sexta-feira, 19 de junho de 2015

COMUNICAÇÃO 360.
Por Marco Piquini*

A COMUNICAÇÃO INTEGRADA É UM TRABALHO COLETIVO.

No ambiente de trabalho existem pessoas que se apossam de suas áreas com um zelo excessivo e não permitem aproximações ou opiniões alheias. “Não pisa no meu jardim que eu não piso no seu”, parecem dizer o tempo todo. Em empresas cuja cultura organizacional os departamentos funcionam de forma estanque, essa atitude pode até ser natural. Mas ela é veneno puro para quem pensa em trabalhar a comunicação de forma integrada.

Quando se juntam os responsáveis pela comunicação interna, o relacionamento com a imprensa, as novas mídias, a publicidade, a organização de eventos e até a sustentabilidade (que em algumas empresas fica no âmbito da comunicação), a flexibilidade deve ser a norma desse relacionamento. A comunicação integrada pressupõe que suas atividades devem compor um todo harmônico, sinérgico e complementar. Isso requer uma atitude de desprendimento e interação entre os membros da equipe.

Os projetos de comunicação integrada começam com a definição de um conceito único que atenda a estratégia da empresa. Esse conceito indica o objetivo da ação, um mote (tema) de campanha, suas palavras-chave etc. A partir dele se planeja a comunicação interna (sempre se começa com ela), as formas de comunicação com o público externo, a estratégia web, a campanha publicitária (e seu plano de mídia), entre outras atividades operacionais. E os eventos devem ser um espelho dessa sinergia. Quanto mais coesas e coerentes forem as diversas ações da comunicação, maior força terá a mensagem transmitida.

O planejamento de uma ação assim nunca será realmente sinérgico se acontecer em um ambiente de “terrenos” firmemente demarcados. O planejamento é melhor se for feito em conjunto, estimulando a criação coletiva, que tende a ser mais rica. E o processo melhora o entrosamento da equipe. O líder da equipe deve mediar o debate e o grupo deve chegar às decisões por consenso. Com o plano for definido, aí sim os coordenadores de cada uma das áreas assumem total responsabilidade por suas missões específicas. Sempre interagindo e colaborando com os demais na superação de eventuais dificuldades de condução do projeto.

Assim se faz comunicação integrada. Assim se fazem equipes.







Marco Piquini é jornalista, consultor e palestrante. Trabalha com a comunicação para a gestão de mudança. Foi durante 20 anos executivo do Grupo Fiat e entre 2007 e 2012 diretor de Comunicação da Iveco para a América Latina, com responsabilidade sobre comunicação interna, externa, publicidade, eventos e sustentabilidade
e-mail: piquini@tresmeiazero.com.br
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