VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS: O FUTURO DA MOBILIDADE É VERDE.
Não há dúvidas que o caminhar de pesquisas e inovações nos levam para os sistemas de acionamento elétrico do automóvel. O motor de combustão interna passou por evoluções, mas seu princípio ainda é o mesmo.
É cada vez maior a preocupação com as emissões de CO2. Precisamos adotar soluções mais eficientes, de uma mobilidade mais sustentável.
Os sistemas de condução elétricos permitem uma condução ecológica em cidade e podem-se utilizar para distâncias mais longas sempre que seja necessário.
Atualmente, isto só se pode levar a cabo com os diferentes tipos de tecnologia híbrida que temos à nossa disposição. Então, vamos aproveitar o final e início de um novo ano para ampliar os conhecimentos quando o assunto são veículos híbridos e elétricos!
Híbrido puro (sHEV) - Nestes veículos o motor recebe o apoio de um motor elétrico. O veículo é propulsado por um motor de combustão interna. No entanto, os veículos híbridos puros também podem realizar distâncias curtas ao serem propulsados unicamente com eletricidade. A energia necessária para isso é gerada previamente pelo motor de gasolina ou diesel. Por outras palavras, a bateria carrega-se sem necessidade de uma fonte de corrente elétrica.
Híbrido elétrico (PHEV) - Os híbridos elétricos podem funcionar através de um sistema de acionamento elétrico sem produzir nenhuma emissão. Quando a carga da bateria é insuficiente, o carro passa a propulsar-se através de um motor convencional. É possível recarregar a bateria diretamente a partir de uma tomada elétrica.
Veículo elétrico de categoria alongada (EVRex) - Extensores de alcanço são motores de combustão interna compactos que recarregam as baterias de veículos eléctricos, quando o nível de carga diminui. Ao contrário do híbrido plug-in, o extensor de autonomia não pode dirigir as rodas diretamente. Isto, contudo, manter a mobilidade dos veículos eléctricos - mesmo se não houver nenhuma tomada por perto.
Veículo elétrico de bateria (BEV) - Os sistemas elétricos puros não necessitam de combustíveis de origem fóssil. Em termos técnicos só existe uma pequena diferença entre um veículo híbrido e um elétrico: contudo, a diminuição dos custos e o aumento do número de estações de carga é muito importante para conseguir que sejam aceites de forma global.
* Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica. Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. Escreva para: redacao@mecanicaonline.com.br.
** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
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