussões setoriais e incentiva medidas que possam tornar a energia renovável uma alternativa simples e acessível para todos os brasileiros. Em 2018, a Órigo obteve a certificação internacional “Empresa B” por seu compromisso com o impacto social e ambiental por meio de seu modelo de negócios. Em 2022, aderiu ao Pacto Global da ONU, alinhando sua atuação aos ODS. Em 2023, recebeu o reconhecimento de Experiência do Cliente, o Prêmio NPS, como a empresa mais bem avaliada no setor de geração distribuída de energia no Brasil, prêmio que se repetiu também em 2024, consolidando sua posição de destaque no mercado de energia renovável e o compromisso com a satisfação de seus clientes. Entre os acionistas de destaque da Órigo, estão: I Squared Capital, Augment Infrastructure, TPG ART- Circularis Partners, BlaO - Blue like an Orange Sustainable Capital, MOV Investimentos e Mitsui. Órigo reforça seu compromisso em acelerar o acesso dos brasileiros a soluções inovadoras de energia renováveis

Órigo Energia
Mention

DAVID THOMPSON É O NOVO DIRETOR REGIONAL PARA AMÉRICA LATINA DO PLAZA PREMIUM GROUP

Nomeação estratégica de liderança reforça o compromisso do PPG na expansão de presença e oferta de hospitalidade aeroportuária, além de crescimento sólido e sustentável região

David Thompson

"Temos o prazer de receber David Thompson no Plaza Premium Group", disse Pascal Belanger, Vice-Presidente Sênior para as Américas do Plaza Premium Group. "A profunda experiência de David no setor e seu sucesso comprovado na gestão de ecossistemas aeroportuários complexos o tornam uma excelente adição à nossa equipe de liderança, à medida que continuamos a acelerar nosso crescimento e elevar os padrões de hospitalidade aeroportuária em toda a América Latina", reforça o executivo.

David traz mais de 30 anos de experiência internacional em liderança comercial, desenvolvimento de negócios e gestão aeroportuária em diversas regiões do mundo. Antes de ingressar na PPG, ocupou cargos de liderança supervisionando atividades comerciais em oito aeroportos no Brasil, impulsionando o crescimento da receita, o desenvolvimento de rotas e parcerias comerciais. Seu profundo conhecimento de ecossistemas aeroportuários, planejamento estratégico e engajamento de stakeholders o capacita a liderar as operações e a expansão da PPG no Brasil e na América Latina.

Em sua nova função, David será o responsável pelo portfólio de serviços de hospitalidade aeroportuária do Plaza Premium Group na região, gerenciando as operações de lounges, serviços de recepção e assistência e pontos de venda de alimentos e bebidas. Ele liderará estratégias regionais, impulsionará o crescimento sustentável da receita, fortalecerá parcerias com companhias aéreas e autoridades aeroportuárias, aprimorará a experiência dos hóspedes e construirá equipes de alto desempenho alinhadas aos objetivos de crescimento do Grupo.

David desenvolveu sua carreira em seis países, aprimorando sua expertise comercial em ambientes globais de aeroportos e viagens. Sua nomeação será um marco importante para a PPG continuar a aprimorar e expandir sua presença no vibrante e crescente mercado de viagens da América Latina.

Plaza Premium Group
Imaginadora

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

RAPHAEL DE LUCCA É O NOVO COUNTRY MANAGER DA IBERIA NO BRASIL

Nomeação coincide com a maior expansão já realizada pela companhia no mercado brasileiro

Raphael de Lucca 

A Iberia reforça sua presença no Brasil com a nomeação de Raphael de Lucca como novo country manager da companhia no país. Com ampla experiência no setor aéreo e de turismo, Raphael terá a missão de consolidar a estratégia de crescimento da Iberia no mercado brasileiro, que em 2025 terá o maior volume de assentos da história da companhia no país.

Formado em Administração Hoteleira e com pós-graduação em Administração de Empresas, Raphael construiu sua carreira em empresas de destaque no setor de turismo e aviação. Atuou em agências de viagens online como Booking.com e Hotelinfo, além de ter liderado a área comercial do Submarino Viagens no Brasil.

Nos últimos dez anos, esteve à frente das operações comerciais de companhias aéreas internacionais. Agora, assume a liderança da Iberia e da British Airways no mercado brasileiro, trazendo sua visão estratégica e profundo conhecimento da indústria. Com a chegada de Raphael de Lucca e a ampliação das operações, a Iberia reforça sua aposta no Brasil, ampliando a conectividade entre o país e a Europa e fortalecendo sua posição como uma das principais companhias aéreas na região.

Brasil: prioridade estratégica para a Iberia

O Brasil é hoje um dos mercados mais estratégicos da Iberia na América Latina. Em 2025, a companhia oferecerá mais de 590 mil assentos no país, um aumento de 27% em relação a 2024, consolidando a maior oferta da sua história no mercado brasileiro.

Esse crescimento inclui a inauguração de duas novas rotas diretas para o Brasil. A partir de 13 de dezembro de 2025, a Iberia passa a voar para Recife, com três frequências semanais. Já em 19 de janeiro de 2026, será a vez de Fortaleza, também com três frequências semanais. Com isso, a companhia contará com quatro rotas diretas para o Brasil, somando-se às operações já consolidadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

As novas rotas serão operadas com aeronaves A321XLR, o modelo mais moderno do mercado, que a Iberia foi a primeira companhia aérea do mundo a incorporar à sua frota em novembro de 2024.

Em São Paulo, a Iberia mantém dois voos diários, somando mais de 455 mil assentos em 2025, um crescimento de 37% em relação a 2023. Já no Rio de Janeiro, a oferta será de cerca de 132 mil assentos, com quatro a cinco voos semanais.

IberiaHá 97 anos, a Iberia voa da Espanha para gerar prosperidade, conectando pessoas com o mundo. É a companhia aérea líder em voos entre a Europa e a América Latina, que oferece voos diretos para 18 destinos em 16 países da região. Juntamente com a Iberia Express e a Iberia Regional Air Nostrum, conta com uma frota de 166 aeronaves e oferece voos para meia centena de países ao redor do mundo a partir do aeroporto de Madri, onde desenvolveu seu hub. Faz parte do grupo de companhias aéreas IAG, o primeiro do mundo a se comprometer a atingir emissões líquidas zero até 2050 e a operar com 10% de combustível de aviação sustentável até 2030. Em 2024, a Iberia foi a segunda companhia aérea mais pontual da Europa e a oitava do mundo

Iberia
Smart.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

SUPER TERMINAIS ANUNCIA NOVO PORTO PARA TRANSBORDO DE GRÃOS EM ITACOATIARA

Estrutura no Rio Amazonas prevê investimentos de R$ 150 milhões, geração de empregos e início das operações em 2026

Projeto do novo porto para transbordo de grãos em Itacoatiara

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou, por unanimidade, a autorização para que o Super Terminais opere um píer flutuante em Itacoatiara (AM), município localizado a 175 quilômetros de Manaus. O projeto tem como objetivo atender ao transbordo de granéis sólidos, principalmente soja e milho, fortalecendo a logística da região amazônica e ampliando as alternativas de escoamento de cargas do país.

O processo foi relatado por Wilson Pereira de Lima Filho, que concluiu que o terminal proposto é juridicamente adequado, tecnicamente viável, atende às normas ambientais e não gera conflitos concorrenciais ou operacionais. O voto foi acompanhado pelos demais diretores da agência reguladora: Caio César Farias Leôncio, Alber Furtado de Vasconcelos Neto e Flavia Morais Lopes Takafashi.

A nova unidade foi enquadrada como TUP (Terminal de Uso Privado), considerando que a estrutura será utilizada para escoamento de cargas por via marítima, com previsão de atendimento a navios graneleiros do tipo Panamax. Esses navios, de grande porte, já operam na região e terão no porto flutuante de Itacoatiara um ponto de apoio para a movimentação de grãos.

O píer flutuante será semelhante ao modelo utilizado emergencialmente para contêineres durante a seca de 2024. A diferença está na dimensão e no objetivo: com 240 metros de extensão, 18 metros de largura e área total de 4.320 metros quadrados, a estrutura contará com três guindastes, cada um com capacidade de até 2.100 toneladas por hora. O píer ficará fixado no leito do Rio Amazonas, exatamente no ponto onde funcionou o porto provisório durante a estiagem que afetou a navegação no ano passado.

A previsão é que o Porto Verde entre em operação em janeiro de 2026. A atividade será exclusivamente dedicada ao transbordo de granéis sólidos entre navios graneleiros e barcaças, sem necessidade de armazenagem das cargas.

Investimento

O investimento total previsto é de R$ 150 milhões. Com a construção e operação do novo píer, a expectativa é de criação de 130 empregos diretos e 250 indiretos em Itacoatiara e municípios próximos. Além da geração de postos de trabalho, a operação deve contribuir para dinamizar a economia local e consolidar a cidade como um polo logístico estratégico do Arco Norte.

Segundo o diretor do Super Terminais, Marcello Di Gregorio, a iniciativa reforça a busca da empresa por eficiência e pela ampliação das rotas de exportação. “Nosso objetivo é levar para Itacoatiara o padrão de eficiência operacional que já é marca registrada do Super Terminais, além de gerar empregos, movimentar a economia do município e impulsionar as exportações de granéis do arco norte, revolucionando as operações tradicionais.”

A cidade já abriga operações portuárias de grande porte e, com a entrada em funcionamento do Porto Verde, ampliará sua capacidade de atender à crescente demanda de exportação de soja e milho. O acesso ao Oceano Atlântico pelo Rio Amazonas fortalece a integração da produção agrícola nacional aos mercados internacionais, principalmente Europa e Ásia.

Super Terminais - Com mais de 25 anos de experiência no mercado de transporte e logística, o Super Terminais é o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus e o único porto do Brasil a ser considerado verde. Opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas. A estrutura oferece ainda os equipamentos mais modernos do mercado. Entre as grandes preocupações da empresa estão a preservação da maior floresta tropical do mundo – a Floresta Amazônica – e a capacitação para promover um ambiente focado em sustentabilidade

Super Terminais
GBR Comunicação

BLACK JAGUAR FOUNDATION ULTRAPASSA 1,2 MILHÃO DE ÁRVORES PLANTADAS NO CERRADO E AMAZÔNIA

Uma das maiores iniciativas de restauração ecológica do mundo atua na recuperação do Corredor de Biodiversidade do Araguaia

Colaborador Black Jaguar Foundation durante a última temporada de plantio

A Black Jaguar Foundation (BJF) alcançou a marca de 1,2 milhão de árvores nativas plantadas no Corredor de Biodiversidade do Araguaia, iniciativa que conecta Cerrado e Amazônia – dois dos biomas mais ameaçados do planeta –, contribuindo para a proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos da região. O resultado foi atingido na temporada de plantio entre novembro de 2024 e junho de 2025, período em que foram restaurados 244 hectares. Com isso, o total acumulado desde o início das atividades de restauração, em 2018, chegou a 626,81 hectares – o equivalente a mais de 870 campos de futebol.

O instituto lidera um dos maiores projetos de restauração ecológica do mundo, com a meta ambiciosa de restaurar 1 milhão de hectares ao longo de 2.600 quilômetros às margens do rio Araguaia, entre os estados do Pará e Goiás. Atualmente, o projeto atua nos municípios de Santana do Araguaia (PA), Marianópolis do Tocantins (TO) e Caseara (TO).

Segundo explica Matheus Fonseca, engenheiro florestal e analista de Restauração Ecológica da BJF, na temporada 2024/2025 a principal dificuldade foi a irregularidade das chuvas, já que todo o cronograma de plantio depende do início do período chuvoso, geralmente entre outubro e novembro. “Se as chuvas atrasam ou cessam antes do esperado, corremos o risco de perder áreas inteiras. Esse controle hídrico, que foge ao nosso alcance, é o maior gargalo da restauração”, afirmou.

Para ganhar eficiência diante desse desafio, a BJF tem ampliado o uso de técnicas de mecanização das áreas de plantio. Antes, o preparo do solo era feito quase sempre de forma manual, com roçadas e intervenções localizadas. Hoje, quando a área permite, é realizada dragagem mecanizada em toda a extensão, o que garante maior rapidez e alcance. “A mecanização contribuiu bastante para ampliarmos o número de hectares restaurados a cada temporada, sem perder qualidade no processo”, explica Fonseca.

O planejamento para a temporada 2025/2026 ainda está em fase final de definição, mas a expectativa é restaurar cerca de 205 hectares em aproximadamente 11 propriedades – número que pode crescer, segundo o engenheiro, devido à mecanização. Pela primeira vez, a restauração também incluirá pequenas propriedades rurais localizadas em assentamentos da região.

O trabalho da BJF não se limita ao plantio de novas áreas, mas também ao cuidado contínuo das áreas já restauradas. Na próxima temporada, por exemplo, a equipe também será responsável pela manutenção de mais de 667 hectares –  que incluem tanto os novos plantios quanto os realizados nas três temporadas anteriores. Esse acompanhamento é fundamental nos primeiros três anos para assegurar o desenvolvimento das espécies, depois não exigem manutenção intensiva, passando apenas por monitoramento.

Ao todo, o projeto envolve 24 fazendas parceiras e mobiliza a rede de coletores Ressemear, formada por mais de 115 pessoas – 69% delas mulheres – que já coletaram cerca de 4,5 toneladas de sementes de 60 espécies nativas. Essas sementes abastecem não só a produção de mudas da BJF no Araguaia, mas também projetos de restauração em outros pontos do Cerrado e da Amazônia.

A Black Jaguar Foundation se prepara para expandir o alcance ao longo do rio Araguaia nos próximos anos, contribuindo diretamente para o combate à crise climática e para que o Brasil avance no cumprimento de suas metas no Acordo de Paris.

Black Jaguar Foundation
Mangue Comunica

TURISMO ITAIPU CONQUISTA O TRIPADVISOR BEST OF THE BEST PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO

Premiação destaca o Complexo Turístico Itaipu como um dos atrativos mais recomendados do mundo e entre os três melhores do Paraná

* Linoel Dias

O Complexo Turístico Itaipu conquistou pelo terceiro ano seguido o prêmio Best of the Best 2025 da plataforma TripAdvisor, reconhecimento atribuído aos destinos que se mantêm entre o 1% mais bem avaliados globalmente. No Paraná, o Complexo integra o Top 3 das atrações mais bem avaliadas, ao lado das Cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu) e do Jardim Botânico (Curitiba).

Para a gerente da Divisão de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional, Aline Teigão, o prêmio reafirma o protagonismo do Complexo Turístico. Segundo ela, a conquista “mostra que o Turismo Itaipu se consolidou como referência de qualidade e inovação, resultado de um trabalho coletivo que une planejamento e dedicação aos detalhes na experiência do visitante”. Aline acrescenta ainda que “estar entre os melhores do mundo reafirma que estamos no caminho certo e nos desafia a elevar cada vez mais o padrão de qualidade que o público encontra em Itaipu.”

“Estamos constantemente avaliando como cada roteiro pode ser aprimorado, observando o que funciona e o que precisa ser ajustado. Nosso objetivo é que o Turismo Itaipu se desenvolva de forma consistente, conectando visitantes, operações e região de maneira eficaz”, explica o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites.

O Complexo Turístico Itaipu oferece atrações variadas e sustentáveis que atraem visitantes de todas as idades. Desde 2007, sob a gestão do Itaipu Parquetec, os recursos gerados pelas visitas são reinvestidos em projetos de desenvolvimento regional, como cultura, educação e preservação ambiental. O modelo une turismo a ações que geram impacto positivo para a comunidade, demonstrando que cada visita deixa uma marca significativa.

Marcelo Giongo, gerente do Complexo Turístico Itaipu, ressalta que a manutenção da excelência está diretamente ligada à política da qualidade, onde o objetivo é “oferecer experiências incríveis, planejadas e sustentáveis”. Marcelo destaca que o atrativo foi o primeiro do Brasil a receber a Certificação ISO 9001, o que garante o controle constante dos processos e a satisfação dos visitantes como principal entrega.

Receber o prêmio, considerado o mais alto destaque do TripAdvisor, também possui um significado simbólico. Segundo Marcelo, é a valorização do trabalho diário das equipes, que nos bastidores e no contato direto com o público garantem eficiência e acolhimento. “Essa conquista estimula a seguir inovando, ampliando parcerias e fortalecendo o compromisso com um turismo sustentável e de impacto positivo para a comunidade”, conclui.

Descubra o que faz do Complexo Turístico Itaipu um dos destinos mais bem avaliados do mundo, e transforme sua visita em histórias que você vai querer contar! Para mais informações, clique aqui e visite o site 

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

CBFA INAUGURA NOVA LINHA DE MONTAGEM DE TRUQUES FERROVIÁRIOS E AMPLIA SEU PORTFÓLIO E SUA CAPACIDADE PRODUTIVA

Investimento integra plano estratégico de crescimento e reforça atuação da empresa na entrega de soluções completas aos clientes

Linha de montagem de truques ferroviários em Osasco

A CBFA (Companhia Brasileira de Ferro e Aço) anuncia a implementação de nova linha de montagem de truques ferroviários em sua matriz, em Osasco (SP). A iniciativa marca mais um passo dentro do plano de expansão da companhia, voltado à ampliação da capacidade produtiva e à consolidação da sua presença como fornecedora de soluções de alta performance para o setor ferroviário.

Com estrutura reforçada por investimentos em sistemas de içamento, dispositivos de montagem e bancadas otimizadas para componentes de grande porte, a nova linha foi concebida para atender à crescente demanda do mercado por truques ferroviários completos, com alto padrão técnico e confiabilidade assegurada.

“Entregamos uma solução integrada, desenvolvida com base em nossa expertise consolidada na produção de eixos, molas e rodeiros ferroviários. Toda a estrutura foi projetada para garantir eficiência operacional, rastreabilidade e conformidade com as exigências nacionais e internacionais do setor”, afirma Dennis Ramos, presidente da CBFA.

A nova linha conta com profissionais especializados e processos validados, mantendo os mais altos padrões de qualidade internacional que posicionam a marca CBFA como a primeira empresa do Hemisfério Sul a conquistar a certificação AAR-M1003, da Association of American Railroads (EUA), na categoria de manutenção de rodeiros ferroviários.

Com operações nos segmentos ferroviário, automotivo, agrícola, siderúrgico e de mineração, a CBFA combina expertise técnica, planta moderna e processos automatizados para oferecer soluções industriais com alto valor agregado com foco total nos clientes.

“O investimento na nova linha de montagem de truques reforça esse posicionamento, traduzindo o compromisso da companhia com a excelência operacional e desenvolvimento da indústria ferroviária no Brasil com expansão para América Latina e reforçando nosso crescimento sustentável, que inclui inovação tecnológica, melhoria contínua, abertura de novos mercados e aumento da capacidade de entrega”, conclui Ramos.

CBFA Fundada em 2010, a CBFA (Companhia Brasileira de Ferro e Aço) é uma empresa 100% nacional especializada na fabricação e manutenção de componentes ferroviários. Entre seus principais produtos estão eixos ferroviários, truques ferroviários, reforma e manutenção de truques e vagões, molas para segmento ferroviário, mineração, siderurgia, agrícola e tubos em aço-carbono com costura para o setor automotivo e outros. A CBFA continua firme no seu propósito de “Trazer Soluções para seus Negócios”

CBFA - Companhia Brasileira de Ferro e Aço
Agência AllMoving

OSVALDO TADEU CARDOSO É O NOVO GERENTE EXECUTIVO DE OPERAÇÕES DA ENGEMON IT

Executivo com mais de 20 anos de experiência em tecnologia chega para fortalecer a estratégia de crescimento da empresa de TI do Grupo Engemon

Osvaldo Tadeu Cardoso

A Engemon IT, do Grupo Engemon, especializada em soluções de infraestrutura e inovação em tecnologia da informação, anuncia Osvaldo Tadeu Silva Cardoso como seu novo Gerente Executivo de Operações. Com mais de duas décadas de atuação em empresas de grande porte nos segmentos de TI, workplace e infraestrutura — como Service IT, TIVIT, Stefanini e Ambev — Osvaldo chega com o desafio de consolidar o posicionamento da Engemon IT como uma das principais integradoras de tecnologia do país.

Formado em tecnologia pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Gestão Estratégica pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, o executivo traz um perfil estratégico, consultivo e inovador, marcado por uma forte capacidade de liderança de equipes multidisciplinares, otimização de processos, redução de custos e foco na experiência do cliente (CX).

Em sua trajetória profissional estão empresas líderes de tecnologia. Ao longo de sua carreira, Osvaldo ocupou posições de destaque e foi protagonista de importantes projetos de transformação digital na Service IT (2020 – 2025), HexaIT (2019 – 2020), TIVIT (2018 – 2019) e Stefanini (2010 – 2017).

Valores que moldam uma liderança moderna

Ao longo de sua carreira, Osvaldo adotou princípios que hoje são padrão no mercado, mas que ele já vivenciava na prática desde os primeiros anos como gestor. "Insatisfação constante" como motor da inovação; "Sentimento de dono" como cultura de responsabilidade e autonomia; "Liderança pelo exemplo", colocando a execução como parte da estratégia e a clássica “gastar sola de sapato”, que ele traduz como ir ao cliente, entender a operação, construir soluções no campo.

Tecnologia com propósito, operação com excelência

Na Engemon IT, Osvaldo Cardoso terá a missão de integrar ainda mais as frentes de infraestrutura e inovação, impulsionando serviços como Service Desk, Field Services, HaaS, body shop, cloud, analytics, IoT e automação. A chegada do executivo fortalece a cultura de inovação com disciplina operacional, marca registrada da empresa.

“Chego à Engemon IT com entusiasmo e senso de propósito. Tenho certeza de que podemos elevar ainda mais o patamar de entrega da companhia, sempre com foco no cliente, no time e na construção de soluções tecnológicas que façam sentido para o negócio de ponta a ponta”, afirma Osvaldo.

A Engemon IT é a empresa de tecnologia do Grupo Engemon, com foco na oferta de soluções integradas em infraestrutura e inovação. Com atuação nacional, atende empresas que buscam digitalização segura, escalável e orientada a resultados, com serviços como Field Services, Data Center, Cloud, IoT, Analytics, Realidade Aumentada e Robótica

Grupo EngemonFundado em 1990, o Grupo Engemon é composto por empresas com atuação integrada nas áreas de engenharia, TI, energia e operação de ambientes críticos. Com presença nacional e cultura voltada à excelência, o grupo atende setores como saúde, telecomunicações, finanças, data centers, educação, logística e infraestrutura

Engemon IT
CORP Comunicação