quarta-feira, 10 de setembro de 2025

CAMPOS DO JORDÃO DESIGN FESTIVAL CELEBRA TERCEIRA EDIÇÃO COM PROGRAMAÇÃO INÉDITA

Reconhecida por sua tradição, natureza exuberante e arquitetura alpina, a cidade se consolida também como um dos principais polos de design e cultura do Brasil

Campos do Jordão. Foto: Cristiano Tomaz | Divulgação

* Linoel Dias

Com a realização da terceira edição do Campos do Jordão Design Festival (CJDF) entre os dias 18 e 21 de setembro, a cidade mais alta do Brasil se consolida mais uma vez como palco do design brasileiro. O evento, idealizado pela curadora e artista plástica Carmem Alvim, transforma Campos do Jordão em um grande hub criativo, reunindo arquitetos, designers, artistas, paisagistas, acadêmicos e público qualificado em uma programação que une cultura, arte, inovação e natureza.

Em quatro dias de festival, os visitantes podem acompanhar lançamentos de mobiliário, talks com grandes nomes do design brasileiro, painéis sobre hotelaria e retrofit, além de experiências musicais e gastronômicas. A programação gratuita integra espaços históricos, hotéis, parques e museus, reforçando o compromisso do evento com a diversidade cultural e a valorização da Serra da Mantiqueira.

A edição deste ano também reforça a importância do retrofit como forma de preservar e inovar. Desde o portal da cidade, revitalizado e pintado em tons de verde, até o Espaço Cultural Dr. Além, que passou por retrofit e agora recebe painéis sobre hotelaria e renovação, a cidade mostra como o design pode fomentar experiências no bem receber.

Entre os destaques deste ano está o Museu CARDE (Carro, Arte, Design e Educação), que recentemente representou o Brasil em um evento internacional nos Estados Unidos e agora integra o festival com uma visita guiada conduzida pelo cenógrafo e arquiteto Gringo Cardia. O espaço reforça o compromisso do festival em conectar o design brasileiro ao cenário global. O CARDE é uma atração paga e os ingressos estão disponíveis para venda.

Exemplos da combinação entre tradição e inovação aparecem em diferentes espaços do festival: o Hotel Toriba, já um ícone da cidade, apresenta as suítes suspensas, também chamados de “Ninhos”; a Pousada Figueira da Serra recebe os irmãos Fahrer para assinar uma suíte exclusiva com design autoral contemporâneo; e o Hotel Ort, inaugurado sob o conceito de retrofit, abre suas portas, preservando sua arquitetura histórica.

Para Carmem Alvim, idealizadora e curadora do evento, “a cada ano, o Campos do Jordão Design Festival reforça sua missão de mostrar que o design pode transformar cidades, preservando a memória e apontando para o futuro. E é nesse equilíbrio entre história e inovação que encontramos novas formas de acolher e criar.”

Entre os lançamentos, o Hotel Ort, recebe o arquiteto e designer Victor Ortiz, que apresenta uma coleção inédita de mobiliário em parceria com Leinemann. Reconhecido internacionalmente, com atuação em São Paulo e Nova York, Ortiz traz uma abordagem que alia inovação, sustentabilidade e tecnologia a uma visão sensível e contemporânea do espaço.

Assim como nas edições anteriores, o CJDF promove uma ocupação urbana inteligente, dividida em HUBs temáticos que valorizam o patrimônio histórico, a natureza, a arquitetura e a hospitalidade da cidade. Cada hub oferece uma programação exclusiva, em diálogo com seu contexto e características, criando uma rede de experiências.

Programação oficial

A abertura acontece no dia 17 de setembro, em cerimônia exclusiva no Hotel Quebra Noz. A partir do dia 18, o festival abre ao público com atividades gratuitas e guiadas em ícones da cidade, como o Boulevard Genève, centro de experiências e turismo de Campos do Jordão. que celebra 40 anos em 2025, o histórico Hotel Toriba e o revitalizado Hotel Ort.

A realização desta edição conta com o apoio master da Coral e da IMAB, com o apoio do Shopping D&D e o apoio institucional da Secretaria de Valorização da Cultura, COMTUR, Governo Municipal “Campos um Novo Tempo”, Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), SP para Todos e Secretaria de Turismo e Viagem de SP.

Serviço
Campos do Jordão Design Festival – 3ª edição 
Campos do Jordão – SP 
De 18 a 21 de setembro de 2025 
A programação completa está disponível no site (https://cjdesignfestival.com.br)

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

SÃO PAULO OKTOBERFEST TERÁ ‘MARATOMA’ COM CHOPE EM PERCURSO DE 3 KM: INSCRIÇÕES ABERTAS

A 8ª edição da São Paulo Oktoberfest, que será realizada de 19 de setembro a 5 de outubro no Parque Villa-Lobos, contará com uma novidade que une descontração, tradição e chope.  No sábado, dia 20, segundo dia do festival, acontece a MaraToma São Paulo, atividade que combina caminhada e hidratação com chope artesanal em um percurso de 3,4 quilômetros.

Diferentemente de uma prova esportiva tradicional, a proposta não tem caráter competitivo: trata-se de uma experiência leve, voltada a amigos, famílias e ao público que deseja aproveitar o clima festivo da São Paulo Oktoberfest. Ao longo do trajeto, os participantes encontrarão três paradas de hidratação, onde o chope artesanal da cervejaria Hockenheim, produzida em São Roque, será oferecido.

Todos os inscritos recebem um kit exclusivo com camiseta oficial, copo ecológico e ingresso para a São Paulo Oktoberfest no mesmo dia. A partida e a chegada acontecem junto à tenda Biertent, permitindo que os participantes, ao final, sigam imediatamente para o festival. A concentração está prevista para as 11h, com largada às 11h30. A experiência, em função do consumo de chope, é reservada apenas para maiores de idade. Jovens e crianças que participarem com os responsáveis, não poderão ter acesso à bebida.

“O MaraToma é muito mais que uma atração: é uma experiência da São Paulo Oktoberfest que começa e termina dentro da festa. O percurso é leve, sem pódio, com paradas de ‘hidratação’ onde o chope artesanal especial faz parte da vivência. Diversão, alegria e acesso direto à festa estão garantidos para todos os participantes.”, explica Renan da Hockenheim, organizador da MaraToma São Paulo.

“A MaraToma integra o conjunto de grandes experiências que preparamos para esta edição da São Paulo Oktoberfest. Queremos oferecer ao público um evento plural, que vai muito além da música típica alemã e dos grandes shows nacionais. É um festival que une cultura, gastronomia, chope artesanal, parque de diversões e atrações para todas as gerações. Temos a convicção de que será a melhor edição em oito edições de história.” – Walter Cavalheiro Filho, fundador e CEO da São Paulo Oktoberfest.

As inscrições para a MaraToma já estão abertas para o público, até o dia 19.09. O valor do primeiro lote das inscrições é de R$ 197,00, até 11.09, e devem ser feitas por meio do site (www.maratomasaopaulo.com.br) ou do Instagram do evento: maratomasp.

Já a programação completa da São Paulo Oktoberfest e a venda de ingressos estão disponíveis por meio do link (https://eleventickets.com/oktoberfest-sao-paulo/8-sao-paulo-oktoberfest).

A WGroup é uma companhia proprietária de marcas e produtos nos segmentos de entretenimento, cultura e eventos corporativos, com forte atuação voltada à criação, gestão e expansão de projetos autorais. Com mais de 2.500 projetos entregues à indústria da economia criativa, a empresa se destaca por unir estratégia, experiência e inovação em produtos de alto impacto. Entre seus cases proprietários de maior expressão destacam-se a São Paulo Oktoberfest, Chefs da Estrada e Life Lounge. Além disso, a WGroup atua como parceira estratégica na intermediação de grandes negócios, como a Villa de Natal São Paulo e a comercialização dos naming rights da Roda Rico em São Paulo, reafirmando sua vocação para conectar marcas, experiências e oportunidades

São Paulo Oktoberfest
Assessoria de Comunicação
Gilberto dos Santos
Head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest
gilberto.santos@expertecia.com.br

RN Assessoria Imprensa
Assessoria de Imprensa Oficial da São Paulo Oktoberfest

ALESSANDRO BUONOPANE É O NOVO CEO LATAM DA GFT TECHNOLOGIES

Alessandro Buonopane

A GFT Technologies, empresa global de transformação digital centrada em IA, anuncia Alessandro Buonopane como o novo CEO Latam. O executivo de 51 anos assume o cargo a partir desse mês, substituindo a Marco Santos (que passa a exercer exclusivamente sua função como CEO global) e será responsável, juntamente com sua atual posição como CEO Brasil, pelos países de língua espanhola.

Buonopane está na GFT desde 2015. Inicialmente, ocupando cargos de liderança nas áreas de Seguros, Finanças, Telecom e Saúde, e desde 2021, lidera as operações no Brasil. Nesses quatro anos, a GFT no Brasil aumentou a receita em mais de 75%, passando de € 81,30 milhões em 2021 para € 142,58 milhões ao final de 2024. O que garantiu ao país a primeira posição entre todas as unidades no mundo. Agora, Buonopane pretende não apenas conseguir os mesmos resultados, como dobrar a receita da região nos próximos quatro anos.

Para isso, dará continuidade ao trabalho bem-sucedido realizado por Marco Santos na região e manterá a estratégia adotada no Brasil, de consolidar a GFT como a melhor empresa AI-Centric focada em transformação digital, principalmente nas verticais de Serviços Financeiros, Seguros e Indústria. E, sobretudo, atuando de forma colaborativa com os times de todos os países e contando com o apoio estratégico de uma equipe de liderança forte. Dessa forma, poderá se aproveitar da estrutura sólida que a companhia possui na região para levá-la a novos patamares, reforçando cada vez mais a sua atuação globalizada.

“Com Alessandro no comando e essa equipe de liderança forte em ação, Latam desempenhará um papel fundamental no sucesso futuro da GFT Technologies”, completa o CEO global, Marco Santos.

Foi sob a gestão de Buonopane que a GFT desenvolveu no Brasil e lançou o Wynxx, solução de IA Generativa que automatiza diversas etapas importantes do ciclo de desenvolvimento de software (SDLC), com mais de 26 projetos já implantados em diversos setores.

“Estou muito empolgado com esse novo desafio e orgulhoso pela confiança que a GFT e o Marco Santos sempre depositaram em mim. Só tenho a agradecer a todo o time do Brasil por me ajudar a obter essa oportunidade. E sei que agora poderei contar também com todo o time Latam para continuar esse trabalho que vem dando ótimos resultados, alinhado às diretrizes corporativas e à cultura da empresa. Sei que juntos vamos alcançar voos muito maiores”, analisa Buonopane.

Ao mesmo tempo em que começa a traçar os planos para a GFT na região, Buonopane também já vem preparando o futuro da empresa no Brasil, visando manter o desempenho de destaque no período de sua liderança.

A GFT Technologies é uma empresa global de transformação digital centrada em IA. Desenvolvemos soluções avançadas de transformação de dados e IA, modernizamos arquiteturas tecnológicas e desenvolvemos sistemas essenciais de última geração para líderes dos setores de Bancos, Seguros, Manufatura e Robótica. Em parceria com nossos clientes, expandimos os limites para liberar todo o seu potencial. Com profundo conhecimento do setor, tecnologia de ponta e um forte ecossistema de parceiros, a GFT oferece soluções responsáveis ​​centradas em IA que combinam excelência em engenharia, entrega de alto desempenho e eficiência de custos. Isso nos torna um parceiro confiável para impacto sustentável e sucesso do cliente. Nossa equipe de mais de 12.000 especialistas em tecnologia opera em mais de 20 países em todo o mundo, oferecendo oportunidades de carreira na vanguarda da inovação em software. A GFT Technologies SE (GFT-XE) está listada no índice SDAX da Bolsa de Valores Alemã. Clique aqui e visite o site

GFT Technologies no Brasil
ADS Comunicação Corporativa

TTS ENERGIA CONSTRÓI USINA SOLAR PARA PRIMEIRO CENTRO TECNOLÓGICO DA HENKEL NA AMÉRICA LATINA

A TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, é responsável pela implementação do sistema de energia solar no primeiro centro tecnológico da Henkel na América Latina. A iniciativa, realizada em parceria com a Athié Wohnrath, especializada em construções sustentáveis, contempla a instalação de mais de 580 módulos fotovoltaicos (painéis solares). O sistema fotovoltaico será dividido em duas miniusinas: uma instalada na laje do edifício e outra sobre a cobertura do estacionamento (carport). Juntas, as estruturas terão uma potência instalada de aproximadamente 360 kilowatts (kWp).

Com sede em Jundiaí, o novo complexo da Henkel, líder global em adesivos, selantes e tratamento de superfícies, se destaca pela incorporação de soluções sustentáveis, como o uso de madeira engenheirada e a geração própria de energia solar.

Chamado de Henkel Inspiration Center Jundiaí, o espaço vai abrigar um ecossistema colaborativo para o desenvolvimento de inovações e soluções para a unidade de negócios de tecnologias adesivas (Adhesive Technologies), além de ser um centro de treinamento, capacitação e interação com clientes e parceiros na região. A inauguração do centro está prevista para o primeiro trimestre de 2026.

Quando pronto, o Henkel Inspiration Center Jundiaí deve obter a certificação LEED Gold, que atesta a adoção de práticas de construção sustentável e a redução do impacto ambiental dos edifícios.

“Ter um sistema fotovoltaico instalado traz uma nota ainda maior para a obtenção desse reconhecimento e o projeto da TTS Energia atende perfeitamente parte dessas premissas, além de trazer economia e sustentabilidade às operações na Henkel, reforçando as políticas de ESG da companhia”, comenta Jacques Hulshof, diretor executivo da TTS Energia.

A Athié Wohnrath desempenha um papel crucial na execução deste projeto inovador, responsável pela integração das características estruturais que utilizam madeira engenheirada – uma abordagem que não apenas promove a sustentabilidade, mas também redefine os padrões construtivos na indústria.

A TTS Energia é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções em energias renováveis em todo o território nacional, com o compromisso de tornar a energia fotovoltaica um negócio financeiramente viável para empresas B2B – com previsibilidade, redução de custos e alinhado com as melhores práticas ESG. Comprometida em tornar a energia fotovoltaica financeiramente viável para grandes negócios, a empresa colabora com a redução de custos e, ao mesmo tempo, mantém um alinhamento com as melhores práticas ESG, contribuindo, desta forma, para um futuro mais sustentável

Henkel BrasilA Henkel está no Brasil há 70 anos e atua nas áreas de adesivos, selantes e tratamento de superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com cerca de 1.000 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2024, a Henkel alcançou um crescimento orgânico de vendas de 2,6%. Na América Latina, as vendas foram de 1, 636 bilhão de euros, o que representa 8% do total do grupo

TTS Energia
TOTUM Comunicação
Henkel Brasil
InPress Porter Novelli

JULIANO KRUEGER É O NOVO DIRETOR INDUSTRIAL DO GRUPO FLEXÍVEL

Executivo assume as áreas de Produção, Operações e Facilities de todas as plantas industriais da empresa

Juliano Krueger

O executivo Juliano Krueger é o novo Diretor Industrial do Grupo Flexível, um dos maiores fabricantes nacionais de tecnologias em poliuretano, com sede em Jaraguá do Sul (SC). Krueger assume as áreas de Produção, Operações e Facilities de todas as unidades produtivas incluindo a sede, a filial em Extrema (MG) e a planta industrial da EVO – Soluções Thermoacústicas, em São João do Itaperiú (SC), que produz o Bloco e o Painel Eco, feitos por 51% de espumas rígidas de PU recicladas e 49% por poliol de fontes renováveis.

Antes de receber o convite para ingressar no Grupo Flexível o executivo era Gerente do Departamento de PCP (Planejamento e Controle de Produção) da WEG, empresa onde também foi Chefe da Seção de Planejamento da divisão de Energia.

Krueger explica que a mudança para o Grupo Flexível foi motivada pelo crescimento do Grupo Flexível, que neste ano investiu R$ 5 milhões nas plantas de Jaraguá do Sul e São João do Itaperiú, ambas em Santa Catarina e em Extrema (MG). “A empresa investe em novos equipamentos e na ampliação das plantas para aumentar a produção em todas as unidades industriais, o que gera muitas oportunidades e diferentes desafios para o desenvolvimento profissional” avalia.

O executivo é formado em administração de empresas, tem pós-graduação em Logística e dois MBAs, um em Gestão Industrial e outro em Gestão de Negócios, ambos pela Fundação Getúlio Vargas.

Segundo Krueger, o crescimento de uma empresa demanda atenção especial em pessoas, processos e tecnologia. “É preciso preparar as pessoas para os desafios e oportunidades geradas pela expansão, as operações também precisam ser preparadas para suportar o crescimento de maneira flexível, eficiente e sustentável e isso demanda implementar tecnologias que aumentam a eficiência operacional da organização”, explica.

Grupo FlexívelFundado em 1999, o Grupo Flexível é um dos maiores fabricantes nacionais desenvolvedores de tecnologias em poliuretano. Com sede em Jaraguá do Sul (SC) e em Extrema (MG), a empresa fornece soluções para diversos segmentos no Brasil e exporta para outros países da América do Sul. A empresa é proprietária da marca Polivedo, que fabrica produtos para as linhas de impermeabilizantes, selantes e pisos vinílicos, atendendo o setor da construção civil. O Grupo também é proprietário da EVO – Soluções Termoacústicas, com sede em São João do Itaperiú (SC), que produz o Bloco e Painel Eco, feitos por 51% de espumas rígidas de PU recicladas e 49% por poliol de fontes renováveis. A inovação faz parte do DNA do Grupo Flexível, que tem um dos mais completos laboratórios do país no segmento, e desenvolve soluções exclusivas e sob medida para seus clientes. Clique aqui e visite o site

Grupo Flexível
Intelligenzia Tecnologia e Marketing

terça-feira, 9 de setembro de 2025

BANCO HYUNDAI LIDERA RANKING DA GPTW INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PELO QUINTO ANO CONSECUTIVO

Desde sua fundação, há seis anos, a joint venture financeira mantida pela Hyundai Motor Brasil e pelo Banco Santander sempre esteve presente no indicador nacional que avalia os melhores lugares para trabalhar

e/d: Patrícia Ramos, Head de RH do Banco Hyundai; Liliana Blutaumuller, CEO do Banco Hyundai; e Bianca Andrade, consultora de Relacionamento do Instituto GPTW, representante da  GPTW na entrega da premiação

O Banco Hyundai, joint venture financeira mantida pela Hyundai Capital Service (HCS) e pelo Banco Santander, conquistou, pelo quinto ano consecutivo, a liderança do Ranking Great Place To Work (GPTW) Instituições Financeiras na categoria Instituições Financeiras de Pequeno Porte, que reúne empresas com até 99 funcionários. Desde sua criação, há seis anos, o Banco Hyundai sempre esteve presente no índice geral das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Para chegar ao ranqueamento, a GPTW realiza anualmente com os colaboradores das companhias participantes uma pesquisa que avalia cinco pilares básicos: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Embora haja metas para a adesão dos stakeholders e notas, as organizações são impedidas pelo regulamento de exercer qualquer tipo de pressão para que os questionários sejam respondidos. A classificação final é calculada com base na porcentagem de engajamento e resultados obtidos.

“Para nós, é motivo de muito orgulho a liderança, por tantos anos seguidos, de nossa instituição financeira, o Banco Hyundai, em um indicador mundialmente reconhecido. Isso só prova que, tanto na Hyundai como em nossos parceiros comerciais, temos colhido ótimos resultados nos negócios e, também, na promoção de um ambiente saudável para os colaboradores. Isso incentiva o desenvolvimento profissional de cada um, com oportunidades bem identificadas de aprendizado e crescimento, contribuindo para a atração e retenção de talentos”, celebra Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e da Hyundai Motor Américas Central e do Sul.

“Temos como desafio constante desenvolver e aprimorar um ambiente em que nossos colaboradores se sintam seguros e acolhidos para alcançar o máximo de seu potencial e desenvolvam novas habilidade e conhecimentos. Dizemos aqui que somos a fusão bem-sucedida de duas culturas muitos distintas, a azul da Hyundai e a vermelha da Santander, que formou nosso próprio jeito de fazer as coisas. Contamos com um ambiente organizacional extremamente horizontalizado, que privilegia o espírito colaborativo, o senso de pertencimento e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Certificações como o GPTW nos deixam muito felizes pois mostram que estamos trilhando uma boa jornada”, explica a CEO do Banco Hyundai, Liliana Blutaumuller.

O Banco Hyundai ainda promove para seus colaboradores uma série de iniciativas como políticas de porta-abertas e fácil acesso às lideranças, curso de Inglês disponível para todos os colaboradores, participação em congressos e viagens de negócios internacionais, além de um plano de treinamento técnico anual desenvolvido pelo gestor e seu liderado, com base na descrição do cargo, que vai definir uma trilha de aprendizado e crescimento em diversas qualificações para o período.

Os colaboradores do Banco Hyundai ainda são incentivados a participar do White Belt Certification, uma iniciativa em que os funcionários devem criar um grupo de trabalho e apresentar projetos de eficiência para a evolução dos processos internos. Todo ano, uma proposta é selecionada para ser colocada em prática e os vencedores recebem a Certificação White Belt (6-Sigma), concedida pela Hyundai Capital North América.

Edição 2025 do GPTW

Este ano, a premiação das Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW Instituições Financeiras chegou a sua 7ª edição e contou com a participação de 308 empresas no processo de avaliação. Esse dado representa um crescimento de 51% em relação a 2024 e um impacto direto em mais de 350 mil colaboradores. Para se qualificar para o ranking, as empresas precisavam atender aos critérios de ter no mínimo 30 funcionários e possuir CNPJ registrado no setor financeiro. Entre essas empresas, 60 foram reconhecidas como as melhores entre bancos, cooperativas de crédito, financeiras, seguradoras e serviços financeiros.

O Banco Hyundai financia os veículos novos e usados da Hyundai Motor Brasil, comercializados por meio da rede de Concessionárias Hyundai. A atuação comercial do Banco Hyundai ocorre por meio da marca Hyundai Financiamentos. Com o início das suas operações em abril de 2019, a instituição financeira é uma joint venture entre o Banco Santander (Brasil) e a Hyundai Capital Services (Coreia do Sul) e tem como objetivo ser a primeira escolha dos clientes, promovendo a venda dos veículos Hyundai e fornecendo os melhores serviços financeiros. Mais informações sobre o Banco Hyundai e seus produtos podem ser encontrados no site

Banco Hyundai
Ketchum-Interfuse

OPUSMÚLTIPLA E FUNDAÇÃO GRUPO BOTICÁRIO CRIAM MISSÃO ÉPICA NO FORTNITE PARA SALVAR O PLANETA

Para comemorar seus 35 anos, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a agência OpusMúltipla, está entrando no universo de um dos jogos mais populares do mundo, o Fortnite

A OpusMúltipla, que faz parte do Grupo OM Comunicação Integrada, é responsável pela criação e pela campanha que lança a missão épica para salvar o planeta dentro do jogo. Essa iniciativa inédita marca a celebração do aniversário da instituição e visa engajar o público em prol da proteção da natureza.

Com mais de 12 milhões de jogadores no Brasil, o Fortnite foi escolhido como plataforma para engajar especialmente a Geração Z na causa ambiental. A partir de 29 de agosto, os gamers poderão acessar um mapa exclusivo e se tornarem “Guardiões do Futuro”, participando de missões colaborativas para restaurar ecossistemas e combater os efeitos das mudanças climáticas.

A campanha criada pela OpusMúltipla traduz, em linguagem lúdica e envolvente, a urgência do debate climático. Com sete ilhas temáticas, cada uma impactada por eventos extremos como enchentes, secas, incêndios florestais e inundações costeiras, a experiência – com desenvolvimento técnico do mapa e dos elementos interativos idealizados pela Pixel – convida jogadores a realizar desafios como renaturalizar rios, recuperar recifes de corais e restaurar encostas. Cada partida representa um gesto simbólico e prático de cuidado com o meio ambiente, com recompensas, ranking e progressão de níveis para manter o engajamento.

“O ano de comemoração dos 35 anos da Fundação Grupo Boticário merece grandes ideias. Essa ação dentro do Fortnite é mais uma iniciativa para chamar atenção das novas gerações sobre o futuro do mundo. Salvar o planeta é a nossa missão. E nada melhor que dizer isso através de um game”, afirma Alexandre Popoviski “Nego Lee”, VP de Criação da OpusMúltipla.

Além de criar a campanha, a agência trabalhou para integrar propósito e entretenimento, conectando o discurso de urgência climática com o universo digital dos jovens. O lançamento oficial foi transmitido ao vivo no dia 29, com gameplay e interação dos jogadores @paulanobrez e @felps11. Para acessar o mapa, basta inserir o código 4172-0541-6404.

Fundação Grupo Boticário

Com 35 anos de história, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. 

Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera que a natureza é a base para o desenvolvimento social e econômico do país. 

Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação Grupo Boticário contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou mais de 1.800 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas reservas naturais de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil pelo desmatamento –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. 

Com 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. Visite o site ou @fundacaogrupoboticario  no Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, TikTok.

Grupo OM

Segundo maior grupo de comunicação independente do Brasil, é formado por seis empresas que trabalham de forma sinérgica e integrada, levando as campanhas de nossos clientes ainda mais longe. Dentre as empresas estão: OpusMúltipla (especializada em planejamento de comunicação integrada e na criação de propaganda), Brainbox (consultoria estratégica de marcas e design, com atuação em branding, packaging e retail), HouseCricket (empresa de comunicação dirigida com foco em engajamento), Tailor Media Inteligência de Mídia (especialista em regionalização de mídia), Senso Performance (especializada em mídia de performance) e D’OM (consultoria criativa especializada em soluções de marketing).

O Grupo OM se propõe a elaborar planos de marketing e comunicação para ajudar no aumento de vendas no curto prazo e no aumento das margens de lucro no longo prazo. Com aproximadamente 300 colaboradores, o Grupo OM faz parte da rede mundial TAAN e atende clientes como: Nissei Paraguai, Cocamar, C. Vale, Colégios Sigma, Consórcio Servopa, Continental Pneus, Corteva Agriscience, Cummins, DAAL, Daju, Digital Premium Jornais, dsm-firmenich, ESA Nacional OAB, Frimesa, Grupo Boticário, Guararapes, Hebron Farmacêutica, InpEV, Lifree - Unicharm do Brasil, Lumicenter, Ninfa, O Boticário, Óticas Carol, PDR Ferramentas, Prata e Arte, Rede D’OR, Schulz, Shopping Mueller, Start Química, Stoller, Subway, Sumitomo Rubber do Brasil, Tortuga, Trombini, UniBF, Unicharm / MamyPoko, Uninter, Vero Internet e Volvo. Contato: (41) 3362-1919 ou visite o site.

Fundação Grupo Boticário
Grupo OM
Básica Comunicações

USIBLEND ABSORVE 100% DA PRODUÇÃO NACIONAL DA VALVOLINE NO BRASIL

Movimento consolida planta de Diadema como centro estratégico da marca no Brasil, com mais sinergia industrial, flexibilidade e ganhos operacionais

A Usiblend, marca industrial do grupo Usiquímica, absorve a totalidade da produção nacional da Valvoline no Brasil, fortalecendo sua atuação como plataforma produtiva estratégica da companhia. A partir de agora, todos os produtos da Valvoline atualmente fabricados no país passam a ser produzidos exclusivamente na planta de Diadema (SP), em uma operação industrial unificada, moderna e conectada às demandas do mercado brasileiro.

Com um portfólio de aproximadamente 130 produtos, a Valvoline atende aplicações em veículos leves, pesados, motocicletas, sistemas hidráulicos industriais e coolants. Desse total, 87% dos itens já são de produção nacional, enquanto os demais — como ATFs sintéticos, a família Advanced e o Syngard — seguem importados. Com o novo arranjo produtivo, a Usiblend se torna responsável por 100% da fabricação local da marca no país.

“Esse movimento amplia nossa flexibilidade, encurta prazos de produção e fortalece o controle de qualidade, com rastreabilidade total”, destaca Alberto Freitas, gerente de Vendas da Valvoline, marca representada pela Usiquímica desde 2018. “Ganhamos também sinergia com fornecedores e capacidade de adaptação mais ágil às variações de demanda”.

A absorção total da produção pela Usiblend também prepara o terreno para a ampliação do portfólio Valvoline no Brasil, com destaque para a entrada em novos segmentos como lubrificantes industriais e graxas. Esses produtos já integram os planos de expansão local do Grupo, reforçando o compromisso com a nacionalização e o atendimento próximo ao mercado brasileiro.

Ainda de acordo com Freitas, “a decisão sobre produzir localmente ou importar considera múltiplos fatores, como volume de mercado, complexidade técnica, homologações exigidas, disponibilidade de insumos e diretrizes estratégicas globais. Sempre que há viabilidade técnica e acesso aos insumos necessários, a produção local é priorizada como forma de fortalecer a competitividade, otimizar prazos e ampliar a presença da marca no país”.

Desde a aquisição da planta industrial da YPF Lubrificantes, localizada em Diadema (SP), a Usiblend tem se preparado para esse momento com investimentos em estrutura, tecnologia e automação. “O resultado visa uma operação mais eficiente, conectada às necessidades do mercado e pronta para crescer com a Valvoline”, afirma Freitas.

Vale reforçar que cada lote fabricado segue os padrões globais da Valvoline, com protocolos rigorosos de qualidade e rastreabilidade. O novo modelo de produção também permite ajustes na fabricação com agilidade, ganhos operacionais e uma relação mais direta com os parceiros comerciais no Brasil. “Estamos colhendo os frutos de um processo que começou com visão estratégica e confiança no mercado brasileiro. Essa transição fortalece a marca e cria uma base sólida para um novo ciclo de crescimento”, conclui Freitas.

A Valvoline é uma tradicional fabricante americana de lubrificantes automotivos, comerciais e industriais, com mais de 150 anos de história. Fundada em 1866, a marca tornou-se sinônimo de inovação e qualidade no segmento, oferecendo produtos de alta performance que atendem às necessidades de veículos leves, pesados e maquinários industriais em todo o mundo. Atualmente, a Valvoline faz parte do portfólio da Aramco, uma das maiores empresas de energia e química do mundo. A Aramco, com sede na Arábia Saudita, é reconhecida globalmente por ser a maior produtora de petróleo e gás do planeta, além de desempenhar um papel essencial no fornecimento de energia para o mercado global. A entrada da Valvoline no grupo Aramco reforça sua posição de liderança no setor, proporcionando sinergias que permitem a expansão de sua presença global e o desenvolvimento de novos produtos. Desde 2018, a Valvoline é representada no Brasil pela Usiquímica, uma empresa com mais de 80 anos de tradição no mercado nacional. A Usiquímica detém, com exclusividade, os direitos de fabricação, importação e distribuição dos produtos Valvoline no Brasil, sendo responsável também pelas áreas de vendas, marketing e execução da estratégia de negócios. Com essa parceria, a Usiquímica contribui para fortalecer a presença da Valvoline no Brasil, oferecendo produtos de alta qualidade que atendem às demandas do mercado automotivo e industrial

Usiquímica – Com mais de 80 anos de atuação, a Usiquímica é referência no mercado químico brasileiro, com sede em Guarulhos (SP) e forte presença nos segmentos industrial e automotivo. Desde 2012, atua na produção do ARLA 32, agente essencial para a redução de emissões veiculares. Em 2018, ampliou sua presença no mercado automotivo ao se tornar a licenciada exclusiva da Valvoline no Brasil. Em 2024, adquiriu a operação da YPF Lubrificantes no Brasil e criou a Usiblend, unidade industrial com gestão própria sediada em Diadema (SP). A nova empresa representa uma reestruturação estratégica, com foco em soluções multimarcas, aumento da capacidade produtiva, fortalecimento da terceirização e continuidade da linha YPF no país. Em 2025, deu um novo passo em sua trajetória ao firmar parceria estratégica com a ENOC – Emirates National Oil Company, trazendo ao Brasil a linha marítima da marca com produção nacional e estrutura logística regionalizada

Usiquímica
Textofinal de Comunicação Integrada

VOLVO É DESTAQUE NO GPTW PARANÁ E REAFIRMA SUA POSIÇÃO ENTRE AS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR

Na edição 2025 do ranking promovido pelo Instituto Great Place to Work (GPTW), a Volvo figura, mais uma vez, como líder no setor automotivo entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná

Há anos, a Volvo vem sendo reconhecida em pesquisas de clima organizacional em âmbito estadual e nacional. Com o resultado regional, a marca se classifica também para o ranking nacional, que acontece em outubro.

A avaliação de 2025 foi realizada entre 19 de maio e 2 de junho e envolveu mais de 5 mil funcionários, estagiários e aprendizes. Em respostas voluntárias e confidenciais, eles demonstraram alto nível de engajamento e confiança na organização. A classificação do ranking é baseada em critérios como desenvolvimento, liderança, comunicação, reconhecimento e benefícios, entre outros aspectos que influenciam positivamente o ambiente de trabalho.

Dentre os pontos mais destacados pelos colaboradores, o sentimento de orgulho por fazer parte da Volvo foi um dos mais relevantes, refletindo o forte senso de pertencimento, a confiança no trabalho e o reconhecimento da marca no mercado. “A Volvo tem o compromisso permanente de evoluir e oferecer um ambiente de trabalho cada vez melhor. São nossas pessoas que tornam a empresa um lugar continuamente melhor para trabalhar” afirma Ricardo Nanami, diretor de Pessoas e Cultura da Volvo.

Instituto Great Place to Work

O Instituto GPTW é referência global em ambientes de trabalho, presente em 98 países e responsável por pesquisas que já envolveram mais de 100 milhões de funcionários desde 1992. Sua metodologia tem como base a confiança e avalia dimensões como respeito, credibilidade e orgulho, exigindo que ao menos 70% dos colaboradores reconheçam a empresa de forma positiva.

Grupo Volvo América Latina

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

TICIANA GOMES É A NOVA HEAD COMERCIAL DA JCDECAUX

Ticiana Gomes

A JCDecaux, líder global em Out of Home (OOH), anuncia a chegada de Ticiana Gomes como nova Head Comercial da companhia. A executiva se reportará a João Binda, Diretor Comercial da JCDecaux Brasil, e passa a integrar o time de Heads Comerciais da empresa, liderando a vertical de CPG (Consumer Packaged Goods).

Com 18 anos de experiência profissional, Ticiana construiu a carreira em algumas das principais agências de publicidade do país, como Publicis, J. Walter Thompson, Loducca, Tribal, Wunderman Thompson e VML. Também foi responsável por contas de grandes marcas como Ambev, Avon, C&A, Johnson & Johnson, Kenvue, Natura, Nestlé, PepsiCo, entre outras.

“Ticiana possui uma trajetória sólida e diferenciada que reúne experiência em publicidade e comunicação, além da gestão de projetos de transformação e inovação, especialmente com marcas globais e líderes do setor. Essa expertise será fundamental para apoiar nossos clientes em um mercado cada vez mais conectado e orientado por dados, valorizando o enorme potencial do OOH” afirma João Binda, Diretor Comercial da JCDecaux Brasil.

“É uma grande satisfação integrar a equipe da JCDecaux em um momento tão relevante para o setor de OOH. Vejo um cenário muito promissor e repleto de oportunidades para os clientes de CPG, onde a união entre criatividade, impacto e tecnologia realmente faz a diferença e gera resultados de negócio consistentes e diferenciados,” comenta Ticiana Gomes.

A executiva é formada em Administração, com pós-graduação em Marketing e Comunicação. Ao longo da sua trajetória, também se especializou em marketing digital, comunicação integrada, branding, programática e social media content.

JCDecauxLíder mundial em Out of Home, a JCDecaux é uma empresa de origem francesa que oferece soluções em publicidade em mobiliários urbanos que integram cidades, aeroportos, transportes e varejo. Presente em quase 4 mil cidades com mais de 10 mil habitantes em mais de 80 países, a audiência da empresa ultrapassa a marca de 850 milhões de pessoas diariamente. No Brasil há mais de 26 anos, a JCDecaux atua em 14 estados, além do Distrito Federal. Com foco na digitalização de ativos e na inteligência de dados, a companhia valida seu caráter de tech company ao desenvolver projetos em OOH cada vez mais personalizados, inteligentes, assertivos e mensuráveis

JCDecaux
CDI Comunicação

REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO GANHA CINCO NOVOS MUNICÍPIOS DE INTERESSE TURÍSTICO

Em votação unânime, deputados aprovaram a titulação de 70 novos Municípios de Interesse Turístico, ampliando para 214

Passeio Turístico Cultural de Locomotiva, em Guararema. Foto: Divulgação Setur-SP.

* Linoel Dias

Santo André, Arujá, Suzano, Caieiras e Santana de Parnaíba entraram oficialmente no mapa do turismo do estado. O reconhecimento veio no último dia 27 de agosto, quando a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a titulação e 70 novos Municípios de Interesse Turístico (MIT).

Na Região Administrativa da Região Metropolitana de São Paulo, conta com um total de 16 cidades reconhecidas pelo seu potencial turístico, sendo três Estâncias Turísticas: Salesópolis, Ribeirão Pires e Embu das Artes e os MITs de São Bernardo do Campo, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Mairiporã, Pirapora do Bom Jesus e Juquitiba. Desde 2023, o governo do Estado, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, ligado à Secretaria e Turismo e Viagens (Setur-SP), transferiu mais de R$ 30 milhões de recursos para a melhoria de obas e infraestrutura aos municípios da região administrativa da Administrativa da Região Metropolitana de São Paulo. Os 70 novos municípios ainda não terão acesso imediato aos recursos. Para isso, precisarão participar do próximo ciclo de ranqueamento, em 2027.

“O turismo do estado de São Paulo mostra a sua força. Quase 300 municípios agora, 284 municípios paulistas são turísticos, representando 44% do estado. O turismo que tem transformado as cidades em um ambiente virtuoso, bom para quem mora e, consequentemente, para o turista”, frisa o secretário Roberto de Lucena.

Segundo análise do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), a movimentação financeira gerada pelo setor deve crescer 3,75% em relação ao PIB de 2024, alcançando R$ 340 bilhões. De janeiro a julho, o estado registrou 1,58 milhão de turistas estrangeiros, o que corresponde a 26,6% das chegadas no Brasil. São Paulo é a principal porta de entrada de visitantes internacionais no país e maior hub aeroportuário da América Latina e do Hemisfério Sul. A previsão é que este índice supere, até dezembro, o recorde histórico de 2,3 milhões, de 2019.

Municípios Turísticos

A política de Estâncias Turísticas é histórica em São Paulo. Criada na década de 1940, garantiu que cidades com vocação turística recebessem apoio do Estado para estruturar atrativos e serviços. Em 2015, foi ampliada com a criação dos MITs, democratizando o acesso aos benefícios e fortalecendo a rede de destinos.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

FERNANDO MUTARELLI É O NOVO DIRETOR DE SUPPLY CHAIN DA TECFIL

A Tecfil, maior fabricante de filtros automotivos da América Latina, anuncia a chegada de Fernando Mutarelli para assumir a Diretoria de Supply Chain

Com ampla experiência em grandes empresas dos setores industrial e varejista, Mutarelli construiu sua carreira em organizações como Aramis, Walmart, Avon, Centauro, Dia%, Editora Globo, Editora Abril e Bunge, atuando em áreas como Operações, Logística de Abastecimento e Distribuição Física.

É graduado em Administração de Empresas, possui especialização em Logística de Transportes (FGV), mestrado em Engenharia de Transportes pela Poli/USP e formação executiva internacional pelo MIT (GCLOG – Logistics and Supply Chain) e pela Kellogg School of Management da Northwestern University (Pós-MBA).

"É uma honra integrar o time da Tecfil e liderar uma área tão estratégica como a de Supply Chain. Pretendo agregar minha experiência na indústria e no varejo para aprimorar toda a cadeia de suprimentos, garantindo agilidade, competitividade e alto nível de serviço para nossos clientes e parceiros", afirma Fernando Mutarelli.

A chegada do novo diretor marca mais um passo da Tecfil em sua jornada de crescimento sustentável, eficiência operacional e valorização de talentos que agregam expertise e visão estratégica ao negócio.

TecfilMaior fabricante de filtros automotivos da América Latina e uma empresa 100% brasileira, a Tecfil conta com uma unidade fabril e um centro de distribuição, localizados no município de Guarulhos, ocupando uma área construída aproximada de 83 mil m² (considerando CD e Fábrica). Produz mais de 5.800 modelos de filtros para todos os mercados, destinados a milhares de modelos de veículos, o que inclui todas as marcas de automóveis, motos, o setor de caminhões, de máquinas pesadas e implementos agrícolas. A empresa se destaca por fornecer filtros originais de fábrica para diversas montadoras. Atualmente, a marca está presente em todo o Brasil e exporta para mais de 60 países, levando ao mercado filtros com alta capacidade e qualidade

Tecfil
GPCOM Comunicação Corporativa

GUILHERME SOLLEIRO É O NOVO COUNTRY MANAGER DO INDRA GROUP NO BRASIL

O Indra Group, holding empresarial que promove o progresso tecnológico, anunciou a nomeação de Guilherme Solleiro como novo Country Manager no Brasil. O executivo passa a ser o responsável máximo da operação no país, que conta com mais de 7 mil profissionais e que inclui a Minsait, unidade que agrupa os negócios de tecnologias disruptivas, e a Indra, dedicada aos setores de Defesa, Mobility, Tráfego Aéreo e Espaço.

A renovação da liderança marca uma nova fase para o Grupo no país, alinhada ao plano estratégico Leading The Future, que prevê um crescimento significativo da empresa nos próximos anos e que coloca o Brasil como um dos principais motores da expansão do Grupo na América Latina.

Guilherme Solleiro substitui Marcelo Bernardino, que comandou a operação brasileira desde 2021, e cuja liderança foi fundamental para elevar o crescimento da companhia e atingir os objetivos traçados para o país em todos os âmbitos do negócio. Como Diretor Regional América Latina, Bernardino passará a liderar uma região estratégica para o crescimento internacional do Grupo.

“Estou muito orgulhoso do crescimento que alcançamos no Brasil nos últimos anos, durante os quais, graças ao talento dos nossos profissionais, nos consolidamos como uma das principais empresas de tecnologia do país. Uma conquista sólida que não poderia deixar em melhores mãos: Guilherme Solleiro, cuja carreira acompanho há muitos anos, demonstrou uma capacidade e uma liderança que, tenho certeza, levarão a empresa a novos patamares de crescimento, mantendo sempre os valores de inovação e excelência que nos caracterizam”, afirmou Marcelo Bernardino.

Guilherme Solleiro conta com mais de 20 anos de experiência no setor tecnológico, dos quais 17 foram dedicados ao Grupo. Em sua trajetória na companhia, foi diretor do mercado de Energia e Utilities no Brasil, diretor do mercado de Energia e Indústria, além de exercer cargos de liderança nas áreas de IT Outsourcing e Application Management. Seu perfil combina experiência em processos de transformação digital em diversos setores industriais com uma sólida visão da operação e ofertas transversais. O executivo possui mestrado em Administração de Empresas pela ESCP Business School de Paris, além de cursos voltados para gestão e liderança em instituições de prestígio, como o IESE.

"É uma honra e uma grande responsabilidade assumir a liderança do Indra Group no Brasil, organização na qual atuo há 17 anos, praticamente desde o início da minha carreira como consultor júnior. Contamos com uma equipe de altíssimo nível, que sob a liderança do Marcelo construiu uma cultura rara em nosso setor — baseada em colaboração, foco no cliente e valorização das pessoas. Temos o talento, a cultura e a ambição necessários para ampliar nosso impacto junto aos clientes, colaboradores e à sociedade nos próximos anos”, declara Solleiro.

Indra Group
Máquina CW

JOSÉ EDUARDO FERREIRA É O NOVO VICE-PRESIDENTE REGIONAL DE VENDAS DA TWILIO PARA A AMÉRICA LATINA

O ex-executivo da IBM e da Oracle traz mais de 20 anos de experiência em tecnologia empresarial, transformação digital e liderança estratégica

José Eduardo Ferreira

A Twilio, plataforma de engajamento do cliente que oferece experiências personalizadas em tempo real para as principais marcas da atualidade, anuncia que José Eduardo Ferreira assume, a partir desta segunda-feira (8) o cargo de vice-presidente regional de vendas para a América Latina - Communications. A partir do Brasil, José Eduardo irá liderar as equipes de vendas e engenharia de soluções para a América Latina, definirá a estratégia regional e impulsionará o crescimento com clientes novos e existentes.

José Eduardo tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia empresarial, transformação digital e liderança estratégica. Mais recentemente, liderou as vendas corporativas na ServiceNow, ajudando a impulsionar a transformação em setores como telecomunicações e serviços financeiros. Anteriormente, ocupou cargos de liderança na IBM e Oracle no Brasil e em toda a América Latina. Ele traz para a Twilio profundo conhecimento em plataformas de nuvem, engajamento do cliente e ecossistemas de parceiros.

"A América Latina é uma região com inúmeras oportunidades para a Twilio e onde temos alguns dos casos de uso mais inovadores em nosso portfólio", afirma o executivo. "Estou confiante de que o foco estratégico, a execução consistente e uma conexão profunda com nossos clientes tornarão a região cada vez mais bem-sucedida. Ao iniciarmos este novo ciclo, alinharemos nossa estratégia de expansão de mercado com a dinâmica única da América Latina, cultivando conexões genuínas em nosso ecossistema. A centralidade no cliente é essencial para ajudar as empresas da região a hiperpersonalizar suas comunicações e se conectar de forma mais significativa com seus clientes, impulsionadas por IA generativa e agentes de IA."

TwilioAs empresas líderes da atualidade confiam na Plataforma de Engajamento do Cliente (CEP) da Twilio para construir relacionamentos diretos e personalizados com seus clientes em todo o mundo. As principais APIs de comunicação da Twilio permitem que as empresas se envolvam com seus clientes por meio de voz, conversas, mensagens, vídeo e e-mail. O Twilio Segment, a principal plataforma de dados do cliente, permite que as empresas criem interações altamente personalizadas e perfis automatizados de clientes com base em dados primários de vários canais. A Twilio permite que as empresas usem comunicações e dados para adicionar inteligência a cada etapa da jornada do cliente, de vendas a marketing, crescimento, atendimento ao cliente e muitos outros casos de uso de engajamento, de maneira flexível e programática. Em 180 países, milhões de desenvolvedores e centenas de milhares de empresas usam a Twilio para criar experiências mágicas para seus clientes. Clique aqui e visite o site

Twilio
Sing Comunicação

sábado, 6 de setembro de 2025

CASA FIAT DE CULTURA REALIZA EXPOSIÇÃO INÉDITA NO BRASIL, REVELANDO O UNIVERSO CRIATIVO E INSTIGANTE DE NIKI DE SAINT PHALLE

Mostra é destaque na Temporada França Brasil 2025 e apresenta, ao público brasileiro, obras originais e provocativas de uma das primeiras mulheres a integrar a vanguarda artística do século XX

Foto: Leo Lara | Divulgação Casa Fiat

Visionária, provocadora e profundamente engajada, Niki de Saint Phalle marcou a arte do século XX com obras que desafiam preconceitos, rompem silêncios e celebram a liberdade das mulheres. Até 2 de novembro de 2025, a Casa Fiat de Cultura apresenta os trabalhos dessa artista franco-americana numa exposição inédita no Brasil, que revela a potência transformadora de sua criação. A mostra “Niki de Saint Phalle. Sonhos de Liberdade” reúne 67 obras, sendo 66 do acervo do MAMAC (Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea de Nice), na França, e uma obra da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que sai pela primeira vez do museu desde que foi adquirida, em 1997. O público pode apreciar suas esculturas, assemblages e as icônicas Nanas, a maioria delas nunca exibidas no Brasil. A mostra, um dos destaques da programação da Temporada França-Brasil, conta com a parceria da Prefeitura de Nice e do MAMAC, e com a colaboração da Niki Charitable Art Foundation e do grupo 24 Ore Cultura, de Milão. Toda a programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.

Com curadoria de Olivier Bergesi e Hélène Guenin, a exposição propõe um encontro com a narrativa poética de Niki de Saint Phalle (1930–2002). Sua produção potente e imaginativa continua a inspirar novas gerações, não apenas por sua estética ousada, mas pela capacidade de transformar sofrimento em beleza, denúncia em esperança, exclusão em potência. Suas obras são um hino à liberdade, à alegria e à diversidade, e, por isso, seguem tão atuais. “Ela aborda temas sociopolíticos ‘antigos’, como a violência sexual, a opressão das mulheres, a guerra e as relações de poder — assuntos ainda extremamente atuais”, afirma o curador Olivier Bergesi, do MAMAC.

Em “Niki de Saint Phalle. Sonhos de Liberdade na Casa Fiat de Cultura”, o público é convidado a percorrer diferentes momentos da vida e da obra da artista, desde seus primeiros experimentos artísticos até suas esculturas de grande porte, passando por fases marcadas por dor, experimentação, cura, celebração e engajamento social. A mostra combina obras históricas, registros audiovisuais e ambientações, que dialogam com a vibrante linguagem visual da artista.

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo, a trajetória e a obra de Niki ressoam com força e atualidade, intensificando o entusiasmo da Casa Fiat de Cultura em participar desse encontro cultural entre França e Brasil. “Ao realizar essa exposição, renovamos o compromisso com a diversidade e a inovação, e com a construção de pontes entre tempos, territórios e públicos. Mais do que apresentar obras que pela primeira vez chegam no Brasil, oferecemos um encontro transformador com uma artista que usou a arte para reescrever a própria história e desafiar o mundo a fazer o mesmo”, destaca.

A exposição Niki de Saint Phalle. Sonhos de Liberdade é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Stellantis, da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamentos, do Banco Stellantis, do Banco Safra e da Sada. A mostra tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.  Tem parceria internacional com o MAMAC (Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Nice) e a Prefeitura de Nice, e com colaboração da 24 Ore Cultura (Milão) e da Niki Charitable Art Foundation.

Niki de Saint Phalle

Nascida Catherine-Marie-Agnès Fal de Saint Phalle, na cidade de Neuilly-sur-Seine, na França, Niki de Saint Phalle era filha de um banqueiro francês e de uma artista americana. Sua infância foi marcada por um ambiente familiar rígido e violento, e por um episódio de abuso sexual ainda criança, que a acompanhara por toda a vida. A pintura, descoberta após uma crise nervosa e um período de internação numa clínica em Nice, na França, tornou-se sua forma de cura, de expressão e libertação. A arte foi seu refúgio.

No início da década de 1960, ela se aproximou dos artistas do movimento Nouveau Réalisme (Novo Realismo), como Pierre Restany, Yves Klein, Arman e Jean Tinguely — que, mais tarde, tornou-se seu marido. O movimento buscava aproximar arte e vida, incorporando objetos e materiais do cotidiano, muitas vezes, com forte carga crítica e irônica sobre a sociedade de consumo e a cultura de massas.

Niki foi uma das primeiras mulheres a participar da vanguarda artística de meados do século XX. Como mulher, rompeu barreiras, ao ocupar um espaço de protagonismo criativo em um grupo amplamente masculino, abordando temas como feminilidade, sexualidade, maternidade e opressão, e por introduzir uma abordagem pessoal, performática e política no debate artístico.

O trabalho de Niki de Saint Phalle se estendeu por cerca de cinco décadas, do final dos anos 1950 ao início dos anos 2000. Suas obras integram importantes acervos internacionais, como o MAMAC (Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea de Nice), o MAM (Museu de Arte Moderna de Paris), o Museu Sprengel, na Alemanha, o MoMA (Museu de Arte Moderna, em Nova York), o Museu de Arte Moderna de São Francisco, além do Jardim dos Tarôs, na Itália.

A artista faleceu de pneumonia, aos 71 anos, em 21 de maio de 2002, na cidade de La Jolla, no sul da Califórnia, mas deixou grande legado: uma arte que tem o poder de transformar.

Tirs

Entre 1961 e 1962, Niki de Saint Phalle realizou cerca de vinte performances Tirs (Tiros) diante de um público de amigos, colegas ou convidados. Usando um rifle, a artista atirava, fazendo explodir sacos de tinta sobre a tela, liberando, nesse processo criativo e catártico, suas próprias emoções.

Os Tirs não eram apenas pinturas feitas com tiros, eram gestos de resistência que falavam alto sobre repressão, gênero, poder e expressão individual. Ao atirar nas obras, ela também "atirava" em seus próprios demônios pessoais. Vítima de violência sexual na infância, com os Tirs ela transformava a dor em criação artística.

Do ponto de vista artístico, os Tirs situam-se entre performance, arte corporal, escultura e pintura. Sua precocidade na história da performance e o gesto escandaloso de atirar revelam uma profunda sensibilidade crítica em relação à violência que caracterizava a sociedade ocidental no início dos anos 1960.

Nana power

Depois de movimentar o mundo da arte com os Tirs, Niki de Saint Phalle voltou seu olhar para o corpo feminino, e desse olhar atento e delicado nasceram suas esculturas mais famosas: as Nanas.

Figuras monumentais, alegres e multicoloridas, inspiradas na arte africana, na América pré-colombiana e nas Vênus paleolíticas, as Nanas propõem uma nova imagem da mulher: livre, poderosa, diversa e livre dos estereótipos impostos pela sociedade. Elas são, também, um tributo à pluralidade de corpos e raças. Negras, amarelas, brancas e rosas, elas formam uma comunidade colorida e inclusiva que desafia os modelos normativos.

Sua prática artística antecipa, por décadas, as iniciativas contra-hegemônicas atuais, que visam devolver voz àqueles que foram silenciados ou esquecidos pela História.

Espiritualidade

Entre as criações mais ambiciosas de Niki de Saint Phalle, está o Jardim dos Tarôs, construído na Toscana, na Itália. Inspirado nos 22 arcanos maiores do tarô, o parque começou a ser erguido em 1979 e abriga esculturas monumentais revestidas com mosaicos de vidro, espelhos e cerâmica. O projeto foi concebido como uma obra de arte total, na qual arquitetura, mitologia, espiritualidade e imaginação se fundem.

O terreno do Jardim dos Tarôs foi cedido pela família de Marella Caracciolo — colecionadora e esposa de Gianni Agnelli, fundador da Fiat —, que conhecia Niki e seu desejo de criar um jardim público.

Durante os primeiros anos da construção, a artista viveu dentro da obra Imperatriz, figura poderosa do tarô, que simboliza a força do feminino, para acompanhar pessoalmente os trabalhos. Para o projeto, ela contou com o apoio do artista Jean Tinguely (1925 – 1991), na época, seu companheiro não só arte, mas, também, de vida, e de muitos artesãos locais. A influência do Parque Güell, do espanhol Antoni Gaudí, é visível nas cores e nas formas das esculturas.

O Jardim também é uma autobiografia astral da artista: uma busca pelo equilíbrio interior que a acompanhou por toda a vida, uma conquista de sabedoria e uma vitória sobre os medos de sua juventude.

O local foi inaugurado em 1998, quase 20 anos após o início das obras, e atualmente é aberto ao público entre os meses de abril e outubro.

Causas sociais

Nas décadas de 1990, na Califórnia, Saint Phalle voltou-se a temas sociais urgentes. Produziu obras ligadas à luta contra o racismo, à crise do HIV/AIDS, à saúde mental e à degradação ambiental. Criou livros para crianças e adultos com mensagens educativas e afetivas, serigrafias autobiográficas, como o Diário Californiano, filmes e projetos urbanos de impacto direto. Com sua arte, deu voz às populações marginalizadas.

Nanas Infláveis

Nesta instalação experiencial, cinquenta Nanas infláveis de Niki de Saint Phalle — vindas diretamente do Jardim dos Tarôs, na Itália — transformam o ambiente da Casa Fiat de Cultura em um manifesto lúdico e poderoso sobre emancipação, vitalidade e alegria. As Nanas infláveis foram criadas pela própria artista com o objetivo de serem comercializadas para arrecadar fundos para a construção do Jardim dos Tarôs.

Le Mur de la Rage

Outro momento de experiência do público na exposição é a instalação Le Mur de la Rage (O Muro da Raiva). Na obra, Niki de Saint Phalle listou uma série de motivos pelos quais sentia raiva, entre eles, a fome, a injustiça, o racismo, a morte, as águas poluídas, mas também questões pessoais, como sua falta de fé e sua própria violência interior. Os visitantes serão convidados a contribuir, expressando seus sentimentos num novo muro.

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar relevantes exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em Braille e atendimento em libras. Mais de 100 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari e outros. Há 19 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.

Serviço
Exposição “Niki de Saint Phalle. Sonhos de Liberdade”
Período expositivo: até 2 de novembro de 2025
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)
Entrada gratuita

Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG   
Circuito Liberdade

Horário de Funcionamento  
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h    
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações    
Site www.casafiatdecultura.com.br     
casafiatdecultura@stellantis.com    
facebook.com.br/casafiatdecultura    
Instagram: @casafiatdecultura    
X: @casafiat    
YouTube: Casa Fiat de Cultura

Parceria internacional: MAMAC (Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Nice) e Prefeitura de Nice, colaboração 24 Ore Cultura (Milão) e Niki Charitable Art Foundation.

Obras: 67 no total — 66 do MAMAC e 1 da Pinacoteca do Estado de São Paulo

Casa Fiat de Cultura
Personal Press

CARRO GUINCHADO? PROBLEMA, E DOS GRANDES! Por chicolelis*

Observando o trabalho de reboque dos veículos hoje em dia, penso que não é mais apropriado dizer que de carro foi guinchado, mas sim que foi “pranchado”, criando assim um neologismo, já que não se reboca mais os automóveis com aqueles terríveis guinchos de piscas era. Hoje usa-se pranchas. Certo?

O método e o equipamento podem ser diferentes agora, mas a dor de cabeça para quem tem seu carro guinchado/pranchado continua a mesma. Se no lugar onde o veículo foi estacionado não estiver um cavalete o substituindo, com uma inscrição dizendo para onde ele foi levado, seu dono vai ter que se virar pra descobrir o destino do seu quatro rodas ou da sua motocicleta, pois elas  também são “agraciadas” com essa prática, quando seus usuários as deixam em local não permitido.

Em São Paulo, o motorista ou motociclista que tem seu veículo levado para outro município (sim isso acontece) enfrenta sérios problemas como o um custo mais alto das taxas e remoção e diárias nos pátios. Isso sem contar que também terá que se locomover para distâncias maiores e dificuldades de acesso.

Além disso, ainda corre o risco de não saber para onde seu possante foi levado, cabendo nesse caso – de abuso da valores – solicitar o reembolso junto ao Detran-SP e denunciar o caso às autoridades. Isto porque as taxas cobradas nesses municípios fora de São Paulo, são muito elevadas e os veículos não deveriam ter sido levados para esses locais, mas são. E, para recuperá-los, pode ser necessário até recorrer a um despachante, tal o grau de dificuldades, muitas vezes criadas pelos operadores desses pátios. Existe uma lei estadual, de nº 15 266/2013, que é referência para o estabelecimento de valores e regras de taxa de remoção e diárias.

Para onde foi?

A forma de descobrir para onde seu veículo foi levado, o usuário deve acessar o Portal da Prefeitura de São Paulo (sp156.prefeitura.sp.gov.br) informando a placa do mesmo. Para o caso de não ter resposta nesse canal, ligue para CET, 156, ou vá, diretamente, até o posto da CET, em Pinheiros, na rua Sumidouro, 740, onde poderá retirar as guias de pagamento e, em seguida, dirigir-se ao local para onde o seu veículo foi levado. Saiba que o atendimento nos pátios é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Isso significa que, se o guinchamento acontecer na sexta, depois das 17 horas, a “mordida” já começa, com, no mínimo, duas estadias.

Então, não pare seu carro ou motocicleta, em local proibido, para não ser surpreendido com um gasto extra (na maioria das vezes, muito extra) no seu orçamento.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.