GP DA ITÁLIA: APESAR
DO CABELO LOIRO, HAMILTON CONTINUA SOBERANO.
Lewis Hamilton vence com 25 segundos de vantagem do segundo colocado. Seu maior rival Rosberg não pontua e Felipe Massa sobe no pódio em terceiro.
No mítico circuito de Monza, Lewis Hamilton (Mercedes-GP),
não respeitou a tradição de que a Ferrari sempre é favorita por correr em casa.
Empurrado por uma evolução do sistema de propulsão desenvolvido pelos alemães,
marcou a pole, saiu na frente, liderou a corrida, inclusive quando parou para
trocar os pneus e venceu.
Mas não foi uma vitória qualquer, abriu meio segundo por
volta do segundo colocado, o alemão Sebastian Vettel (Ferrari). Os fanáticos
torcedores da Ferrari, não tiveram o que fazer. Comemoraram o pódio do piloto
da Ferrari, aplaudiram o terceiro colocado Felipe Massa (Williams) e
reverenciaram o inglês que mudou o visual, pintou o cabelo de loiro e deixou
para mostrar o new look só no degrau mais alto do pódio.
A corrida começou agitada. Kimi Raikkonen (Ferrari) que
surpreendeu ao fazer o segundo melhor tempo na classificação, deixou o carro
entrar em modulo de espera justamente quando as luzes vermelhas apagaram. O
finlandês correu perigo de ser acertado por uma dos carros que vinha atrás. Não
aconteceu, ele caiu para a última posição, mas fez excelente corrida de
recuperação e terminou na quinta colocação.
Vettel, o segundo na prova, não chegou a ser ameaçado, nem
por Nico Rosberg (Mercedes-GP). O alemão que não utilizou o novo motor caiu para
sexto e veio recuperando posições. Mas o sistema de propulsão não aguentou e
explodiu quando faltavam duas voltas para o final da corrida.
Sorte de Massa que estava na quarta posição e foi para
terceiro. O brasileiro não teve vida fácil. Faltando três voltas para encerrar,
seu companheiro Valtteri Bottas, pressionou muito, mas não teve sucesso. O
pódio foi de Massa.
No GP de Monza ainda falaram sobre os pneus. Isso porque
Vettel, após ter um pneu que estourou, na Bélgica criticou a Pirelli.
Na Itália, Bernie Ecclestone, chamou todos os pilotos para
uma conversa e proibiu as criticas aos compostos. Ainda sobre os pneus, a
Pirelli divulgou comunicado que o composto do carro de Vettel estourou porque
ele não seguiu a recomendação indicada para troca.
E ele arriscou mesmo, era a única chance que tinha para
conquistar um pódio. A fornecedora de pneus insiste que deveria haver nas
regras a limitação de voltas, para evitar os estouros. Mas se o piloto não pode
arriscar, ir além do que é recomendado, a coisa fica meio sem graça, você não
acha?
O outro brasileiro em Monza Felipe Nasr (Sauber), largou em
11º e chegou a sétima posição. Sua corrida foi prejudicada ao ser tocado por Romain
Grosjean (Lotus). Teve um pneu furado e caiu para a última posição. Terminou em
13º.
Marcaram pontos no GP
da Itália
1. Lewis
Hamilton
2. Sebastian Vettel
3. Felipe
Massa
4. Valtteri
Bottas
5. Kimi Raikkonen
6. Sergio Perez
7. Nico Hulkenberg
8. Daniel
Ricciardo
9. Marcus Ericsson
10. Daniil Kvyat
O campeonato é liderado por Hamilton que soma 252 pontos, Rosberg
é segundo com 199 e Vettel está na
terceira posição com 178 pontos. Com o pódio, Massa chegou a 97 é o quarto
colocado, seguido por Bottas com 91 e Raikkonen que tem 90 pontos.
A próxima etapa é o GP de Cingapura, dia 20 de setembro.
Rapidinhas
E Hamilton quase foi
punido.
Após o GP de Monza, os fiscais anunciaram que investigavam o
fato de um dos pneus do vencedor não ter a calibragem recomendada pela Pirelli.
Descobriram que não foi proposital e ele não foi punido.
A idade chega pra todos.
Felipe Massa fez uma boa corrida. Largou em quinto, pulou
para a terceira posição e foi ultrapassado na parada de box por Nico Rosberg.
Com o abandono do alemão chegou em terceiro, mas nas três ultimas voltas foi
pressionado pelo companheiro Valtteri Bottas. Na entrevista coletiva brincou: "Estou
muito velho para isso". O brasileiro tem 34 anos.
De bem com a torcida.
Sebastian Vettel conquistou o segundo lugar na casa da
Ferrari. Brincou com os torcedores e mostrou-se feliz com o resultado, pois
sabe que a Mercedes está bem na frente. Durante a semana que antecedeu a
corrida, o que mais se falou foi sobre suas declarações de ter um pneu
estourado na Bélgica. "Foi uma semana difícil para mim, muita coisa foi
dita, então foi um pódio que tirou muito peso dos nossos ombros",
desabafou o segundo colocado.
* Edison Ragassi - ragassi@gmail.com - jornalista e radialista, é editor de Veículos dos jornais Balcão Automotivo e Reparação Automotiva e diretor responsável pelo site Auto Agora - www.autoagora.com.br.
* Edison Ragassi - ragassi@gmail.com - jornalista e radialista, é editor de Veículos dos jornais Balcão Automotivo e Reparação Automotiva e diretor responsável pelo site Auto Agora - www.autoagora.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário