segunda-feira, 12 de setembro de 2016

VOCÊ SABIA?
chicolelis conta*

A FORD TAMBÉM CUIDA DE DENTES.


Há 16 anos, em abril de 2000, a Ford abraçou o projeto criado pelo cirurgião-dentista, Cássio Melo, para atender a caminhoneiros nas estradas brasileiras. Até hoje, ele tratou de 55 mil profissionais do volante no transporte de cargas e também de 23 mil moradores das comunidades próximas aos locais onde o “Odontomóvel” – o caminhão Ford transformado em consultório de dentista - estacionava na beira das estradas em todo o Brasil.


"O plano inicial era atender somente aos motoristas de caminhão, mas como recusar aos apelos das pessoas que precisavam de tratamento?, justificou Cássio Melo (foto). E, com o apoio da montadora, o atendimento foi ampliado.

O profissional tem histórias tristes sobre o seu trabalho, como a de um caminhoneiro que não sentava numa cadeira de dentista há 33 anos, ou o caso que o levou a ter a ideia do projeto, quando atendeu a um motorista que, com uma insuportável dor de dente, usou ácido de bateria do caminhão. Tirou a dor, mas causou danos quase irreversíveis em sua boca.

Há também o caso positivo do motorista, no Maranhão, que desviou 200 km do seu destino para ser atendido pelo doutor Cássio, que acha necessária a criação de uma política de saúde bucal, que não existe no Brasil. 


Prevenindo o futuro

Com os bons resultados do “Odontomóvel” junto aos caminhoneiros, Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas da Ford, em uma reunião com sua equipe propôs algo que poderia evitar no futuro o surgimento nas estradas e nas comunidades atendidas de "novos caminhoneiros" com problemas dentários. Assim, foi criado um segundo projeto para atender crianças das escolas públicas em regiões onde a montadora tem fábricas.


No bairro Santa Tereza, em Taubaté, a odontopediatra Bruna Renata Santana está atendendo 580 crianças (180 já passaram pelo Odontomóvel), com a ajuda de Áurea de Jesus, formada como auxiliar técnica de higiene bucal. Elas também já passaram pela zona rural do município, onde atenderam 760 menores carentes.

Ariane Cristina de Toledo, 11 anos, é aluna da escola onde Bruna e Áurea atuam. Depois de ser submetida a um tratamento para remoção de cárie, restauração e uma extração, a menina promete que isto não mais acontecerá porque agora ela escova os dentes três ou quatro vezes ao dia, conforme lhe foi ensinado.

Um exemplo a ser seguido é o de Vinícius Sampaio dos Ramos. Aos 9 anos sentou pela primeira vez na cadeira de dentista do Odontomóvel e saiu de lá com um cumprimento da doutora Bruna. “Sua boca está perfeita, nenhuma cárie, nenhum problema, parabéns!”. 

Perguntado como conseguiu isso, Vinícius contou que seus pais sempre o orientaram a fazer escovação, proibiram de comer balas e, por isso, nunca teve cárie ou dor de dente.






chicolelis é jornalista e escritor de livros infantis. Tem passagens pelos jornais A Tribuna, de Santos, O Globo e Diário do Comércio. Trabalhou nas assessorias de imprensa da Ford, Goodyear e General Motors do Brasil. Atualmente é colaborador da Motorpress Brasil onde criou a coluna Além do Carro. Escreva para o Chico: chicolelis@gmail.com. 
Texto publicado originalmente no site Carro Online. Visite: carroonline.terra.com.br    

Nenhum comentário:

Postar um comentário