segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ACELERADAS.
Por Edison Ragassi*

GP ESTADOS UNIDOS: LEWIS HAMILTON CONQUISTA O TERCEIRO TíTULO.


Em uma corrida repleta de alternativas, Hamilton aproveitou o erro de Nico Rosberg, venceu e conquistou o titulo da temporada com três provas de antecedência. 

Um fim de semana com muita chuva, pois um furacão passou nas proximidades do circuito das Américas, em Austin no Texas. Por isso, os pilotos quase que não treinaram. Pior ainda foi o classificatório, que acabou acontecendo no domingo, mesmo dia da prova e também aconteceu com chuva.

Nico Rosberg (Mercedes-GP) conquistou o direito de largar na pole, com o companheiro Hamilton na segunda posição. Ajudados pela chuva, que diminui as diferenças entre os carros, as RBRs de Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat, conquistaram terceiro e quarto lugar.

Felipe Massa só conseguiu a nona posição.

Com pista molhada, mas sem chuva, os carros deram a largada e Hamilton, na primeira curva, mostrou que estava a fim de ser campeão na terra do tio Sam e deu um chega pra lá em Rosberg. O alemão não ficou nada contente, pois caiu para a quinta colocação.

Daí pra frente, o que se viu foi uma corrida movimentada, com várias ultrapassagens, derrapadas, saídas de pista, safty car, virtual e real.

Os pilotos da Williams, Felipe Massa e Bottas abandonaram. O brasileiro bateu em Alonso, logo na largada. Conseguiu voltar, chegou a andar entre os 10 primeiros, mas abandonou com um amortecedor estourado. E o finlandês ficou de fora logo nas primeiras voltas.



Bela corrida da Ferrari. Tanto Vettel como Raikkonen saíram do pelotão de trás porque trocaram os motores. O alemão também passou de maneira agressiva pelo finlandês, que no final escorregou e acabou abandonando.

Vettel andou tanto, que no final pressionou Rosberg e quase conseguiu ultrapassá-lo, o que adiaria o titulo do inglês. 

E Rosberg liderava a corrida, até com uma certa folga, quando errou e perdeu a posição para Hamilton, que não teve dúvidas, guiou na ponta dos dedos até a bandeirada final.

Felipe Nasr (Sauber) aproveitou o festival de abandonos, e apesar de ter batido no inicio da corrida, ficar quatro voltas atrás do líder, ainda terminou na nona posição e marcou preciosos pontos para o time.

Marcaram pontos no GP dos EUA
  1. Lewis Hamilton 
  2. Nico Rosberg 
  3. Sebastian Vettel 
  4. Max Verstappen 
  5. Sergio Pérez 
  6. Carlos Sainz Jr. 
  7. Jenson Button 
  8. Pastor Maldonado 
  9. Felipe Nasr 
10. Daniel Ricciardo 

No campeonato, Hamilton soma 327 pontos, Sebastian Vettel tem 251 e Nico Rosberg totaliza 247. Massa é o sexto com 109 e Nasr tem 27 pontos na 13ª posição.

A próxima etapa será dia 1º de novembro, no México. Com o titulo definido, ainda está aberta a disputa pela segunda colocação, entre Vettel e Rosberg. O piloto da Ferrari leva vantagem, apesar da Mercedes ser melhor. Na entrevista coletiva, Rosberg mostrou-se abatido para continuar a disputa.

Rapidinhas


Titulo e puxão de orelha
Terminada a corrida, Lewis Hamilton emocionado, mas no estilo britânico agradeceu a equipe e soltou um singelo: "É o momento mais especial da minha vida. Obrigado". Depois, quebrou o protocolo foi próximo da torcida, fez zerinho e por duas vezes escutou no rádio, “calma precisamos do carro na próxima corrida”.

Frustração
Felipe Massa abandonou e perdeu a chance de marcar pontos. "É frustrante porque podíamos ter pontuado com os dois carros, mas o importante é que a gente acerte esse problema para que isso não aconteça mais. Foi algo relacionado às fortes ondulações que a gente tem nessa pista e o carro não conseguiu lidar bem com isso", declarou o brasileiro.

Decepção
O descontentamento de Rosberg ficou evidente logo após o termino da corrida. O companheiro campeão o abraçou e ele não demonstrou reação. Perguntado sobre o inicio da prova, quando recebeu um chega pra lá, foi curto e grosso. "Em minha opinião, eu tenho direito a um pouco de asfalto também. Ele me empurrou deliberadamente". 











Edison Ragassi - ragassi@gmail.com - jornalista e radialista, é editor de Veículos dos jornais Balcão Automotivo e Reparação Automotiva e diretor responsável pelo site Auto Agora - www.autoagora.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário