quarta-feira, 2 de outubro de 2024

CUMMINS MERITOR AGORA É CUMMINS DRIVETRAIN AND BRAKING SYSTEMS (CDBS)

Entre os destaques da Unidade de Negócios (CDBS) do segmento de Componentes da Cummins para esta edição da Fenatran 2024, o MT-17X HE é o eixo de simples redução com a maior capacidade de carga disponível no Brasil.

Em novo posicionamento que reflete a integração dos negócios da Cummins e de sua  unidade do segmento de Componentes, líder em soluções e fabricação de sistemas de eixos e freios, a Cummins Meritor agora é Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS). Desde a aquisição, em agosto de 2022, a integração de pessoas, tecnologias e capacidades da Meritor posicionou a Cummins na vanguarda do fornecimento de soluções de trem de força totalmente integradas.

No atual cenário, a Cummins Drivetrain and Braking Systems reafirma sua liderança no País, com 60% de participação em veículos comerciais acima de 9 toneladas, ao dar continuidade no fornecimento de soluções de eixos para o mercado brasileiro. Em adicional, o portfólio com mais de 3 mil itens ativos relacionados aos eixos para o aftermarket, incluindo componentes do diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial, segue com a marca Meritor. Já as tecnologias zero emissão, a exemplo dos eixos elétricos, integram o portfólio da Accelera by Cummins.

"Com um legado de mais de um século de inovação global e 68 anos de experiência no mercado brasileiro, a Cummins Drivetrain and Braking Systems representa um marco significativo em nossa trajetória marcada pela integração bem-sucedida e pela evolução contínua. Com a dedicação e o talento de nossa equipe seguiremos reafirmando nossa excelência por meio de nossas ações e soluções tecnológicas em contribuição com a mobilidade cada vez mais sustentável”, diz Kleber Assanti, gerente geral da CDBS para América do Sul.

Baseada em Osasco (SP), a CDBS produz uma ampla gama de eixos que atende veículos com capacidade entre 6 e 125 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). “Este ano também celebramos o crescimento das vendas no Brasil, com uma previsão de aumento de cerca de 20% nas vendas dos nossos produtos para caminhões e ônibus em relação a 2023”, reforça Assanti.

MT-17X HE

Como parte das ações a serem compartilhadas nesta edição da Fenatran, a CDBS promove o eixo MT-17X High Efficiency (HE), inovação para o setor de transportes rodoviários extra pesados. O MT-17X HE é o eixo de simples redução com a maior capacidade global, suportando até 100 toneladas de PBTC.

Disponível para aplicações 6x4 e 8x4, o eixo MT-17X HE oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível nesta categoria de eixos (tandem de simples velocidade), devido à tecnologia incorporada no sistema de engrenamento do diferencial (par de coroa e pinhão e engrenagens helicoidais), oferecendo ao mercado mais eficiência e confiabilidade para as aplicações.

O projeto ainda conta com tecnologia de corte de engrenagem e maior durabilidade no sistema de rolamento, proporcionando um aumento da vida útil do sistema de cardan, além de melhorias na instalação e interface de suspensão veicular. “Estas inovações trouxeram para este projeto um aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo, além de avanços significativos para trazer redução de custos de manutenção e a melhor performance para categoria tandem”, afirma Mauricio Biadola, gerente Sênior de Vendas da CDBS.

O gerente ainda explica que o MT-17X HE teve redução do nível de abastecimento de óleo, de 40 litros (padrão desta classe de eixos) para 25 litros, envolvendo eixo anterior e posterior. O novo eixo para extra pesados pode ser aplicado em motorizações de até 750 hp. Outra grande vantagem do modelo é o uso exclusivo da carcaça fundida, o que proporciona o melhor design no pacote para a montagem da suspensão do veículo, trazendo flexibilidade, além de otimizar o desenvolvimento do suporte para a instalação, bem como uma maior confiabilidade em aplicações mais severas.

Detachable

O eixo tandem MT-17X HE traz ainda como opcional o sistema CDBS Detachable (capaz de alterar, quando descarregado, da configuração 6x4 para 4x2). Trata-se de uma solução inovadora para frotas que buscam melhorar as operações, reduzir custos de combustível e elevar a capacidade de carga útil.

O Detachable da CDBS é capaz de desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando o veículo está sem carga.

Esta inovação foi desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro e pode equipar também os eixos da marca 6x4 e 8x4 tandem dos modelos MT-14X, MT-150, MT-160 e MT-610. “A redução em tarifas de pedágio chega a 33% e o ganho de eficiência é de até 2%, considerando apenas a desacoplagem do segundo eixo trativo e de até 5% suspendendo todo o eixo”, finaliza Biadola.

Cummins Brasil – Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, grupos geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada.


Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

FPT INDUSTRIAL E TATA DAEWOO COMPLETAM 20 ANOS DE PARCERIA

A FPT Industrial e a Tata Daewoo Commercial Vehicles acabam de comemorar 20 anos de parceria. A combinação de caminhões líderes de classe e motores tecnologicamente avançados está se mostrando altamente bem-sucedida. A FPT Industrial fornece hoje para toda a linha de veículos comerciais da Tata Daewoo, com uma variedade de motores em conformidade com a norma Euro VI, de 4 a 13 litros.

Como fabricante global de motores, a FPT Industrial tem orgulho de apoiar uma grande fabricante de veículos comerciais como a Tata Daewoo, para alcançar ganhos competitivos e aumentar sua participação no mercado. Nas últimas duas décadas, a FPT Industrial manteve o compromisso de fornecer a esse cliente de alto nível soluções ideais para motores. Desde 2015, esse compromisso envolve o fornecimento da linha completa de veículos comerciais leves, médios e pesados da Tata Daewoo com motores compatíveis com Euro VI.

Desde o início da colaboração, aproximadamente 90.000 motores foram fornecidos ao parceiro.

Um dos destaques dos motores atuais é o sistema HI-eSCR (High Efficiency SCR) de alta eficiência, sem regeneração, de propriedade da FPT Industrial. O HI-eSCR garante a conformidade dos veículos comerciais da Tata Daewoo com os limites de óxido de nitrogênio (NOx) da norma Euro VI somente por meio do sistema de redução catalítica seletiva (sem a necessidade de recirculação do gás de escape). A arquitetura sem EGR garante eficiência de combustão ideal, resultando em baixo consumo de combustível e elevado desempenho, com suporte de sistemas avançados de injeção e tratamento de ar.

Com vista a novos desenvolvimentos, o centro de P&D na sede de Gunsan da Tata Daewoo Commercial Vehicle, na Coreia do Sul, continuará a se beneficiar do suporte técnico e de engenharia local da FPT Industrial, apoiado pela experiência da marca em Turim, na Itália.

"Atualmente, estamos trabalhando em conjunto com a Tata Daewoo Commercial Vehicle com o objetivo de alcançar a próxima evolução do produto e à redução contínua das emissões de CO2 ", afirma Claudio Passerini, vice-presidente de Vendas e Marketing da FPT Industrial. "Essa atividade é um indicativo de nossa parceria estratégica e a razão pela qual ela se mostrou tão bem-sucedida nos últimos 20 anos. Alcançar o sucesso comercial e tecnológico nesse mercado é extremamente exigente, mas temos as mesmas ambições: fornecendo soluções de transporte comercial que permitem que clientes de todo o mundo realizem negócios eficientes e lucrativos, respeitando o meio ambiente. Trabalhar em estreita ligação com nossos parceiros OEM produz resultados dos quais todos nós podemos nos orgulhar."

A Tata Daewoo Commercial Vehicle foi fundada em 2002 e é uma subsidiária integral da Tata Motors.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. Mais de 8.000 pessoas em dez unidades de produção e dez centros de P&D trabalham para a FPT Industrial, em todo o mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 até mais de 1.000 hp, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas de GAW (peso bruto por eixo). A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 hp. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa extensa oferta e um forte foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em soluções e sistemas de propulsão industrial. 

FPT Industrial

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DO GRUPO CAIO 2025

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio do Grupo Caio que podem ser realizadas pela Página de Carreiras (https://grupocaio.gupy.io), até 20 de outubro. Nesta edição do Programa, o processo seletivo será realizado de forma híbrida, com etapas on-line e presenciais.

É uma grande oportunidade para estudantes que têm o objetivo de aprimorar suas competências técnicas e comportamentais, em um Grupo que é referência nos segmentos em que atua.

Dalton Vieira, diretor de Gente & Gestão do Grupo Caio, ressalta: “O Programa de Estágio do Grupo Caio, oferece aos estudantes a oportunidade de complementarem sua formação acadêmica em uma indústria que, há quase oito décadas, é referência em inovação e soluções em transportes. O Programa proporciona a experiência prática, o aperfeiçoamento técnico e cultural, e também a vivência em um ambiente de trabalho motivador e repleto de desafios, promovendo o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes”.

Assim como no ano passado, para o processo seletivo do Programa de Estágio de 2025 os universitários poderão se inscrever em mais de uma empresa do Grupo. “Por exemplo, um estudante de engenharia pode se candidatar a vagas relacionadas à sua formação na Caio Botucatu, Caio Barra Bonita, Fiberbus, Inbrasp e Tecglass. Uma dica importante é que os candidatos pesquisem sobre as empresas antes de manifestar interesse nas vagas, pois cada uma possui suas particularidades, embora todas compartilhem a mesma cultura do Grupo”, explica Inez Daroz, gestora de Recrutamento e Treinamento do departamento de Gente & Gestão do Grupo Caio.

As vagas são destinadas a estudantes que estão cursando o último ou penúltimo ano de graduação de cursos como:
• Administração;
• Contabilidade;
• Serviço Social;
• Design do Produto;
• Recursos Humanos;
• Psicologia;
• Comunicação Social: Jornalismo e Relações Públicas;
• Engenharia: Automação, Computação, Elétrica, Mecatrônica, Mecânica, Produção, Química;
• Logística;
• Sistemas de Informação.

O Programa está previsto para iniciar em fevereiro de 2025 e terá duração de onze meses. Durante esse período, os jovens profissionais participarão da “Jornada do Conhecimento”, onde receberão treinamentos técnicos e comportamentais, além de avaliações periódicas para acompanhar sua evolução profissional, sob a orientação de um Comitê Multidisciplinar.

Para participar, é necessário residir em Botucatu, Barra Bonita ou cidades próximas, dependendo da empresa em que atuará, durante o período do estágio, e ter disponibilidade para trabalhar de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 13h00.

Além de estágio remunerado, o Programa também oferece benefícios como: auxílio-transporte, almoço em refeitório da empresa e ambulatório médico.

As inscrições também podem ser feitas pelo QR Code

ParticipePágina de Carreiras (https://grupocaio.gupy.io) 

Grupo Caio 

TRACBEL AGRO LANÇA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ASSISTENTES TÉCNICOS PARA MÁQUINAS DO AGRONEGÓCIO

A Tracbel Agro está lançando um programa de formação de assistentes técnicos para trabalhar em oficinas e em campo com máquinas agrícolas e serviços da John Deere. É mais um projeto de entrada e de profissionalização da empresa, com o objetivo de gerar oportunidades de empregos dentro do Grupo. Nesta primeira turma serão selecionados 35 jovens a partir de 18 anos para atuar em filiais da Tracbel Agro no Norte e Noroeste do Estado de São Paulo.

"O Grupo Tracbel vem constantemente investindo na formação e capacitação de sua mão de obra para fazer o trabalho de manutenção do parque de máquinas. Estamos também acompanhando a evolução tecnológica dos equipamentos, que estão cada vez mais avançados e com alta produtividade", declara Victor Franco, CEO da Tracbel Agro. 

"Queremos colaborar com a geração de renda nas cidades e regiões onde estamos presentes", destaca Victor Franco. 

Os alunos serão contratados em regime CLT e receberão uma bolsa de estudos durante o programa. Eles terão acesso a todos os benefícios que a empresa oferece para a função, como planos de saúde e odontológico, alimentação, vale transporte e seguro de vida. Os alunos serão incluídos também no Programa de Participação nos Lucros e Resultados da empresa, o PLR.

O conteúdo do programa Assistente Técnico é direcionado aos equipamentos John Deere mais utilizados na região. Os participantes serão qualificados para trabalhar com tratores, colhedoras de cana e pulverizadores, entre outras máquinas. A marca oferece o que existe de mais tecnológico nos setores de cana e de citrus no Brasil.

"Criamos um amplo programa de estudos com aulas práticas e teóricas, com instrutores capacitados pela fábrica e padrinhos que acompanham os alunos do início até formatura, prevista para setembro do ano que vem", afirma Patrícia Feijó, gerente de RH da Tracbel Agro.

A divisão Agro tem 16 unidades espalhadas pelo interior paulista. A empresa está inclusive concentrando esforços para selecionar mulheres, para aumentar a diversidade na área técnica, em funções tradicionalmente ocupadas por homens.

Capacitação e emprego

O Assistente Técnico é parte de um amplo esforço do Grupo Tracbel para capacitação de jovens por todo o País. Recentemente, a Tracbel efetivou em seu quadro de pessoal 17 alunos que se formaram no Programa Assistente Mecânico, voltado para formação de profissionais para trabalhar nas divisões de caminhões, ônibus e máquinas pesadas. "Estamos buscando jovens que querem trabalhar conosco e, ao mesmo tempo, auxiliar para garantir sua empregabilidade e aumentar sua emancipação econômica", observa Patrícia Feijó.

As estatísticas mostram que mais de 40% das empresas do Brasil não conseguem preencher posições que exigem competências técnicas. O curso de Assistente Técnico da Tracbel Agro é dirigido a um segmento muito promissor, já que o agronegócio brasileiro é uma superpotência global e as previsões são de que o País será cada vez mais relevante nesta área.

Sustentabilidade

A Tracbel promove, com seus produtos e serviços, o crescimento sustentável do seu negócio e de todos aqueles com quem atua comercialmente. A John Deere é a maior fabricante mundial de máquinas agrícolas e reconhecida globalmente por produtos inovadores, de alto grau de tecnologia embarcada, e ambientalmente corretos.

A Tracbel é um grupo nacional com 40 casas distribuídas por todo o Brasil, 1,5 mil funcionários e quatro unidades de negócios: Tracbel Agro, com máquinas e implementos agrícolas (John Deere); veículos comerciais (caminhões e ônibus da Volvo); máquinas pesadas, com equipamentos de construção, mineração, transporte de materiais (Volvo,  SDLG e Bull); e florestal e logística (Tigercat e  Kalmar).

As inscrições podem ser feitas ao clicar neste link ou pela URL do site https://vagasgrupotracbel.rhgestor.com.br.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

GWM BRASIL INICIA CONTRATAÇÕES PARA A FÁBRICA DE IRACEMÁPOLIS E AVANÇA NA PRODUÇÃO NACIONALIZADA

A GWM Brasil deu início às contratações para a sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, com a seleção dos primeiros líderes, que serão fundamentais para a criação dos processos produtivos, ampliação da linha de montagem e treinamento dos primeiros colaboradores. Até o final deste ano, a GWM planeja contratar 100 funcionários, com uma meta de 700 novos empregos até o começo da produção, no primeiro semestre de 2025.

“O início das contratações marca um importante avanço para a GWM Brasil e nossa operação em Iracemápolis. Estamos comprometidos em formar uma equipe sólida e altamente treinada, que será essencial para a nossa produção e crescimento na região, com foco na geração de empregos no País”, afirma Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.

Os primeiros treinamentos serão realizados internamente, mas, em breve, a montadora contará com a parceria do SENAI, que atualmente já faz a capacitação dos técnicos da rede de concessionárias da GWM. “Essa colaboração é fundamental para garantirmos que nossa equipe esteja bem-preparada para os desafios do mercado brasileiro e para a qualidade que nossos clientes esperam”, destaca Bastos.

A produção na nova fábrica de Iracemápolis está programada para o primeiro semestre de 2025 com o lançamento do SUV híbrido Haval H6. Antes do começo da produção, a GWM realizará uma cerimônia de inauguração, prevista para ocorrer no meio do semestre. Inicialmente construída para ter uma capacidade instalada de 20 mil veículos por ano, a fábrica da GWM será ampliada e modernizada para atingir a capacidade produtiva de 50 mil unidades dentro de três anos.

O foco da operação em Iracemápolis será a nacionalização. A GWM já planeja logo no início da produção um significativo conteúdo local, que inclui componentes como pneus, vidros, rodas, bancos e chicotes elétricos, entre outros, além de garantir que o processo de pintura dos veículos também seja realizado localmente desde o princípio. “Nosso objetivo é alcançar 60% de nacionalização dentro de três anos, o que nos permitirá iniciar a exportação para a América Latina”, completa o diretor.

As primeiras contratações em Iracemápolis ocorreram logo após a confirmação pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) da homologação do projeto da GWM Brasil para o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), nova política industrial brasileira voltada para a sustentabilidade e inovação na indústria automotiva. Com a homologação será possível transferir gradualmente todos os processos produtivos, atualmente realizados na China, para a unidade de Iracemápolis.

O início da produção na fábrica de Iracemápolis faz parte da primeira fase do projeto de investimentos da GWM no mercado brasileiro, que totaliza R$ 10 bilhões até 2032. Apenas nessa primeira fase, que vai até 2026, o aporte será de R$ 4 bilhões.

GWM -  Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

VOLVO LANÇA EDIÇÃO REMOTA DA CAMPANHA EDUCATIVA “PARE, OLHE, ACENE”.

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) lança o treinamento remoto da campanha educativa “Pare, Olhe, Acene”, destinada a educadores do ensino fundamental e instrutores de empresas de transporte. Eles serão preparados para aplicar conteúdos de visibilidade no trânsito para crianças de 6 a 10 anos.

Com ênfase na prevenção a acidentes, o treinamento alerta para a importância de três atitudes básicas no trânsito: “parar, olhar, acenar”. São hábitos simples para evitar acidentes com qualquer tipo de veículo, principalmente em relação a pontos cegos em caminhões, ônibus e automóveis. Elaborado por especialistas, o material inclui vídeo de orientação e história animada para servir de apoio à multiplicação dos conceitos.

Desde que foi lançada em 2015, essa campanha mundial da Volvo impactou milhares de crianças em mais de 30 países. Agora está sendo novamente repercutida no Brasil. “Para a Volvo, segurança é um valor fundamental e faz parte da estratégia de sustentabilidade da marca. Temos o ideal de futuro com Zero Acidentes fatais envolvendo nossos veículos”, explica Ricardo Nanami, diretor de Pessoas & Cultura e Meio Ambiente da Volvo.

Capacitação

Nesta edição, são 250 vagas destinadas a educadores do ensino fundamental 1 e instrutores de empresas de transporte. O conteúdo utiliza a história da motorista profissional de caminhão Sam, mostrando situações de risco que fazem parte do cotidiano nas ruas e estradas. Evidencia cenas que colocam em risco os públicos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.

O público treinado receberá também um kit com todos os materiais digitais e impressos, prontos para aplicação. A meta é impactar seis mil crianças até o final de novembro.

A campanha “Pare, Olhe, Acene” contribui com a 2ª Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito (2021-2030). Estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como alvo reduzir em 50% os acidentes e mortes no trânsito em todo o mundo. Essa meta faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Clique na tela e assista o vídeo

Zero Acidentes

O Grupo Volvo assumiu, desde a sua fundação em 1927, o compromisso com a segurança. Desde 2012, reforçou esse comprometimento ao preconizar a Visão Zero Acidentes como um ideal de futuro envolvendo os veículos da marca.

“Além de produzir veículos com alta tecnologia para evitar acidentes, por meio do PVST atuamos para mobilizar a sociedade brasileira em prol da segurança viária. Alinhados à filosofia Visão Zero Acidentes, acreditamos que para gerar transformações coletivas potentes, capazes de reduzir o alto número de vítimas fatais que ainda temos no Brasil, precisamos somar esforços e compartilhar responsabilidades. Iniciativas como a “Pare, Olhe, Acene”, que engajam e preparam pessoas para atuar como agentes de transformação, capazes de salvar vidas, são importantes”, reforça Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST.

> As inscrições para a nova edição da “Pare, Olhe, Acene” vão até 11 de outubro. As vagas são limitadas. Clique aqui para informações e inscrições ou acesse: www.pvst.com.br/pareolheacene.

Grupo Volvo América Latina

terça-feira, 1 de outubro de 2024

AMÁLIA CECÍLIA COSTA É A NOVA DIRETORA DE ASSUNTOS JURÍDICOS DA VOLKSWAGEN PARA O BRASIL

A Volkswagen anuncia Amália Cecília Costa como Diretora de Assuntos Jurídicos da empresa no Brasil. A executiva se reportará diretamente a Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. Amália também fará parte do Comitê Executivo da Volkswagen do Brasil.

“A área de Assuntos Jurídicos é estratégica para os negócios da Volkswagen do Brasil. A Amália assume como nova Diretora trazendo características essenciais, como capacidade analítica e crítica, para superarmos os desafios legais e regulatórios do setor automotivo. Estou certo de que ela e toda a equipe permanecerão trazendo resultados excelentes, ajudando a construir a Volkswagen ainda mais ágil, inovadora e diversa que desejamos”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

“A Volkswagen do Brasil é uma das principais operações da VW no mundo e as atividades de Assuntos Jurídicos são essenciais para a sustentabilidade do negócio. Desde a sua chegada, Amália tem contribuído decisivamente para a gestão de assuntos jurídicos e regulatórios, com a sua grande competência e experiência na área jurídica. Tenho certeza que nesta posição ela contribuirá para resultados ainda maiores. Desejamos sucesso à Amália neste novo desafio”, afirmou Philip Haarmann, Head Global de Assuntos Jurídicos do Grupo Volkswagen.

Amália Cecília Costa é formada em Direito e tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A executiva tem 20 anos de experiência na área jurídica, incluindo atuação em grandes escritórios de advocacia e empresa multinacional na área contenciosa e corporativa, além de mais de 10 anos atuando em uma Big4 na assessoria a clientes internacionais e nacionais de diversas indústrias em transações de empresas (M&A). Amália ingressou no time jurídico da Volkswagen do Brasil, em dezembro de 2021, como Gerente Jurídica, foi promovida a Gerente Executiva, a Diretora Adjunta e agora a Diretora.

“Atuar no setor automotivo tem sido uma grande oportunidade em minha trajetória profissional. Nesses quase três anos de Volkswagen, sempre busquei aplicar os meus conhecimentos da área jurídica para trazer impacto positivo aos negócios. Assumo a liderança da área com essa visão e com o compromisso de atuar no desenvolvimento das pessoas e na transformação da Volkswagen em busca de ainda mais eficiência”, afirma Amália Cecília Costa.

Volkswagen do Brasil

REVO FORTALECE SUA ORGANIZAÇÃO E PROMOVE JOVENS LÍDERES, PREPARANDO-SE PARA O FUTURO DA MOBILIDADE

Desde o início do ano, a REVO vem realizando uma profunda reestruturação em sua organização com o objetivo de preparar a empresa para os desafios que vêm pela frente no setor de adaptação veicular. 

Faz parte desse processo a mescla de profissionais experientes como Rafael Alves (Diretor de Compras), Marcia Akemi (Diretora Comercial), Marcos Koschar (Diretor da Planta de Tatuí), entre outros, com a chegada de sangue novo de executivos que estrearam na companhia trazendo importante bagagem e conhecimento, como Cícero Melo (Diretor Industrial), Cristiane Silva (CFO) e Tarcila Biffi (PMO).

Mais recentemente, em um movimento rápido e certeiro como devem se comportar as organizações eficientes, a REVO promoveu dois jovens líderes da empresa, Jean Bueno de Camargo, que assumiu a Gerência Industrial, e Diego Donizete Farias, Gerente da Engenharia.

O CEO da REVO, Flavio Padovan, ressalta a importância do aproveitamento de jovens talentos da empresa, do tipo “prata da casa”, caso do Jean e do Diego para manter a motivação das equipes e criar possibilidades de desenvolvimento de planos de carreiras. “Estamos sempre atentos aos movimentos do mercado e trabalhamos muito próximos das montadoras de veículos e, ao mesmo tempo, observamos de perto a capacidade e a atitude de nossos colaboradores internos. Acredito muito na estratégia de mesclar experiência dos mais velhos com o dinamismo e a energia dos mais jovens.”, comenta Padovan.

As especificidades do segmento de transformação veicular exigem um profundo conhecimento de Engenharia Automotiva, além do domínio de custos e processos, construção e experimentação de protótipos, qualidade e, ainda, amplo domínio de ‘chão de fábrica’, onde será instituída a produção em série. Mas mais do que isso: o time técnico precisa conhecer os veículos de várias e marcas e modelos, o que não é fácil. 

“A metodologia de identificação de jovens talentos tem funcionado muito bem. Sempre que há uma elevação na demanda de produção, como a que estamos vivendo agora, ou a necessidade de substituir algum colaborador, os candidatos estão praticamente formados e preparados para as novas funções, como foi o caso do Jean e do Diego”, resume o CEO.

“Sabemos que para atingir nossos objetivos precisamos de colaboradores engajados e com atitude vencedora. Nesse sentido, estamos formando um time forte, moderno e competitivo”, complementa Padovan.

e/d: Marcos Koshar, Jean Bueno de Camargo, Flavio Padovan e Diego Donizete Farias.

Jean Bueno de Camargo tem 31 anos e é nascido em Tatuí, onde fica uma das plantas da REVO. Possui formação técnica em Manutenção Industrial e acumula 14 anos de experiência no segmento de transformação veicular. Ao assumir a posição de gerente industrial, ele terá a responsabilidade de gerir um time de quase 100 colaboradores, entre operadores das linhas de montagem final, chicotes, sinalizadores, pintura, blindagem e subconjuntos.

A função exige domínio, além de gestão, de processos, desenvolvimento, qualidade e logística, mas o jovem gerente acredita estar preparado. “Passei por todas as áreas de Produção dentro da REVO. Conheço profundamente as etapas do processo industrial, bem como a anterior, que é a Engenharia de Protótipos, e a posterior, que é o pós-venda. Estou orgulhoso por ascender a um cargo tão relevante com a minha idade, mas me sinto plenamente capaz de cumprir, ou melhorar, os indicadores da área”, resume.

Já o engenheiro mecânico Diego Donizete Farias nasceu em Itapetininga, que é próxima a Sorocaba, sede da REVO. Tem 37 anos. E uma curiosidade: é formado também em Relações Públicas. “Meu sonho de criança era ser engenheiro. Fiz uma primeira faculdade somente com o intuito de melhorar minha renda e poder custear o curso de Engenharia. Deu certo”, explica. Com 6 anos de empresa, o novo gerente de engenharia da REVO ingressou no segmento de transformação veicular em 2010. Desde então, passou por inúmeras áreas técnicas, com ênfase na experiência adquirida na Engenharia de Protótipos.

“Assumo essa posição sabendo muito bem da responsabilidade que tenho não só com a empresa, mas com a sociedade. Cada vez que estou andando na rua e vejo uma viatura policial, seja da PM, da PRF ou da GCM, eu me lembro de cada item que ajudei a compor naquele veículo, o que me enche de orgulho. Agora é acelerar e aprimorar ainda mais a liderança tecnológica que a REVO detém na transformação veicular”, conta.

REVO - Maior e mais tradicional empresa de adaptação veicular no país, a REVO possui capacidade instalada de 200 unidades/dia, com duas plantas no interior de São Paulo (Tatuí e Sorocaba), que totalizam 240 mil m2 de área. Dotada de um time de colaboradores altamente capacitado e com amplo portfólio de produtos e serviços homologados pelas principais montadoras, a REVO conta com o suporte da REAG Investimentos, uma das maiores gestoras de recursos independentes do mercado brasileiro.

REVO
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

KIA EV9 GANHA O TROFÉU DE OURO NO PRÊMIO DE DESIGN IDEA 2024

O Kia EV9 ganhou o troféu de ouro no International Design Excellence Awards (IDEA) de 2024, apresentado pela Industrial Designers Society of America (IDSA).

A conquista marca o primeiro prêmio Gold IDEA da Kia e uma vitória nos três prêmios globais de design mais importantes para a marca, após os sucessos do EV9 nos prêmios Red Dot 'Best of Best' e iF Design Gold no início deste ano.

A Kia recebeu o troféu de ouro na categoria Automotivo e Transporte por seu SUV elétrico EV9 em cerimônia de premiação IDEA 2024, que aconteceu em 12 de setembro no Palmer Events Center, em Austin, Texas. Este prêmio reforça a excelência e originalidade do design do EV9 e a natureza inovadora da filosofia criativa ‘Opostos Unidos’ da Kia.

Karim Habib, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Design Global da Kia, disse: "Guiados pelos princípios da nossa filosofia criativa 'Opostos Unidos, na Kia dedicamo-nos à criação de produtos inspiradores e autênticos que satisfaçam as necessidades emocionais dos clientes com a mesma força com que satisfazem suas necessidades de mobilidade, praticidade e sustentabilidade.

"Um bom design deve sempre representar a relação entre nossos usuários, nossos produtos e nossa marca, e acreditamos que o EV9 consegue isso. Ter a natureza criativa e inovadora dos nossos valores de design reconhecidos – primeiro pelos Red Dot e iF Design Awards, e agora com um Ouro na IDEA – é imensamente gratificante, não apenas para a equipe de design da Kia, mas para todos os nossos colegas globais. Esse reconhecimento nos inspira a continuar buscando soluções inovadoras de mobilidade sustentável para nossos clientes."

Descobrindo o design premiado do Kia EV9

O EV9 representa a essência dos 'Opostos Unidos', que aproveita a tensão criativa gerada pelos valores divergentes da natureza e da modernidade para entregar um todo harmonioso. Essa filosofia inspirou os designers da Kia a dispensar o pensamento convencional e criar um veículo elétrico inovador com um caráter ousado e autêntico, ultrapassando os limites do design, usabilidade, conectividade e responsabilidade ambiental.

Linhas definidas e superfícies suaves caracterizam o EV9, enquanto recursos exclusivos, como a digital tiger face, a grade de iluminação com padrão digital e os faróis verticais contribuem para seu apelo futurista único. Essas qualidades estéticas ajudaram o EV9 a obter as maiores honras nos prêmios Red Dot e iF Design e garantir o ouro no IDEA 2024.

Este ano marca o 44º aniversário do IDEA, tornando-o um dos programas de premiação de design mais antigos e prestigiados do mundo. Não afetado por modismos inconstantes ou estilo transitório, a competição anual concentra-se exclusivamente em identificar e homenagear o auge da excelência em design. O troféu de ouro do EV9 na categoria Automotivo e de Transporte ocorre sete anos depois que a IDEA concedeu o Bronze ao Kia Telluride Concept em 2017.

O EV9 lidera o compromisso estratégico da Kia em manter sua liderança em mobilidade sustentável global. O SUV totalmente elétrico de sete lugares foi o primeiro carro de produção a incorporar os 10 itens sustentáveis "indispensáveis" da Kia, que passaram a estar presentes em todos os novos modelos da marca e personificam o compromisso da Kia com o desenvolvimento de materiais naturais e de base biológica.

Desde o seu lançamento em 2023, os valores de design do EV9 e o amplo apelo ao cliente alcançaram um sucesso global icônico. Além dos troféus Red Dot, iF Design e IDEA, o EV9 levou dois troféus no World Car Awards 2024 como vencedor geral ('World Car of the Year') e melhor veículo elétrico ('World Electric Vehicle').

Kia Brasil
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PORSCHE INICIA PRÉ-VENDAS DO NOVO 911 CARRERA NO BRASIL

O novo 911 Carrera tem preço público sugerido de R$ 868.000,00. Já a versão Cabriolet tem preço público sugerido de R$ 920.000. As entregas das primeiras unidades estão previstas para o primeiro trimestre de 2025.

911 Carrera Cabriolet

O novo Porsche 911 Carrera já pode ser reservado por clientes brasileiros em toda a rede autorizada de Porsche Centers do país. O icônico modelo esportivo da marca será oferecido inicialmente em duas versões: 911 Carrera Coupé e 911 Carrera Cabriolet. Os novos esportivos da casa de Stuttgart apresentam um design reformulado, melhor aerodinâmica, interior renovado, equipamento padrão aprimorado e conectividade expandida.

Alimentado por um motor boxer biturbo de 3,0 litros levemente atualizado e mais potente que seu antecessor, o novo 911 Carrera adota os turbocompressores que eram utilizados anteriormente nos modelos GTS e o intercooler dos modelos Turbo, que fica diretamente sob a grade da tampa traseira, acima do motor. Com essas modificações, a Porsche consegue simultaneamente uma redução nas emissões e um aumento de potência para 290 kW (394 cv), junto com um torque máximo de 450 Nm.

Essa versão também ganhou freios maiores, com 350 mm de diâmetro (20 mm maiores que o anterior) por 34 mm de espessura (2 mm maiores) e 6 pistões (2 pistões adicionais) na frente. Atrás, os novos discos também possuem 350 mm (28 mm maiores) por 28 mm, mas com 4 pistões. O novo 911 Carrera Coupé vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o pacote Sport Chrono, item de série para o mercado brasileiro) e atinge uma velocidade máxima de 294 km/h. Em comparação com seu antecessor, isso representa uma melhoria de 0,1 segundo e 1 km/h, respectivamente.

911 Carrera Coupé

Alterações no design do 911

O Porsche 911 é um clássico que por oito gerações – até agora – foi consistente e extensivamente desenvolvido. Cada geração exibe um design que é uma interpretação contemporânea das características principais clássicas do 911. Comprometido com a tradição e, ao mesmo tempo, permanecendo um carro esportivo emocionante de seu tempo, o 911 é conhecido por adicionar toques inovadores ao seu portfólio estilístico a cada geração.

O objetivo de melhorar continuamente a dinâmica de direção está na vanguarda de todas as inovações. O novo Porsche 911 adota esse princípio com uma série de medidas que melhoram suas propriedades aerodinâmicas e acomodam os requisitos adicionais de resfriamento dos sistemas de propulsão fundamentalmente renovados. Ao mesmo tempo, a Porsche conseguiu tornar seu visual ainda mais distinto. Características específicas na frente e na traseira enfatizam a largura e a estatura do carro esportivo. Isso dá ao 911 uma aparência ainda mais elegante, marcante e imponente na estrada.

A Porsche integra todas as funções de iluminação frontal nos faróis característicos do 911. Essa funcionalidade aprimorada dos faróis torna possível dispensar luzes auxiliares na parte frontal redesenhada. Isso permite um design mais limpo e seções de entrada de ar dianteiras maiores para arrefecer os motores substancialmente remodelados. A nova posição do suporte da placa cria espaço para sensores de assistência adicionais, que ficam ocultos atrás de uma superfície de alto brilho abaixo da placa. A Porsche também está diferenciando as variantes do modelo 911 de forma mais distinta: cada uma tem sua própria seção frontal exclusiva, tornando-a inconfundível. Exemplo: o 911 Carrera herdou as entradas de ar de resfriamento horizontais características de seu antecessor.

Já a parte traseira do novo 911 tem um design claro e progressivo. Aqui, também, o foco está na otimização aerodinâmica. A Porsche integrou uma unidade de luz recém-projetada com arco de luz LED integrado na parte traseira. A linha de luz elegante e perfeitamente emoldurada se estende de flanco a flanco. As letras "PORSCHE" em relevo e visualmente integradas formam um contraste atraente. Na parte superior da traseira, a Porsche reduziu o número de grelhas de ar de resfriamento na tampa traseira de nove para cinco por lado e também integrou duas entradas de ar adicionais.

A placa foi movida para cima e a saia traseira exibe uma estrutura clara. A Porsche também integrou uma saída de ar para o sistema de resfriamento de ar de admissão. Os tubos de escape do 911 Carrera também têm um design exclusivo. Opcionalmente, o cliente pode especificar um sistema de escapamento esportivo com tubos de escape ovais em preto ou prata.

Com faróis LED HD-Matrix pela primeira vez

Com o redesenho dos faróis do 911, a Porsche combinou uma gama de iluminação atualizada com um novo design. Os faróis LED Matrix agora vêm como padrão. Eles dividem a área do farol alto em 11 segmentos, que são esmaecidos ou apagados dependendo da situação, com suporte de dados de câmera e navegação. O resultado é um farol alto sem ofuscamento. Os faróis apresentam módulos de luz moldados tridimensionais e as luzes diurnas de quatro pontos da Porsche.

Os faróis LED HD-Matrix estão disponíveis como opção pela primeira vez no 911. Com mais de 32.000 pixels por farol, este sistema de iluminação gera uma imagem de luz digital de alta resolução que cobre toda a faixa do farol alto, bem como a área principal do farol baixo. Cada pixel individual pode ser ativado, desativado ou escurecido em 1.024 etapas. Isso cria um campo de luz homogêneo que se adapta à respectiva situação de direção na velocidade da luz. Esta tecnologia introduz muitas novas funções adaptativas ao 911. Os faróis LED Matrix HD oferecem, por exemplo, iluminação de faixa, obras na estrada e iluminação de faixa estreita, luz de marcação e um farol alto dedicado para rodovias. Modos de luz especiais para dirigir na chuva ou neblina, em cruzamentos, ao fazer curvas ou em curvas também estão presentes na gama de funções.

Dimensões e estilos de carroceria Coupé e Cabriolet

O 911 sempre foi sinônimo de variedade. É por isso que a Porsche está oferecendo o 911 Carrera nas variantes de carroceria Coupé e Cabriolet. A Porsche oferece quatro variantes de cores sólidas para a capota flexível, e uma opção adiciona na cor preta com listras cinza que se estendem longitudinalmente - incluindo o capô e a tampa do compartimento de bagagem. A distância entre eixos das duas variantes de carroceria é de 2.450 mm e a largura é de 1.852 mm (excluindo espelhos). O comprimento do 911 Carrera é de 4.542 mm.

Tão individual quanto um Porsche

A seleção de um Porsche 911 é sempre uma escolha pessoal. Portanto, a Porsche tradicionalmente oferece uma ampla gama de opções avançadas de personalização. Variantes de cores adicionais estão disponíveis, como de costume da Porsche, nos programas modulares Paint to Sample e Paint to Sample+, bem como no programa de solicitação especial Porsche Exclusive Manufaktur. Algumas dessas opções agora podem ser selecionadas diretamente no configurador online por meio do ícone de personalização.

Todos os Porsche 911 são construídos em uma linha de produção em Zuffenhausen. Em média, cerca de 40% de todos os Porsche 911 são adicionalmente refinados à mão na Porsche Exclusive Manufaktur. Quase todos os clientes Porsche encomendam pelo menos duas opções da Porsche Exclusive Manufaktur ao configurar seu veículo. Isso inclui Aerokits; pacotes externos e várias cores especiais; acabamentos em madeira, carbono ou couro; relevo individual e acabamentos em painéis de porta de couro costurados à mão, entre outros.

O novo 911 Carrera tem preço público sugerido de R$ 868.000,00. Já a versão Cabriolet tem preço público sugerido de R$ 920.000. As entregas das primeiras unidades estão previstas para o primeiro trimestre de 2025.

A data de início da abertura das pré-vendas das novas versões 911 Carrera GTS será informada futuramente.

Porsche Brasil

ARCELORMITTAL INICIA OPERAÇÃO INÉDITA DE TRANSPORTE DE BOBINAS DE AÇO COM CAMINHÃO VOLVO 100% ELÉTRICO

Com o objetivo de reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) em suas operações logísticas e contribuir para a sua meta global de descarbonização, a ArcelorMittal passou a contar desde agosto com o primeiro caminhão 100% elétrico em sua operação.

Com a operação, a ArcelorMittal torna-se pioneira no Brasil no uso de caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas de aço. O veículo, o primeiro caminhão elétrico da Volvo em Santa Catarina, tem capacidade de transportar 30 toneladas de carga por viagem e faz parte da frota da transportadora WOEU. Até o final deste ano, está prevista a entrada de mais quatro caminhões na operação, cada um com capacidade de 48 toneladas por viagem, em parceria com demais transportadores.

Juntos, estes veículos irão viabilizar o transporte de 120 mil toneladas de aço ao ano, representando a diminuição de mais de 800 toneladas de GEE de emissão anuais.

Estão previstas na operação rotas regionais de até 200 quilômetros, a partir da unidade da ArcelorMittal em São Francisco do Sul, Santa Catarina.

A iniciativa de utilizar caminhões elétricos e mudar a matriz energética de suas operações logísticas surgiu no final de 2023. A ArcelorMittal é uma referência por suas boas práticas sustentáveis na área logística, inclusive com certificação do Programa de Logistica Verde Brasil por ter a sustentabilidade como um valor em suas operações, devido a aplicação de otimização dos caminhões nas rotas, uso de meios de transporte alternativos, como a cabotagem break bulk, container e ferrovia para atender alguns destinos.

Os testes com um caminhão 100% elétrico iniciaram em janeiro deste ano. O percurso de 488 quilômetros, incluiu trechos de serra e envolveu três rotas de entrega, onde constataram que o caminhão elétrico apresenta a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação.

Além disso, possui custos de manutenção inferiores aos caminhões convencionais a combustão a diesel e pode operar em regime ininterrupto, com paradas curtas para recarregar as baterias. A ArcelorMittal foi a primeira produtora de aço brasileira a testar um caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas em rotas de curta e média distância.

Segundo Eduardo Crescente Raya, Diretor de Planejamento e Logística do segmento de Aços Planos da ArcelorMittal, o próximo passo é avaliar novas alternativas e rotas com as transportadoras parceiras para a empresa avançar neste novo modelo operacional. “O uso de energia elétrica torna o transporte de cargas mais viável, sustentável e limpo. Além de agregar o valor ao nosso negócio, mostrando aos nossos clientes nosso compromisso com a descarbonização, é um grande passo para consolidarmos nossa estratégia de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, avalia Raya.

ArcelorMittal tem meta global de ser carbono neutro até 2050

O Grupo ArcelorMittal foi pioneiro no setor ao lançar a meta global de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030. Além de investir na inovação e no desenvolvimento de produtos em favor da descarbonização da cadeia, como a linha XCarb©, foi estabelecido um roadmap que se desdobra em planos diretores nos 15 países de atuação do Grupo. No Brasil, o Plano Diretor de CO2 definiu estratégias e metas focadas em cinco vertentes: transformação da produção de aço, eficiência energética, incremento do uso de sucata, energia limpa e compensação das emissões residuais.

ArcelorMittal

A ArcelorMittal é a maior produtora de aço no Brasil e líder mundial. Opera na produção de aços no País, com capacidade instalada superior a 15,5 milhões de toneladas/ano. Com unidades industriais em oito estados, emprega 20 mil pessoas diretamente. A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação.

ArcelorMittal em Santa Catarina - Em Santa Catarina, a ArcelorMittal mantém sua operação há 21 anos, em São Francisco do Sul. A unidade atua na transformação de aços planos decapados, laminados a frio e revestidos que atendem principalmente os setores automobilístico, de eletrodomésticos e da construção civil, entre outros segmentos. Em 2024, está sendo concluída a maior obra de expansão da história da ArcelorMittal em SC, que permitirá a evolução na qualidade dos produtos já entregues pela unidade e a inclusão de novas soluções ao portfólio. O investimento é de R$ 1,9 bilhão de reais.

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IVECO: MINERAÇÃO PESADA DO CHILE UTILIZA VEÍCULOS IVECO BUS PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS.

 Marca forneceu 23 unidades da Daily Minibus para a empresa de ônibus JM Buses, por meio da Andes Motor, importadora oficial no país.

No mercado do Chile, são realizadas diversas atividades de alta exigência e a mineração é uma delas. Recentemente, o distribuidor Andes Motor, que vem reposicionando a marca IVECO no Chile há mais de dois anos, entregou 23 unidades da Daily Minibus ao cliente JM Buses, sendo um dos primeiros a contar com a IVECO BUS para o transporte de passageiros na grande indústria minerária do Chile. Essas unidades, ideais para esse tipo de serviço, estão preparadas para percorrer percursos fora de estrada, atendendo assim aos requisitos das mineradoras nas operações.

"Estamos muito felizes que um cliente como a JM Buses confie em nossos veículos para fazer parte de um segmento como a mineração, que é tão importante para o nosso país. As unidades entregues se destacam pela robustez, conforto e comodidade, sendo ideais para o transporte de passageiros. Nosso objetivo é continuar trabalhando e evoluindo com foco em nossos clientes", afirma Rodrigo Sepulveda, gerente de Ônibus e Vans da Andes Motor.

O segmento de mineração no Chile é muito relevante para o país e por isso a presença da IVECO BUS neste tipo de trabalho é um marco a ser comemorado, não só pelo volume, mas também pela importância de entrar neste setor. Os veículos serão utilizados nas minas de Sierra Gorda, localizadas na cidade de Antofagasta, no norte do país.

"Estabelecemos uma parceria sólida com a Andes Motor no Chile, prova disso é termos alcançado essa importante conquista juntos. A entrega de 23 unidades da Daily Minibus para a JM Buses representa um marco significativo para a IVECO BUS no mercado de mineração chileno. Esta colaboração demonstra nosso compromisso com a inovação e a qualidade, bem como nossa capacidade de atender as demandas específicas de diferentes segmentos, em termos de desempenho, durabilidade e segurança em aplicações exigentes", ressalta Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para a América Latina.

"Escolhemos a IVECO BUS porque seus veículos são mais robustos em chassis e carroceria, além de ter mais versatilidade em manutenção, o que leva a um melhor desempenho", comenta Diego Lazcano, gerente da JM Buses.

Soluções conectadas para mineração pesada

A Daily Minibus é equipada com o motor FPT F1C com 4 cilindros em linha, 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote. O modelo entregue no Chile possui tração traseira, rodado duplo e a particularidade, para aquele mercado e aplicação, da suspensão a ar, um dos requisitos exigidos pelas mineradoras. Em relação à capacidade de transporte são 19 lugares, além do motorista.

Como grande novidade, a Daily Minibus da JM Buses possui módulo 3G para monitoramento em tempo real, GPS, sensor CAN IVECO, kit de som mobileye contra sonolência, 4 câmeras mini Domo AHD 720P de 1,3 megapixels e um disco rígido de 240 GB que pode armazenar entre 15 e 20 dias de gravação.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO BUS
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STOCK CAR ANUNCIA TRACTIAN COMO PARCEIRA TECNOLÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DO NOVO CARRO

Empresa brasileira une forças com a principal categoria do automobilismo brasileiro às vésperas da chegada da nova geração que vai inaugurar a era SUV, a partir da próxima temporada.

Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car.

O caráter inovador é um dos traços mais marcantes do DNA da Stock Car Pro Series. E, às vésperas de inaugurar uma nova e revolucionária geração de carros, a partir de 2025, a principal categoria do esporte a motor nacional anuncia nesta segunda-feira (30) uma parceria tecnológica com a Tractian, considerada uma das 50 empresas de inteligência artificial mais promissoras do mundo. O acordo prevê a colaboração da Tractian no projeto do novo carro da Stock Car, equipado com carrocerias do tipo SUV das marcas Chevrolet, Toyota e Mitsubishi.

Com sedes em São Paulo, Cidade do México e Atlanta (Estados Unidos), a empresa foi fundada em 2019 por Igor Marinelli, Gabriel Lameirinhas e Leonardo Vieira. Em poucos anos, tornou-se líder global na aplicação de inteligência artificial no monitoramento de maquinários de grandes indústrias. Empregando ferramentas que atuam na detecção antecipada de falhas e na otimização das equipes de manutenção, a Tractian reduz custos, aumenta a produtividade e gera ganhos de sustentabilidade nos processos fabris como um todo.

Desde a fundação, a Tractian já ultrapassou a marca de 500 indústrias clientes em mais de mil plantas espalhadas pelo mundo, com presença marcante no Brasil, México e Estados Unidos. Somando as cadeias produtivas de seus clientes e impactos nos diversos setores da indústria global, a empresa hoje atua em processos produtivos de 5% do PIB mundial. Em 2023, a empresa chegou à marca de R$ 1 bilhão de avaliação de mercado, somando investimentos de alguns dos fundos mais respeitados do mundo.

CEO da Tractian, Igor Marinelli exaltou a aliança tecnológica com a Stock Car Pro Series como um marco para a companhia, representando a oportunidade de estreitar laços com o automobilismo por meio da principal categoria do esporte a motor brasileiro.

“Participar do desenvolvimento do novo modelo da Stock Car é uma oportunidade para aplicar nossa expertise de monitoramento inteligente em um ambiente onde a precisão e a performance são cruciais. A introdução do carro mais tecnológico do automobilismo brasileiro em 2025 é um desafio que estamos prontos para enfrentar, integrando soluções de hardware, software e inteligência artificial para garantir que as máquinas que produzem o veículo estejam operando no seu máximo potencial. Essa parceria representa a união de duas forças inovadoras, ambas focadas em elevar continuamente o padrão tecnológico em suas respectivas áreas”, declarou.

Sócio e diretor da Tractian, Alex Vedan enalteceu o caráter em comum da empresa e da Stock Car. “É uma aliança natural que reforça nosso compromisso com a excelência e a inovação. Assim como a Stock Car busca constantemente elevar o nível de desempenho e tecnologia nas pistas, a Tractian se dedica a transformar a maneira como as indústrias monitoram e mantêm suas operações. Essa sinergia fortalece o nosso propósito de redefinir padrões de alta performance, tanto no automobilismo quanto no ambiente industrial”.

“Firmar parceria tecnológica com empresas como a Tractian, que traduz o caráter inovador e empreendedor, do qual também compartilhamos, é uma honra e também um dos objetivos de evolução da Stock Car. A busca incessante por processos mais sustentáveis e otimizados está totalmente alinhada com a nossa filosofia. É algo que veremos na nossa nova geração de carros que estreará em 2025 e reforça nosso compromisso com a evolução constante do esporte a motor”, destacou Fernando Julianelli, CEO da Vicar, empresa promotora e organizadora da Stock Car Pro Series.

Enzo Bortoleto, CEO da Audace Tech, braço tecnológico do Grupo Veloci — controlador da Vicar —, enfatizou o papel da Tractian no projeto Audace SNG01, denominação do novo carro da categoria. "A expertise da Tractian é fundamental em todas as fases, garantindo a precisão e velocidade na usinagem das nossas peças. Juntamente aos nossos parceiros, certamente será muito importante neste momento que estamos vivendo com o início da produção seriada. A prevenção de falhas é vital para que os carros cheguem às equipes prontos para ir à pista", salientou o executivo.

Tractian

Fundada em 2019 por Igor Marinelli, Gabriel Lameirinhas e Leonardo Vieira, a Tractian estabeleceu-se como startup líder global de inteligência de máquina e sistemas de monitoramento industrial, a Tractian desenvolve soluções simplificadas de hardware e software para oferecer aos técnicos de manutenção e aos tomadores de decisões industriais uma supervisão abrangente de suas operações.

Após inaugurar a categoria de Assisted Maintenance (Manutenção Assistida) no setor industrial, a Tractian se estabeleceu como pioneira e líder na aplicação de Inteligência Artificial à gestão e monitoramento de ativos, levando grandes indústrias do Brasil, México e Estados Unidos da América a economizar milhões mensalmente com detecção antecipada de falhas e otimização das equipes de manutenção.

Com sede em São Paulo, a empresa é hoje avaliada em R$ 1 bilhão, somando investimentos de alguns dos fundos mais respeitados do mundo, como General Catalyst e Next47. Em 2024, a Tractian também foi apontada pela Forbes e pelo Sequoia como uma das 50 empresas de Inteligência Artificial mais promissoras do mundo.

Stock Car Pro Series

Criada em 1979, a Stock Car Pro Series é a maior categoria do automobilismo sul-americano. Ao longo de sua história, passaram por seus grids os principais nomes do esporte a motor brasileiro, gerando disputas que fizeram da categoria uma referência de competitividade, inclusive no exterior.

Com corridas transmitidas para mais de 170 países em cinco idiomas, a Stock Car é atualmente o principal hub de relacionamento e experiência B2B e B2C de todo o universo esportivo brasileiro.

Reunindo mais de 200 marcas, em 2021 a Stock Car tornou-se a primeira categoria brasileira a superar R$ 1,5 bilhão de retorno publicitário. No mesmo ano, um estudo do Centro de Inteligência da Economia da Secretaria do Turismo do Estado de São Paulo calculou em até R$ 30 milhões o impacto econômico gerado por uma etapa da categoria na cidade onde é realizada.

Desde o final de 2021 a Stock Car neutraliza seus eventos através de créditos de carbono em uma parceria com a Orma, empresa brasileira especialista na captação e direcionamento destes recursos para ONGs focadas na preservação de áreas como a região amazônica.

As corridas da Stock Car Pro Series são transmitidas ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.

Stock Car Pro
BEST PR

CARBON, LÍDER MUNDIAL EM BLINDADOS, PATROCINA TEATRO CULTURA ARTÍSTICA.

 A empresa apoia a cultura brasileira, reafirmando seu compromisso com as artes e com o desenvolvimento social do país

A CARBON, maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo, tem o orgulho de anunciar seu patrocínio ao Cultura Artística, em São Paulo, uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Este patrocínio é mais um passo na estratégia da empresa de se posicionar como um agente ativo na promoção da cultura e das artes no país.

Fundada em 2015, a CARBON rapidamente se destacou no mercado global, tornando-se referência em segurança automotiva com o uso de tecnologias avançadas e processos rigorosos. A empresa, que já atingiu uma produção recorde de blindagens, sendo a certificada de grandes marcas como Volvo, Jaguar e Land Rover, entre outros, agora expande seu impacto ao apoiar o renascimento do Cultura Artística, símbolo da resistência e da riqueza cultural brasileira.

“O Cultura Artística traz uma programação com o que há de melhor na música clássica, incluindo performances de artistas renomados mundialmente, como o pianista Lang Lang”, informa Cacá Mancebo, CMO da CARBON. “A CARBON estará presente em diversos concertos ao longo da temporada, promovendo junto a seus clientes e parceiros seu compromisso com a valorização da cultura e das artes”, complementa ele.

O apoio ao Cultura Artística vai além de um simples patrocínio; é uma declaração do papel que a CARBON deseja desempenhar no fomento à cultura e às artes.

e/d: Frederico Lohmann, Diretor Executivo do Cultura Artistica; e Cacá Mancebo, CMO da CARBON.

“Acreditamos que investir em cultura é proteger um patrimônio da humanidade. Ao apoiar o Cultura Artística, reafirmamos nosso propósito: proteger vidas, sonhos e conquistas”, explica Cacá Mancebo.

Para mais informações sobre a reconstrução do Cultura Artística e sua programação, acesse o site oficial aqui.

Carbon

Fundada em 2015, a Carbon é a maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo e única a receber a homologação da Volvo globalmente. Dessa forma, além da produção para o mercado brasileiro, exporta veículos para a Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina. Além disso, é certificada pela Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM e pioneira na blindagem de veículos eletrificados, sendo a primeira empresa a realizar a blindagem de um Tesla Model S, em 2016. 

Sediada em Barueri - SP e com atuação em todo o território nacional, é a empresa de blindagem que mais investe em infraestrutura, inovação, aumento de capacidade de produção e atendimento ao cliente. Hoje, conta com mais de 62 mil metros quadrados de área construída, que englobam fábrica de blindagem, assistência técnica e duas fábricas de vidros. 

Com mais de 23 mil veículos blindados produzidos desde sua fundação, o recorde de produção de quase 4 mil veículos em 2022 equivale a quase 20% das blindagens de carros no Brasil, percentual que é aproximadamente quatro vezes maior que o segundo competidor do mercado (5%). A Carbon projeta atingir a marca de 6 mil carros blindados por ano até 2025.

CARBON
RPMA Comunicação