AFINAL, O QUE É COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL?
Este é um espaço para discutir a comunicação empresarial. Então vou começar dizendo que eu vejo a comunicação como uma ciência. E a comunicação empresarial é um sistema de gestão dessa ciência que, aplicado corretamente, ajuda as corporações a alcançar o sucesso e a sustentabilidade de seus negócios. Vamos explicar como isso acontece.
Nas empresas modernas, a comunicação empresarial deve ter caráter estratégico. Com seu conjunto de conhecimentos, o profissional de comunicação pode enriquecer a formulação da estratégia da empresa de diversas maneiras. Por isso, esse profissional deve sentar-se com os responsáveis pelos outros departamentos no momento da definição dos rumos da organização.
Sua contribuição começa com a definição da “estratégia da marca”, que é estabelece um posicionamento exclusivo para a empresa no mercado, sustentado por atributos, valores e objetivos que se baseiam em verdades e políticas da companhia. No conjunto, isso faz com que a empresa apresente-se de forma única, especial, diferente de seus concorrentes. Por isso, o profissional de comunicação deve responder diretamente ao presidente, pois é o presidente, ao final das contas, o responsável pela imagem da empresa.
A comunicação tem o trabalho de fazer com que essas características da marca sejam transferidas às políticas de RH, ao ambiente de trabalho, ao processo de desenvolvimento de produtos, à forma com que eles expressam e representam a maneira como a empresa se apresenta ao mundo. Isso é importante porque quando a empresa faz o que diz que faz, suas mensagens ganham força e coerência, impactando positivamente a imagem e a reputação da marca.
Além disso, para mover-se com resolução, a empresa precisa do engajamento de seus empregados ao posicionamento e à estratégia. E isso se faz com uma comunicação interna envolvente e motivadora, de mão dupla (que fala e ouve), que dá sentido ao trabalho e auxilia na organização dos processos. Aplicada a fornecedores e parceiros, a comunicação pode ajudar os projetos a terminar dentro do prazo e do orçamento.
Além disso, qualquer empresa, pequena ou grande, discreta ou extravagante, precisa do diálogo com seus públicos: clientes, acionistas, governo, sindicatos, comunidade, sociedade em geral. Para fazer isso, deve organizar um plano de comunicação externo, sequenciando as ações com a imprensa, as campanhas publicitárias, os eventos de relacionamento sempre coerente com a estratégia da marca e a estratégia geral da empresa. Assim, a comunicação atua na prevenção de crises, antevendo reações e comportamentos dos muitos públicos de interesse a esta ou aquela medida da empresa.
Aplicada dessa forma, ou seja, conduzindo a estratégia da marca e integrada à estratégia da empresa, a comunicação empresarial é uma das maneiras mais eficientes e de menor custo para ajudar uma empresa a conquistar o sucesso.
* Marco Piquini é jornalista, consultor e palestrante. Trabalha com a comunicação para a gestão de mudança. Foi durante 20 anos executivo do Grupo Fiat e entre 2007 e 2012 diretor de Comunicação da Iveco para a América Latina, com responsabilidade sobre comunicação interna, externa, publicidade, eventos e sustentabilidade. e-mail: piquini@tresmeiazero.com.br. Visite: tresmeiazero.com.br.
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