Parceria de anos permitiu construção e reformas de áreas que simulam o habitat de animais como Aves Regionais, Urso de Óculos, Condor Andino e Lobo Guará.
Parque tem entrada gratuita e contribui com a educação ambiental, sendo uma das principais opções de lazer da cidade.
A Volkswagen do Brasil comemora o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) com a renovação do patrocínio ao Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antonio Teixeira Vianna”. O parque está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 2 (ao lado da UFSCar), em São Carlos (SP), cidade onde está instalada a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil. A parceria da empresa com o parque teve início em meados dos anos 1990 e permitiu a construção e reforma das áreas que simulam o habitat natural de espécies como o Lobo Guará “Preservando a Fauna do Cerrado”; o Urso de Óculos; o Condor Andino e o Aviário para Aves Regionais. Também foram desenvolvidos projetos de educação ambiental voltados à comunidade.
“O patrocínio ao Parque Ecológico de São Carlos é um exemplo do compromisso que a Volkswagen do Brasil tem com a preservação da biodiversidade. Por meio desse apoio, a empresa também incentiva a conscientização da sociedade sobre a importância de proteger a fauna e contribui com a manutenção do parque, que representa uma das principais opções de lazer da cidade de São Carlos”, afirma o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale.
Para o gerente de Recursos Humanos da fábrica de São Carlos, Fernando Rodrigues, “é motivo de muito orgulho poder contribuir com projetos que visam a preservação do meio ambiente e a educação ambiental, temas de extrema importância para a sociedade”.
Os investimentos da Volkswagen do Brasil trouxeram ganhos significativos para o Parque Ecológico de São Carlos, como a construção de um aviário que possibilitou a interação do público com as aves, ao permitir a entrada dos visitantes no recinto, bem como o abrigo a animais vítimas de maus tratos ou de acidentes, que não conseguem mais ser inseridos em seu habitat natural.
O bioma do cerrado, que abriga o Lobo Guará, foi completamente remodelado e ganhou amplas áreas para todas as espécies abrigadas, possibilitando ao parque retomar a reprodução dos animais.
No espaço do Urso de Óculos, o apoio envolveu não somente a construção do recinto como estimulou a reprodução da espécie em cativeiro, com sete reproduções que geraram 13 filhotes. Atualmente, também com recursos da Volkswagen do Brasil, está sendo construído um novo espaço (com 870 m² de área livre, além da área onde os animais recebem os cuidados do criador, tais como alimentação e medicação) para abrigar os ursos e facilitar a visitação do público.
O administrador do Parque Ecológico de São Carlos, Fernando Siqueira Magnani, explica que a parceria com a Volkswagen do Brasil permitiu melhorias para que os animais tenham amplo espaço e que também facilitam a visitação do público, estimulando a educação ambiental. “O Condor Andino, por exemplo, é um animal que precisa de um recinto amplo para realizar suas atividades sem limitações, e nós não só conseguimos isso, como temos alguns dos maiores recintos do País”, disse Magnani.
Inaugurado em 1976, o Parque Ecológico de São Carlos está localizado em uma área de 72 hectares, sobre uma vasta vegetação de cerrado, e conta com 445 animais, de 138 espécies, o que o coloca entre um dos parques com o maior conjunto de recintos de cerrado para animais silvestres do Brasil. É possível encontrar ainda exemplares de animais sul-americanos (Urso de Óculos, Camelídeos, Condor Andino e Pinguim-de-Magalhães).
Aberto à comunidade, o parque já chegou a receber 150 mil visitantes em um único ano. As visitas escolares, que possibilitam a educação ambiental, são destaque com público médio de 15 mil visitantes anualmente.
Volkswagen preserva biodiversidade no entorno de sua PCH (Pequena Central Hidrelétrica), localizada no rio Sapucaí
Outros exemplos do compromisso da Volkswagen do Brasil com a biodiversidade são os projetos que a empresa desenvolveu no entorno de sua PCH Anhanguera (Pequena Central Hidrelétrica), usina hidrelétrica localizada no rio Sapucaí, um afluente do rio Grande, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará, no Estado de São Paulo. A PCH acaba de completar cinco anos, sendo que o investimento na geração de energia limpa foi uma iniciativa pioneira da Volkswagen entre as montadoras instaladas no Brasil.
Antes mesmo da construção da PCH Anhanguera, a Volkswagen do Brasil concentrou esforços para minimizar impactos ambientais no entorno da usina. Foram feitos estudos para a adoção de vários programas voltados à educação ambiental e à proteção, recuperação e manutenção da qualidade da água e dos solos, da fauna local e da flora regional. Ações no entorno da obra contribuíram com a preservação dos animais (principalmente os ameaçados de extinção) e recuperaram a mata nativa, permitindo o perfeito equilíbrio ecológico da região.
Na área da PCH, foi construído um viveiro com 720 m², capaz de produzir até 300 mil mudas de árvores nativas por ano, que são utilizadas para plantio nas áreas de preservação permanente. Cerca de 102 espécies foram catalogadas e cerca de 450 mil árvores foram plantadas para proteger e sombrear o lago; dessa forma, foi criado um cinturão verde ao redor do lago que alimenta a usina. Até o fim de 2015, serão reflorestados cerca de 177 hectares de mata ciliar, ao longo do reservatório da PCH Anhanguera.
Durante o processo de catalogação das espécies vegetais, foi encontrada uma bromélia, a Aechmea setigera, que era considerada “presumivelmente extinta”. O último registro de ocorrência da espécie era de 1936. Na PCH, ela foi resgatada e preservada.
Um Centro de Triagem de Animais Silvestres foi criado, durante a construção da PCH Anhanguera, para exames laboratoriais e quarentena de espécies encontradas nas áreas ligadas à usina. Os animais da área são monitorados e protegidos por profissionais capacitados e comprometidos com sua preservação. Para acompanhar o ecossistema da região, foi iniciado também o Programa de Conservação e Monitoramento da Fauna de Vertebrados Terrestres, minimizando alterações no ecossistema da região. O corredor de biodiversidade criado pelo replantio e preservação das espécies permite que os animais circulem livremente entre as cidades, contribuindo com o equilíbrio natural; entre as espécies de grande porte já encontradas no entorno estão Lobo Guará, Onça Parda e Jaguatirica. O trabalho de catalogação de animais identificou 96 espécies de peixes; 47 espécies de anfíbios e répteis; 48 espécies de mamíferos; 80 de aves, entre outros.
Para garantir a reprodução no rio Sapucaí, foi construída a 'Escada de Peixes', acoplada à barragem da PCH Anhanguera, a qual possibilita que as espécies subam o rio na Piracema, que é a época de desova. O monitoramento da qualidade da água é outra preocupação constante.
PCH Anhanguera incentiva Educação Ambiental em seu entorno.
A PCH Anhanguera (Pequena Central Hidrelétrica) da Volkswagen do Brasil reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade ao construir espaços de Educação Ambiental nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, em parceria com as prefeituras. Nos locais são oferecidas aulas, palestras e outras atividades extracurriculares relacionadas à preservação do meio ambiente e outros temas educativos, como cidadania e civilidade.
A Volkswagen do Brasil também desenvolveu diversos projetos sociais no entorno da PCH Anhanguera. A Fundação Volkswagen, por exemplo, que há 35 anos é responsável pelo investimento social da Volkswagen do Brasil, desenvolveu três de seus projetos de Educação (“Brincar”, “Entre na Roda” e “Estudar pra Valer!”) nas cidades de Guará e São Joaquim da Barra, beneficiando 6.876 estudantes, 30 instituições e disponibilizando 236 vagas para a formação de educadores, de 2005 a 2011.
A PCH Anhanguera (Pequena Central Hidrelétrica) tem capacidade de gerar cerca de 18% da energia consumida pela Volkswagen do Brasil. Em 2012, a PCH Anhanguera recebeu a aprovação da ONU (Organização das Nações Unidas) para seu projeto de Certificação de Emissões Reduzidas (CER), mais conhecido como Créditos de Carbono. Esse certificado atesta que a usina hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Serviço:
Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna”
Local: Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 2 (ao lado da UFSCar), São Carlos (SP)
Funcionamento: De terça-feira a domingo (aberto em feriados), das 8h às 16h30
Entrada: gratuita
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário